Tema relativamente novo, a Neurodiversidade tem sido pauta de muitos debates em torno da importância da diversidade e inclusão, nas empresas. 

Vale ressaltar que compreender o que é a Neurodiversidade e como ela se aplica no contexto empresarial, ajudará não somente a entender o quanto esse tema é relevante para nossa sociedade de maneira geral, mas a necessidade de saber como lidar com a Neurodiversidade no dia a dia profissional.

Continue a leitura e saiba mais!

Neurodiversidade: o que é?

A Neurodiversidade é um termo criado por Judy Singer, socióloga australiana e portadora da síndrome de Asperger, para identificar as diferenças neurológicas que as pessoas podem ter, não para rotulá-las, mas sim para estabelecer um espaço que identifique esse público a fim de que todos tenham consciência de suas características e necessidades.

Dessa forma, a Neurodiversidade está relacionada aos indivíduos com funcionamento neurológico ou desenvolvimento cognitivo diferente do que é considerado típico pelos padrões da medicina. Assim, os cérebros de pessoas Neurodiversas processam as informações de formas diferentes da forma comum (que ocorre com a maioria das pessoas), especialmente em relação às atividades de estudo e trabalho.

Vale ressaltar que uma pessoa Neurodiversa simplesmente possui conexões diferentes em seu cérebro, o que não compromete em nada o seu potencial produtivo. Assim como nos casos em que um cadeirante precisa de adaptação física em seu ambiente de trabalho, um profissional Neurodiverso pode requerer adaptações cognitivas em seu dia a dia, como por exemplo ajuste nos estímulos e na comunicação.

Isso mostra que o potencial do colaborador pode ser mantido, garantindo tanto a sua qualidade de vida, quanto a sua boa produtividade para gerar bons resultados.

No entanto, ainda há baixa visibilidade desse público dentro das organizações, principalmente por falta de informação, dificuldade em compreender as reais necessidades de quem é Neurodiverso e até mesmo por preconceito.

Alguns exemplos de Neurodiversidade são o Transtorno do Espectro Autista, também conhecido como TEA e o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade ou TDAH. A OMS estima que cerca de 1% da população mundial seja Neurodiversa.

Neurodivergente e Neurotípico: o que são?

Podemos separar as pessoas em Neurotípicas que são as pessoas com atividade neurológica e/ou desenvolvimento cognitivo considerado dentro dos padrões, e Neurodivergentes, que são as pessoas Neurodiversas e se enquadram como o oposto das Neurotípicas.

Nada impede que pessoas Neurodivergentes contribuam ativamente com rotinas profissionais, desde que recebam os estímulos e processos adequados e, se necessário, tenham rotinas adaptadas para terem uma melhor qualidade de vida.

Vagas ProgramaThor - neurodiversidade

Quais os benefícios da Neurodiversidade no ambiente de trabalho?

Compreender a Neurodiversidade ajuda a desmistificar muitos preconceitos existentes em torno das pessoas Neurodiversas, principalmente no que diz respeito à atuação delas nas organizações. Isso é muito importante para que haja inclusão real dessas pessoas no mercado de trabalho, ajudando a estabelecer uma comunidade mais justa.

Mas, é fato que ainda temos um longo caminho pela frente, pois, muitas empresas ainda resistem na contratação de pessoas Neurodiversas, principalmente por não compreender bem do que se trata e das reais limitações desse público. Com isso, deixam de contar com todo o potencial desses profissionais e com as vantagens que um grupo de colaboradores diversos pode trazer para o clima organizacional.

Aliás, é de extrema importância que a cultura organizacional da empresa seja embasada em respeito, colaboração, aceitação e comprometimento; pois esses são valores essenciais para apoiar a diversidade e a inclusão na organização.

Caso contrário, ao invés de aproveitar o potencial de profissionais Neurodiversos, empresas com ambientes despreparados, com uma cultura ultrapassada e pouco integrativa, certamente contribuirão com a exclusão dessas pessoas dos times, podendo levá-las a problemas como burnout e causando dificuldade de ingressarem ou se manterem no mercado de trabalho.

Confira ainda alguns pontos que reforçam a importância da Neurodiversidade nas empresas:

  • Agrega criatividade ao ambiente de trabalho;
  • Permite ao time desenvolver flexibilidade cognitiva;
  • Apoia o aspecto social da empresa;
  • Proporciona maior abertura à inovação;
  • Valorização de grandes talentos;
  • Potencializar times através da variação de competências;
  • Fortalecer a cultura organizacional, melhorando o clima organizacional.

Sua empresa está pronta para a Neurodiversidade?

Para não perder a oportunidade de reter grandes talentos que, justamente por suas diferenças tendem a potencializar o negócio, as empresas precisam mudar sua mentalidade e não abrir mão de contar com profissionais Neurodiversos em seus times.

Por isso, esteja atento aos colaboradores da sua empresa a fim de garantir a melhor experiência profissional, adequado ao perfil de cada um e, se você é um profissional Neurodiverso, não deixe de se expor no mercado de trabalho e mostrar todo o seu potencial!

Caso tenha dúvidas, sugestões e comentários sobre o tema, não deixe de escrever aqui!

ProgramaThor - neurodiversidade

Recrute um desenvolvedor!

Está procurando um desenvolvedor para sua empresa? A ProgramaThor é o melhor lugar para encontrar este profissional. Nossa plataforma é totalmente focada em desenvolvedores. Para se candidatar, exigimos que os desenvolvedores sejam compatíveis à sua vaga.

Ainda não testou? Cadastre-se e ganhe 30 dias para testar a plataforma e divulgar até 5 vagas sem custo.

Compartilhar