Se você já conferiu o nosso artigo sobre onboarding em tempos de pandemia, você deve estar ansioso para saber como colocar o onboarding remoto em prática! 

Afinal, a ideia parece boa, mas quando se fala de interação à distância e, ainda por cima, com funcionário novo, pode dar aquele frio na barriga de medo de cometer alguma gafe, não é mesmo?! 

Então, confira um passo a passo nesse artigo, sobre como executar um onboarding remoto com perfeição!

Dicas para realizar um ótimo processo de onboarding remoto

A comunicação entre empresa e funcionário precisa ser clara, dedicada e objetiva, desde a divulgação certa da vaga, até o onboarding. Isso favorece que o todo o processo remoto ocorra com a qualidade e tranquilidade, esperados. Para isso é importante que você siga algumas orientações:

  • Garanta que o contexto de cada etapa do onboarding esteja claro, de modo que o novo funcioário entenda todo o processo a fim de sanar dúvidas e otimizar a jornada do colaborador;
  • É importante que a sequência das tratativas entre empresa e funcionário, sejam seguidas corretamente e dentro dos prazos (chegar o dia de início das atividades do funcionário novo sem que seu ingresso tenha sido comunicado previamente ao time, por exemplo, jamais pode ocorrer);
  • O funcionário precisa estar ciente de todas as datas, por exemplo: prazo para receber o kit de boas vindas, prazo para envio de documentação, data de início, etc.;
  • É essencial que haja um canal ou contatos para que o novo colaborador possa recorrer e tirar suas dúvidas;
  • Menos é mais: não despeje uma enxurrada de informações em cima do novo funcionário. Isso pode fazer com ele se sinta ainda mais perdido e acabe gerando uma experiência ruim de onboarding;
  • Tenha cuidado para não criar expectativas erradas no novo funcionário. Para isso, seja claro nas informações e transparente em todo o processo. Isso evita falhas de comunicação e interpretações erradas. Isso ajuda inclusive a evitar turnover;
  • Facilite a interação do novo funcionário com as outras áreas da empresa, estabelecendo contato com pessoas chave dessas áreas. Isso facilitará na hora de tirar dúvidas, entender os escopos de atuação ou pedir ajuda.
Vagas ProgramaThor - onboarding remoto

Pontos positivos do onboarding remoto

Para te mostrar com ainda mais propriedade que vale sim a pena apostar no onboarding remoto, veja os pontos positivos que mapeamos, sobre esse processo:

  • Acelera os processos de ingresso e integração: já que através dos canais digitais, tudo tende a naturalmente ser mais rápido, com o onboarding remoto não é diferente. 

Devido a facilidade de contatar o novo funcionário a qualquer momento, bem como a interação com áreas envolvidas e sistemas que façam parte do processo; todos os trâmites necessários costumam ser muito mais rápidos do que em um processo de onboarding tradicional.

  • Maior autonomia: a maioria das pessoas se sentem mais à vontade em tratativas online. Por isso, o onboarding remoto ajuda com que haja maior liberdade de expressão e o funcionário novo tende a expor suas ideias e dúvidas mais facilmente. É possível até mesmo, que ele contribua com os processos de ingresso à empresa.
  • Diminuição de distrações: não é de se estranhar que nos primeiros dias de qualquer trabalho novo, tudo é novidade. E com isso, é natural também que o colaborador se distraia com facilidade, seja pelo ambiente novo, seja pela interação com os novos colegas. Enfim: tudo acaba sendo motivo para que nos primeiros dias seja mais difícil se concentrar no aprendizado das novas tarefas.

Mas no onboarding remoto, como o funcionário continua em seu ambiente cotidiano, essas distrações não existem e, com isso, ele consegue ficar mais focado, já começando tudo com mais rapidez e qualidade.

Contrate com tranquilidade durante a pandemia!

Se você tem preocupações sobre como seguir com as contratações em tempos de pandemia, incluindo os processos seletivos online, esperamos que com esse conteúdo você possa esclarecer suas dúvidas e perceber que dá sim para fazer um processo tranquilo e super eficiente, à distância. Além disso, não é novidade que o RH, cada vez mais tem feito uso de tecnologias em seus processos, como é o caso da inteligência artificial no recrutamento e seleção.

Se você tiver mais ideias de como conduzir o onboarding remoto da melhor forma, ou até mesmo experiências relacionadas para compartilhar, não deixe de escrever aqui!

ProgramaThor - onboarding remoto

Recrute um desenvolvedor!

Está procurando um desenvolvedor para sua empresa? A ProgramaThor é o melhor lugar para encontrar este profissional. Nossa plataforma é totalmente focada em desenvolvedores. Para se candidatar, exigimos que os desenvolvedores sejam compatíveis à sua vaga.

Ainda não testou? Cadastre-se e ganhe 30 dias para testar a plataforma e divulgar até 5 vagas sem custo.

Compartilhar