Se você tem interesse na transformação digital, seja para que sua empresa se transforme a fim de usufruir ao máximo de recursos digitais, ou porque você é um profissional de tecnologia sedento por entender como a transformação digital acontece e poder surfar na tendência do mercado; esse conteúdo é para você!

Aqui abordaremos de forma objetiva e prática alguns passos importantes de serem realizados pelas empresas que querem apostar ou estão apostando na transformação digital. Continue a leitura e saiba mais!

Passos importantes na transformação digital

Com base no trabalho que a maioria das empresas têm realizado, trouxemos aqui algumas das principais ações para garantia de sucesso do movimento de transformação digital. Confira:

  1. Planeje o futuro para digitalização do negócio

Antes de mais nada, é essencial que haja visão holística sobre a digitalização do negócio. Ou seja, é preciso que todo o time, principalmente os executivos da empresa, enxerguem as possibilidades de digitalizar o negócio, bem como as oportunidades que surgirão em decorrência dessas mudanças.

Isso é essencial para dar a energia necessária para o movimento de transformação, além de ajudar a conscientizar a todos quanto aos ganhos envolvidos. 

Mas para que seja possível esse planejamento, é necessário que o time monte um plano de ação, tendo antes mapeado todos os processos do negócio, a fim de identificar e priorizar as oportunidades de digitalização.

Vale ressaltar o quanto esse trabalho é valioso, pois, a partir dele, muitas oportunidades de revisão e melhorias de processos podem ser identificadas.

  1. Aposte nas iniciativas digitais

Depois de ter feito o trabalho do passo anterior, tendo identificado as oportunidades e planejado o futuro digital da empresa, é necessário colocar o plano em prática.

Vale uma discussão entre o time para definir prioridades: o que fazer primeiro? O que for mais rápido ou o que trará resultados mais significativos para o negócio? Quais os impactos e custos envolvidos?

Além disso, pode ser necessária a contratação de soluções, de consultorias ou até de profissionais, com algumas hard skills necessárias para colocar o plano de digitalização em prática.

Vagas PrgoramaThor - sucesso da transformação digital
  1. Saiba que o trabalho é contínuo

É importante frisar que, embora o plano de digitalização tenha começo, meio e fim; a transformação digital em si, é na verdade um movimento contínuo e esse é um dos seus maiores desafios

Isso porque além de surgirem novas tecnologias o tempo todo e, consequentemente as empresas terem que se adequar às necessidades do mercado, o comportamento e exigências do cliente também mudam com grande frequência.

Então, a transformação digital é um processo que nunca vai parar, pois, sempre será necessário que haja um olhar atento que traga iniciativas importantes para garantir que a empresa segue sendo um negócio verdadeiramente digital.

Portanto, nada de “se acomodar” ao perceber que as iniciativas realizadas até então já estão trazendo bons resultados para o negócio. Sempre haverá mais para ser feito. Esteja atento quanto às novidades digitais, tendências tecnológicas globais e sempre planeje o futuro da empresa considerando esses fatores.

  1. Lidere a mudança

Embora a alta liderança da empresa precise estar, de fato, “comprada” com a ideia da transformação digital, não são os executivos que vão “encabeçar” o movimento. Pensar que a alta liderança vai iniciar a transformação digital, é um mito.

É preciso que alguém “puxe” o plano de digitalização, bem como toda a organização e gestão dos trabalhos envolvidos, liderando sua execução. Se ninguém se colocar à frente, dificilmente a transformação digital acontecerá.

Mas lembre-se também de que é preciso que o time todo esteja envolvido e sendo colaborativo.

Aposte na transformação digital da sua empresa!

A transformação digital requer a capacidade de reimaginar e reinventar o negócio, agregando valor através da melhoria contínua da experiência do cliente e, também, do colaborador. Dessa forma, a lucratividade, a sustentabilidade e o crescimento do negócio, são consequências do movimento de transformação digital.

Por isso, todo o trabalho deve ser feito sempre pensando em modernização e melhoria dos processos como um todo e não nos resultados a serem obtidos para o negócio. 

Embora pareça, a transformação digital não se trata de algo complexo, mas precisa iniciar no topo da empresa, com a conscientização de todos. Afinal, a transformação digital não se diz respeito, basicamente, a tecnologia, mas sim a estratégia. 

Enfim, há motivos de sobra para apostar na transformação digital, portanto, não deixe de usar as dicas que destacamos aqui. Se você tiver dúvidas ou comentários sobre o tema, escreva aqui! Veja também nosso conteúdo sobre modelos da transformação digital.

ProgramaThro - sucesso da transformação digital

Recrute um desenvolvedor!

Está procurando um desenvolvedor para sua empresa? A ProgramaThor é o melhor lugar para encontrar este profissional. Nossa plataforma é totalmente focada em desenvolvedores. Para se candidatar, exigimos que os desenvolvedores sejam compatíveis à sua vaga.

Ainda não testou? Cadastre-se e ganhe 30 dias para testar a plataforma e divulgar até 5 vagas sem custo.

Compartilhar