Com o movimento da grande renúncia, o turnover nas empresas tem atingido altos índices, principalmente na área de TI, que está com mercado aquecido e grande procura por profissionais desse segmento. Isso acaba incentivando a mudança de emprego e o turnover cresce.

Os times e, consequentemente, o andamento dos projetos, costumam ser impactados pela movimentação constante de pessoas. Por isso, acompanhe esse conteúdo e saiba como lidar com o alto turnover em TI.

Como lidar com turnover em TI: dicas

A capacidade da empresa em reter os colaboradores e se manter atrativa, revela muito sobre a sua capacidade de evitar o turnover e, uma coisa é fato: os profissionais só permanecem se estiverem motivados, independentemente de cargo, área ou empresa. Para conseguir isso é preciso que a empresa foque em alguns pontos como:

  • Acompanhe os salários oferecidos no mercado para manter suas ofertas competitivas;
  • Capriche no programa de benefícios oferecido pela empresa;
  • É fundamental que haja um plano de carreira bem claro;
  • A empresa precisa investir em capacitação;
  • A liderança deve ser treinada para que seja inspiradora e motivadora;
  • Deve haver um ambiente colaborativo, justo, alegre e engajado.

Mas afinal, o que fazer para conseguir isso? Veja essas dicas!

  1. Faça uma boa contratação

Uma boa contratação começa na aplicação correta dos processos de recrutamento e seleção, iniciando na descrição perfeita da vaga e terminando no detalhamento de toda a cultura e políticas da empresa, a fim de garantir que o candidato esteja alinhado com esses pontos.

Garantir que todas essas etapas ocorram da melhor forma, faz com que somente candidatos realmente alinhados com a oportunidade e, posteriormente, com a empresa, se submetam ao processo, diminuindo as chances de um pedido de demissão no futuro.

Além disso, a fim de manter os novos funcionários motivados desde o início, garanta que eles estejam bem assistidos durante todo o período de adaptação e capriche no onboarding e nos processos de integração.

  1. Reveja a política de benefícios

Muitos profissionais que mudam de empresa revelam que tomam essa decisão por conta de benefícios melhores. Então, é importante que a empresa esteja atenta aos benefícios oferecidos no mercado. Alguns dos principais benefícios proposto atualmente pelas empresas são:

  • Vale refeição
  • Vale alimentação
  • Vale transporte
  • Vale combustível
  • Vale cultura
  • Vale farmácia
  • Ajuda de custo para home office
  • Plano de saúde
  • Plano odontológico
  • Incentivo para prática de atividade física
  • Programas de apoio jurídico e psicológico
  • Custeio de treinamentos e cursos
  1. Incentive e promova um ambiente agradável

Pesquisas comprovam que a maioria dos profissionais considera um ambiente agradável para trabalhar tão importante quanto um bom salário. Se considerarmos então o quão estressante pode ser a área de TI, fica ainda mais fácil entender essa realidade.

Por conta disso, cada vez mais as empresas têm investido em salas de descompressão, ambientes de relaxamento e jogos, aplicação de ginástica laboral, rotinas com promoções de happy hour etc.

A jornada de trabalho flexível também é uma boa iniciativa. Ela tem sido cada vez mais comum na pós pandemia e, inclusive, é um dos principais requisitos para manter os profissionais motivados. 

A grande renúncia mostra que a maior quantidade das mudanças de emprego atualmente, tem acontecido por profissionais que desejam manter o home office realizado durante o isolamento social ou ao menos uma fornada híbrida de trabalho.

Vagas ProgramaThor - alto turnover em TI
  1. Incentive os reconhecimentos

É essencial que os funcionários sejam reconhecidos por sua dedicação e entregas. Isso ajuda significativamente a melhorar o clima organizacional, aumentando o engajamento e a dedicação. 

Dessa forma, além de programas de reconhecimento que possibilitem até mesmo a entrega de prêmios e bonificações, atitudes simples no dia a dia como envio de e-mails de agradecimento e reconhecimento, dos líderes para os times, por exemplo, também são importantes.

São pequenas ações que contribuem para uma cultura de reconhecimento, de colaboração e proatividade.

  1. Plano de carreira é fundamental

Um plano de carreira bem definido é fundamental para que os funcionários saibam até onde podem chegar na empresa. Mas, tão importante quanto, é que haja estratégias para ajudar os funcionários a alcançar tais posições, pois, é preciso que saibam quais hard skills e soft skills precisam desenvolver para estarem prontos.

Outro ponto importante é que deve haver a aplicação periódica de feedbacks para manter as expectativas alinhadas e proporcionar que possíveis desvios sejam ajustados, a fim de garantir que os colaboradores conquistem os cargos desejados.

  1. A liderança deve ser capacitada

É essencial que a área de recursos humanos da empresa tenha um trabalho estruturado com as lideranças, a fim de estimulá-los a serem comprometidos, colaborativos e inspiradores, fazendo com que seus times se mantenham produtivos e motivados.

  1. Capacitação

A grande maioria dos profissionais valoriza muito que a empresa patrocine cursos e treinamentos, promovendo sua capacitação. Além disso, é de grande interesse da empresa manter seu time capacitado, pois isso tende a aprimorar o know how do negócio e aumentar a produtividade do time.

Sua empresa está sofrendo com o alto turnover em TI?

Se sim, tenha a certeza de que os motivos são antigos e que muito trabalho e dedicação será necessário para resolver essa situação. Trace um plano de ação, utilizando as dicas que trouxemos aqui e, com certeza, sua empresa se tornará uma empresa muito mais atraente para os colaboradores e candidatos.

Se tiver outras sugestões de como lidar com o turnover em TI, bem como dúvidas e comentários sobre o tema, não deixe de escrever aqui!

ProgramaThor - alto turnover em TI

Consiga um emprego!

Está procurando por uma oportunidade de trabalho como desenvolvedor? Você pode encontrar seu próximo emprego aqui na ProgramaThor, uma plataforma focada em vagas para desenvolvedores. Basta se cadastrar e completar seu perfil para começar a se candidatar às vagas que mais combinam com você! Veja nossas vagas.

Compartilhar