Antes de começar um projeto ou trabalho o ideal é que olhamos as ferramentas do fluxo de trabalho. As ferramentas podem aumentar exponencialmente a produtividade e tornar o trabalho mais simples e ágil.

É importante nos adaptar quanto as ferramentas que simplificam o processo de gerenciamento de tarefas. Facilitando a comunicação com outros membros da equipe ou até mesmo os clientes.

Neste artigo, apresentaremos 8 ferramentas para melhorar seu fluxo de trabalho. Elas ajudarão a analisar, manter e gerenciar produtos e tarefas. Além disso, apontaremos boas práticas com tal ferramenta.

Slack

Slack é uma plataforma de comunicação para equipes. Os criadores desenvolveram uma nova maneira de se comunicar, acompanhar metas e problemas e agendar reuniões.

A ferramenta torna o fluxo de trabalho mais ágil, pois consegue substituir o email em certos processos. Além disso, a plataforma oferece divisões em canais (salas), os quais você pode discutir diferentes aspectos da empresa e projetos.

O Slack oferece diversas funcionalidades, por exemplo, compartilhamento de imagens e vídeos. Caso queira aprimorar ainda mais sua experiência com a ferramenta, é possível integrá-la com outros recursos.

Apesar de seu objetivo ser comunicação entre equipe, o Slack é muito poderoso para uso individual. Nele você pode enviar mensagens para lembretes e agendar reuniões com facilidade.

Dicas

  • Descubra os atalhos do Slack para aumentar sua produtividade
  • Adicione plugins e outras ferramentas na plataforma

Trello

Trello é uma ferramenta de gerenciamento de tarefas e/ou projetos. A plataforma é muito poderosa para controlar o fluxo de trabalho, organizar tarefas e deadlines.

A ferramenta pode ser usada para desenvolvimento de funcionalidades, projetos de marketing, blogs, negócios e muito mais. A interface é bem simples e intuitiva. Recomendo dedicar alguns minutinhos para descobrir todas as funcionalidades.

O Trello pode ser uma combinação perfeita para gerenciar tarefas e fluxo de trabalho tanto do time como individual.

Dicas

  • Use boards (quadros) para diferentes projetos
  • Utilize colunas para listar tarefas e separar em tópicos
Leia também: “Scrum: sua importância no mercado de TI”
Leia também: “Certificação ITIL: o que é e qual sua importância?”

Redash

Redash é uma ferramenta open-source para visualizar dados em um painel dedicado. Ele fornece tudo o que você precisa para dar à sua equipe capacidade de visualizar, interpretar e compartilhar dados.

É integrado com todas as fontes de dados mais populares, por exemplo: MySQL, PostgreSQL, MongoDB, ElasticSearch e etc…

Além disso, você pode acompanhar metas e manter sua equipe informada, agilizando o fluxo de trabalho. Possui uma funcionalidade de enviar notificações para a equipe quando houver alterações importantes. O objetivo da plataforma é monitorar possíveis problemas, acompanhar processos e obter insights.

Dicas

  • Integre a ferramenta com o Slack e adicione métricas diárias para obter relatórios diários

Zapier

Zapier move informações entre aplicativos da web automaticamente, integrando mais de 750 apps. Ele permite que você crie processos e fluxo de trabalho automatizado com apenas alguns cliques.

Além disso, não é necessário executar e implementar todas as integrações. Com o Zapier, você pode empurrar todos os problemas encontrados no Redash para o Slack e criar cartões no Trello.

Dicas

  • Procure exemplos do Zapier para se inspirar sobre onde a ferramenta pode chegar

Draw.io

Draw.io é uma ferramenta para prototipagem e design de arquitetura. Ele pode ser usado de várias maneiras. O foco principal é projetar processos, sistemas e visualizações antes de implementá-las com código, melhorando o fluxo de trabalho.

O Draw.io oferece muitos componentes para facilitar a inserção no esboço. Você pode ir dos fluxogrmas até as telas do Android, Bootstrap ou iOS. A ferramenta é bem intuitiva e o melhor de tudo, totalmente gratuita.

Leia também: “Top 6 dicas para entrar no mercado de TI”
Leia também: “Salário de programador: mercado de desenvolvimento”

All-in-one messenger

O All-in-one Messenger é uma aplicação do Chrome para coletar todos os seus canais de comunicação em um só lugar. Ele permite que você abra uma nova guia para cada canal de comunicação.

A ferramenta é muito importante para pessoas, as quais estão em constante contato com diversos canais de comunicação.

BitBucket

O BitBucket é um sistema de controle de versão distribuído que facilita a colaboração com sua equipe. A ferramenta, ao contrário do GitHub, oferece gratuitamente repositórios privados para até 5 usuários.

A ferramenta é muito poderosa para gerenciar suas versões de código, implantar seu aplicativo para produção, integrar com ferramentas de terceiros para inspeção de código.

Dicas

  • É possível integrar BitBucket com o Slack e assim que surgir algum problema, enviar uma notificação dentro do grupo de desenvolvimento do Slack

Postman

Postman é um aplicativo do Chrome que permite você envie facilmente solicitações HTTP para o servidor local ou global. Ao contrário de outras ferramentas, o Postman possui uma interface gráfica do usuário (GUI) bastante intuitiva para definir sua solicitação e analisar a resposta.

Recomendo a desenvolvedores que precisam enviar sua própria API para aprovação da empresa ou cliente, além do compartilhamento com a equipe.

Espero que tenha gostado do conteúdo. Utilize o espaço dos comentários para compartilhar feedbacks e outras ferramentas que podem complementar a lista 🙂

 

PROGRAMATHOR

 


Consiga um emprego!

Está buscando novas oportunidades como desenvolvedor?  Acesse a ProgramaThor, uma startup focada no recrutamento de desenvolvedores. Para se candidatar às vagas para programador e receber notificações em casos de matching, basta se cadastrar e completar seu perfil corretamente.

VAGAS PARA PROGRAMADORES

 

Esse artigo é inspirado no texto da Hackernoon

Sobre o autor

Guilherme Luis
Guilherme Luis
Estudante de Administração de empresas, transformo ideias em palavras. Fascinado por marketing e criações.

Compartilhar