Os profissionais da área de RH costumam ser treinados e capacitados para realizar entrevistas da melhor forma. No entanto, quando se trata da entrevista de profissionais técnicos, pode ser um pouco mais desafiador saber exatamente o que perguntar e considerar; já que muitos temas fogem muito do dia a dia e conhecimento do time de RH. E pode ser mais desafiador ainda se a vaga for para o cargo de liderança na área de tecnologia.

Pensando nisso, preparamos aqui algumas instruções para te ajudar a saber como entrevistar um gestor de TI. Acompanhe o conteúdo e saiba mais.

Como entrevistar um gestor de TI

O entrevistador deve ter em mente que além de conhecer mais do que o currículo informa sobre o candidato, é importante que a conversa seja aprofundada, ao ponto de permitir avaliar, além dos requisitos técnicos, se o candidato, de fato, está alinhado com o que a empresa está buscando.

Isso porque, há o aumento da demanda por profissionais de TI no mercado, principalmente gestores. Inclusive, você deve ter ouvido falar no movimento da grande renúncia. Portanto, é essencial que as expectativas estejam alinhadas a fim de evitar turnover. Até porque, a mudança de lideranças tende a ser muito impactante para o negócio.

Portanto, capriche no entendimento sobre as expertises técnicas e de liderança do candidato, mas não deixe de alinhar bem as expectativas. 

A conversa pode fluir de maneira livre ou se você prefere padronizar a entrevista, você pode usar um roteiro, até mesmo para se sentir mais confortável definindo como conduzir a conversa. O importante é não deixar de usar questões que avaliem as soft skills e as hard skills do candidato.

Enfim, se prepare para a entrevista, seguindo as dicas que trouxemos aqui.

Dicas importantes sobre como entrevistar um gestor de TI

preparo, a descrição perfeita da vaga, da empresa e da proposta, além da melhor explicação possível sobre a oportunidade e o processo seletivo:

  1. Prepare-se

Se for melhor para você, prepare o roteiro. Mas independentemente disso, prepare-se mentalmente para um bate-papo leve, objetivo e agradável. A sugestão é que você comece abordando temas genéricos, a fim de “quebrar o gelo inicial”, obter informações variadas do candidato, bem como observar o seu comportamento.

Assim você pode cruzar essas informações iniciais com as skills observadas posteriormente, para mapear o perfil do candidato mais facilmente. 

Portanto, prepare-se para essa conversa tendo em mente que o perfil que você entrevistará é de um profissional mais técnico e que é comum que sejam pessoas mais diretas ou introspectivas. Saber considerar esses pontos é essencial para conduzir um papo produtivo e, inclusive, especialistas afirmam que a conversa inicial tende a ser a mais importante das etapas de recrutamento e seleção.

Vagas ProgramaThor - Como entrevistar um gestor de TI
  1. Faça uma descrição detalhada da oportunidade

Ainda que o canal no qual o candidato soube da vaga tenha trazido detalhes importantes, não deixe de reforçar essas informações e dar tantos detalhes quanto possível. Isso é fundamental para que o candidato entenda bem sobre a oportunidade e possa tirar quaisquer dúvidas que surjam, principalmente considerando o perfil técnico exigido.

Como a área de tecnologia é muito ampla, torna-se essencial que tudo o que a vaga exige seja bem alinhado com o candidato, a fim de evitar divergências futuras ou conflitos de entendimento. Inclusive, não deixe de alinhar expectativas quanto ao plano de crescimento profissional que a empresa oferece. 

  1. Explane bem sobre a empresa e o processo

Por fim, apresente a empresa de forma esclarecedora, de preferência empolgando o candidato a querer fazer parte dela. Além disso, detalhe o processo de recrutamento e seleção, explicando como funciona e esclarecendo sobre as próximas etapas.

Não deixe de abrir para que ele tire suas dúvidas e se por acaso houver questões técnicas que você não saiba responder, não deixe de buscar informações com o time para poder esclarecer o candidato.

Perguntas técnicas

Confira aqui algumas perguntas técnicas interessantes para serem feitas durante a entrevista de um gestor de TI: 

  • Por que você gostaria de fazer parte do nosso time?
  • Por que você quer deixar a sua empresa atual?
  • Como você acredita que os seus conhecimentos podem ajudar nosso negócio?
  • Conte sobre algum projeto relevante que você entregou.
  • Você conhece algumas tecnologias emergentes?
  • Quais linguagens de programação você conhece?
  • O que você conhece sobre arquitetura de software?
  • O que você conhece sobre engenharia de software?
  • Há habilidades e tecnologias que você tem interesse em aperfeiçoar?
  • Quais tipos de projetos te motivam?

Aprendeu como entrevistar um gestor de TI?

Capriche na entrevista e com certeza você conseguirá recrutar os melhores profissionais para a sua empresa! Use e abuse das sugestões e dicas que trouxemos aqui, pois tendem a ajudar muito na entrevista de gestor de TI. Caso tenha dúvidas, sugestões e comentários, escreva aqui! Confira nosso conteúdo sobre como se tornar um IT Recruter!

ProgramaThor - Como entrevistar um gestor de TI

Recrute um desenvolvedor!

Está procurando um desenvolvedor para sua empresa? A ProgramaThor é o melhor lugar para encontrar este profissional. Nossa plataforma é totalmente focada em desenvolvedores. Para se candidatar, exigimos que os desenvolvedores sejam compatíveis à sua vaga.

Ainda não testou? Cadastre-se e ganhe 30 dias para testar a plataforma e divulgar até 5 vagas sem custo.

Compartilhar