Em resumo, APIs e Webhooks são ferramentas de desenvolvimento de software que possibilitam a sincronização e o compartilhamento de informações entre sistemas diferentes. 

Embora frequentemente usadas pela maioria dos programadores, desde iniciantes até os mais experientes, muitas vezes essas ferramentas ainda são confundidas ou até mesmo utilizadas da maneira errada. 

Confira então nesse conteúdo as diferenças entre API e Webhook e como utilizá-las.

Relembrando o que é API

Podemos definir API como uma junção de regras, condições e protocolos que possibilitam a comunicação entre diferentes sistemas, de modo que compartilhem dados através de request (requisição de um algum dado, enviada pela API) e response (retorno do dado requisitado pela API) entre um sistema e outro.

O que é Webhook?

Embora tenha uma função parecida já que também proporciona a comunicação entre sistemas, um Webhook na verdade envia notificações a outro sistema, mediante a ocorrência de eventos específicos. 

A principal diferença nesse caso é que em uma API é necessário que o usuário do sistema acesse alguma funcionalidade que submeta um request (uma requisição) para que ocorra o envio de dados, enquanto um Webhook realizar esse envio automaticamente, ou seja, sem a necessidade de uma solicitação.

Dessa forma, o disparo de informações ocorre a partir de eventos, tornando a atualização de dados da aplicação autônoma.

Qual a diferença entre API e Webhook, na prática?

Simplificando, a principal diferença entre API e Webhook é a forma como os dados são trocados entre aplicações. Enquanto uma API precisa receber instruções e solicitações para obter os dados, um Webhook os envia automaticamente para um servidor por conta própria, não sendo necessário solicitar. 

Isso significa que uma API é mais adequada para situações em que é necessário controlar e gerenciar a troca de dados, enquanto um Webhook é mais adequado para situações em que é necessário receber notificações em tempo real sobre eventos ocorrendo em outras aplicações.

Vagas ProgramaThor - Webhook e API

Vantagens e desvantagens

Os Webhooks normalmente são mais fáceis de configurar do que as APIs e consomem menos recursos, podendo tornar as aplicações menos onerosas. Já a API oferece uma comunicação muito mais ampla, uma vez que a troca de dados pode estar relacionada a diversos contextos e funcionalidades. No entanto, trata-se de um processo mais complexo e que tende a exigir um pouco mais de dedicação do programador. 

A implementação de um Webhook, no entanto, requer a configuração de uma única solicitação POST no final do envio, de modo que uma URL é estabelecida no final do recebimento, aceitando os dados. Em seguida é realizada alguma ação para identificar que os dados foram recebidos pela outra aplicação.

Ficou clara a diferença entre Webhook e API?

Como você pode observar, tanto API quanto Webhooks são recursos importantes para o desenvolvimento de software, permitindo comunicações eficientes conforme a necessidade de cada aplicação. Ambos são utilizados tanto em aplicativos web quanto móveis, e até mesmo em sistemas locais e embarcados. 

Muitas plataformas inclusive, oferecem APIs e Webhooks para que os desenvolvedores possam integrar suas aplicações com os serviços que essas oferecem, como por exemplo, a Meta disponibiliza uma API para integrar o WhastApp às aplicações web, de modo que o usuário consiga acessar o WhatsApp a partir de um clique dentro de uma aplicação.

Enfim, enquanto a API é mais adequada para gerenciar a troca de dados, um Webhook é mais utilizado para envio de notificações de outras aplicações em tempo real. Se você é programador, não deixe de se aprofundar mais no tema e assim, aprimorar o seu conhecimento para conseguir as melhores vagas! Se tiver dúvidas, sugestões ou comentários, escreva aqui!

ProgramaThor - Webhook e API

Recrute um desenvolvedor!

Está procurando um desenvolvedor para sua empresa? A ProgramaThor é o melhor lugar para encontrar este profissional. Nossa plataforma é totalmente focada em desenvolvedores. Para se candidatar, exigimos que os desenvolvedores sejam compatíveis à sua vaga.

Ainda não testou? Cadastre-se e ganhe 30 dias para testar a plataforma e divulgar até 5 vagas sem custo.

Compartilhar