Polêmica e controvérsia: esses dois termos podem definir o Chat GPT. O chatbot foi criado pelo laboratório americano OpenAI no dia 30 de novembro de 2022. Para se ter uma ideia da força dessa ferramenta, em poucos dias, o Chat GPT já tinha viralizado e após seis semanas, já tinha sido testado por milhões de usuários mundo afora.

A designação “Chat GPT” é uma sigla para os termos em inglês “Generative Pre-Trained Transformer”, que em português seria como “Transformador Pré-treinado Generativo”. 

Sistema de chat baseado em inteligência artificial, o Chat GPT não tem causado apenas alvoroço internet a fora devido ao seu incrível desempenho: a discussão sobre a influência negativa em alguns contextos, a possível extinção de algumas profissões e interações inapropriadas, são apenas alguns exemplos de resultados polêmicos obtidos com a ferramenta.

Para saber mais, confira os riscos de utilizar o Chat GPT no conteúdo a seguir!

A história da OpenAl

Empresa americana sediada em São Francisco, nos Estados Unidos, a OpenAl além de criar o Chat GPT, também “deu vida” a outros dois tipos de inteligências artificiais: o GPT-3 e o DALL-E. No caso do DALL-E, seu sistema de inteligência é para criação de imagens a partir de descrições textuais.

Todas as criações da empresa podem ser consideradas um marco no mundo já que os chatbots, antigamente, tinham um pequeno vocabulário e a memória extremamente limitada. Contudo, estas inteligências artificiais atuais agem de maneira coerente, seguindo o histórico de buscas e respostas.

Chat GPT e o seu funcionamento

Parte de uma nova geração de sistemas de inteligência artificial, o Chat GPT é capaz de conversar, elaborar textos e, ainda, produzir imagens ou vídeos considerando um vasto banco de dados de publicações, livros e outros tipos de mídias digitais.

Outro ponto a favor do Chat GPT é a sua gratuidade e a disponibilidade para todos os usuários na internet. Ele vem sendo considerado um dos chatbots mais amigáveis para os usuários por funcionar com diálogos escritos a partir das perguntas já feitas.

Ainda em testes, o Chat GPT permite diálogos em inúmeros idiomas e sobre qualquer assunto (qualquer mesmo). Além disso, suas respostas são realizadas de forma “natural” e ainda permitem criar conteúdos robustos e densos. Recentemente, o buscador Bing da Microsoft incluiu a funcionalidade em suas pesquisas.

Blog ProgramaThor - ChatGPT

Chat GPT é mais do que uma inteligência artificial

Assim como o Chat GPT, as tecnologias baseadas na inteligência artificial estão cada vez mais se comunicando como se tivesse, de fato, um cérebro por trás. Podemos mencionar, como exemplo, o Cicero, programa desenvolvido pela Meta (dona do Facebook) e que leva o mesmo nome do político e orador romano. Através de um jogo que avalia as habilidades de negociação de seus participantes, o Cicero teve o dobro de pontos de qualquer outro jogador humano.

Já em outubro de 2022, a startup Character.ai, comandada por antigos engenheiros da Google, desenvolveu um chatbot experimental que consegue assumir diversas personalidades. Seguindo uma pequena descrição, foi possível criar personagens e conversar com eles, usando por exemplo, o ex-presidente Donald Trump.

Se olharmos pelos avanços tecnológicos e pensar na resolução de problemas da vida cotidiana, é de fato fascinante o grau de inteligência dessas ferramentas. Contudo, é importante avaliar se essas tecnologias que estão sendo desenvolvidas não podem ser usadas para enganar pessoas, espalhando fake news ou divulgando mentiras impossíveis de serem exterminadas. 

Chat GPT: polêmicas na educação, segurança da informação e a substituição de profissionais

Com relação às polêmicas do Chat GPT, é importante compreender como ele funciona. Por exemplo, caso um estudante do ensino médio precise redigir sobre as causas do efeito estufa, através do Chat GPT ele poderá obter em tempo real a digitação de uma dissertação, pronta em poucos minutos.

Por conta da problemática acima, alguns países estão bloqueando o site desse famoso robô. Em Nova Iorque, o sistema educacional decidiu restringir o acesso ao Chat GPT, para combater o uso por alunos americanos em busca de produção de textos.

Já na Itália, o Chat GPT teve todas as suas atividades suspensas por lei. Existe a suspeita de que a plataforma tenha divulgado informações pessoais de usuários em sua versão premium (dados esses como número do cartão de crédito e nome). Por isso, enquanto o chatbot não estiver adequado a Lei de Proteção de Dados vigente na União Europeia, ele estará proibido no país.

Apesar da preocupação de especialistas, o Chat GPT tem, de fato, a capacidade de redigir textos bem escritos e coerentes. A grande questão ética é que estes conteúdos poderiam ser usados no âmbito editorial e jornalístico, o que poderia levar a substituição de muitos profissionais que trabalham exclusivamente com produção de conteúdo. 

O alerta da OpenAl

Para evitar problemas e demais prejuízos, muitas empresas de tecnologia estão colocando proteções em vigor. No caso da OpenAl, ela adverte que o robô inteligente pode gerar informações incorretas ou criar conteúdo ofensivo ou mentiroso. 

Muitos programadores da empresa alegam que estão trabalhando para combater ou detectar o uso indevido da ferramenta.

Chat GPT: inúmeras possibilidades de uso

O presidente da OpenAl, Sam Altman, afirmou em uma de suas entrevistas que o Chat GPT pode ser considerado uma demonstração inicial do que será possível fazer com interfaces de linguagem de inteligência artificial, mesmo que ainda existam algumas limitações.

Contudo, mesmo com tantas polêmicas envolvendo o robô inteligente, o Chat GPT quando usado como busca rápida no Google, ainda que ofereça uma resposta errônea, ele consegue admitir a falha e ainda é capaz de encontrar uma solução.

Outro ponto a favor é a capacidade da ferramenta em ajudar com questões bem específicas, como no caso de desenvolvedores que fizeram o uso para escrever códigos complexos ou de uma linguagem bem rara.

Como você enxerga a polêmica sobre os riscos de utilizar o Chat GPT?

Apesar de toda a praticidade do uso da inteligência artificial, não podemos deixar de lado todos esses potenciais problemas que o chat GPT trouxe à tona. Resta saber então, como usufruir o melhor dessa tecnologia, se respaldando contra esses impactos negativos?

E você, depois dos prós e contras do Chat GPT, o que pensa sobre o uso desse chatbot? Aproveite e deixe sua opinião nos comentários abaixo!

ProgramaThor - ChatGPT

Consiga um emprego!

Está procurando por uma oportunidade de trabalho como desenvolvedor? Você pode encontrar seu próximo emprego aqui na ProgramaThor, uma plataforma focada em vagas para desenvolvedores. Basta se cadastrar e completar seu perfil para começar a se candidatar às vagas que mais combinam com você! Veja nossas vagas.

Compartilhar