Além das soft skills, existem também as hard skills. Você já ouviu falar nesses dois termos utilizados para definir competências profissionais importantíssimas? Pois bem, saiba que é importante entender o conceito de soft skills e de hard skills, além de saber identificá-las para se desenvolver mais. Acompanhe esse conteúdo e fique por dentro!

O que são hard skills?

Diferente das soft skills que são competências comportamentais, as hard skills são as competências técnicas. Alguns exemplos são: formações em ensino superior, inglês avançado, conhecimentos em informática, certificações de treinamentos e especializações, etc.

Em resumo, as hard skills são todas as habilidades que um profissional pode obter através de aprendizado sistematizado como cursos, livros, treinamentos, etc.; sendo essas habilidades necessárias para que o profissional possa executar uma determinada função. 

No caso dos programadores, por exemplo, para que um desses profissionais seja contratado é preciso que ele saiba lógica de programação e ao menos uma linguagem; portanto, essas são algumas das hard skills necessárias para um programador.

Vale ressaltar que as hard skills são facilmente identificadas através da aplicação de testes nos processos seletivos ou apresentação de certificados e diplomas. Outro ponto interessante é que a Gestão 4.0 pede o desenvolvimento de algumas hard skills específicas, conforme negócio da empresa.

Quais skills são mais consideradas nos processos seletivos: hard ou soft?

A grande maioria das empresas têm considerado muito mais fácil desenvolver habilidades técnicas, do que habilidades comportamentais. Isso justifica porque em alguns casos, os recrutadores têm priorizado candidatos que demonstram melhor relacionamento interpessoal, do que aqueles que possuem mais certificados em seus currículos, por exemplo.

Um ponto importante para citar é que nos anúncios de emprego, comumente são citadas as hard skills necessárias para preenchimento da vaga. Em alguns casos podem ser citadas também algumas softs skills, no entanto, é mais comum que as mesmas sejam identificadas pelo recrutador durante a realização das entrevistas online ou presenciais.

Como desenvolver hard skills?

Confira algumas dicas importantes para desenvolver as suas competências técnicas:

  • Antes de mais nada, tenha bem definido o seu objetivo profissional; ou seja, a área ou especialização na qual você deseja seguir. Isso é fundamental para que você foque nas hard skills certas;
  • Se você tem interesse em seguir carreira em uma empresa específica, observe quais hard skills são importantes para o negócio dessa empresa. Busque se especializar nelas;
  • Converse com outros profissionais da sua área, para saber quais são as competências técnicas mais comuns e as mais importantes, entre eles;
  • Acompanhe tendências de mercado e esteja atento ao surgimento de novas tecnologias, para saber as atualizações que você deve fazer;
  • Participe de fóruns e grupos, relacionados a sua profissão. A interação nesses meios pode ajudar você a identificar hard skills que sejam importantes que você desenvolva.

Outra informação interessante é que independentemente de seguir carreira em y ou em w, desenvolver hard skills é sempre fundamental!

Seja um profissional de sucesso, aprimorando as suas competências!

Explore mais o tema para identificar as suas hard skills com facilidade, bem como quais você precisa aprimorar para obter mais destaque em sua carreira profissional! Aproveite as dicas que listamos aqui, para te ajudar a desenvolver as suas hard skills! Se houver dúvidas, sugestões ou comentários sobre o tema, não deixe de registrá-los aqui!

Recrute um desenvolvedor!

Está procurando um desenvolvedor para sua empresa? A ProgramaThor é o melhor lugar para encontrar este profissional. Nossa plataforma é totalmente focada em desenvolvedores. Para se candidatar, exigimos que os desenvolvedores sejam compatíveis à sua vaga.

Ainda não testou? Cadastre-se e ganhe 30 dias para testar a plataforma e divulgar até 5 vagas sem custo.

Compartilhar