Está cada vez mais comum vermos Scrum como requisito nas vagas para desenvolvedores. Isso mostra seu grande crescimento e importância, não só na área de desenvolvimento, mas na empresa como um todo. É muito importante saber detalhes deste método ágil para se adaptar às novas demandas. 

Scrum é um dos métodos da metodologia ágil para gestão de planejamento e projetos. Há outros métodos, por exemplo, Kanban e XP. Importante ressaltar que cada um possui suas características específicas. Ou seja, não há o melhor e sim o que mais se adapta ao estilo da empresa.

Não precisa ir muito longe para ver empresas que trabalham com o modelo híbrido de desenvolvimento Agile, chamado “Scrumban”. Nesse modelo é utilizado características específicas do Scrum e do Kanban, as quais conversam muito bem.

O que é Scrum?

scrum

Como já tido, o Scrum visa o desenvolvimento Agile, portanto entregar resultados com agilidade e eficiência. A sua principal característica e uma das que mais chama atenção é divisão dos projetos, em ciclos, chamados de Sprints.

Os Sprints, também chamados de iterações, ajudam na organização e desenvolvimento de projetos longos. É possível fazer um acompanhamento mais detalhado do andamento do projeto e verificar se atende as especificações do cliente.

Leia também: “Certificação ITIL: o que é e qual sua importância?”

Leia também:  “Top 6 dicas para entrar no mercado de TI”

Conceitos do Scrum

Os Sprints são os ciclos de processos para desenvolver a funcionalidade, também chamados de iterações. A primeira etapa do método é o Product Backlog, é nele que estão armazenadas todas as funcionalidades do projeto.  O Sprint Backlog é a etapa onde estão armazenadas as próximas funcionalidade que serão desenvolvidas nas próximas semanas ou meses.

Daily Scrum meeting são reuniões diárias para manter o time informado e no mesmo caminho. A última etapa é a entrega da funcionalidade. Caso seja aprovada, um novo ciclo se inicia com um novo Sprint Backlog.

O time

Não é preciso ter um time grande. Normalmente composto por três partes: Product Manager, Scrum Master e Desenvolvedores.

Product Manager: é aquele que está mais próximo do resultado esperado, ou seja, é ele que possui o conhecimento detalhado de cada funcionalidade, as quais serão desenvolvidas.

Scum Master: é o facilitador do time. Caso a equipe esteja passando por dificuldades para desenvolver a funcionalidade, o Scrum Master (SM) será responsável por auxiliar e sugerir novos caminhos. Com o crescimento do método, este profissional está sendo cada vez mais valorizado e seu salário pode chegar até R$ 15.000.

Desenvolvedores: são responsáveis pela parte operacional e menos estratégica da equipe. Geralmente, a equipe conta com mais de 4 desenvolvedores, de diversas áreas.

Porque aprender Scrum?

A função dos programadores passou a ser mais estratégica e com isso oportunidades cresceram. Fazendo parte de uma empresa que utiliza o método Scrum, é possível desenvolver habilidades de gestão, planejamento e estratégia.

O acompanhamento do Sprint é feito diariamente (Daily meeting) e detalhadamente, com isso fica fácil visualizar suas tarefas e deadlines, criando uma habilidade de autogerencimento. Não é surpresa problemas aparecerem durante do processo. Adaptação e trabalho colaborativo serão essenciais nesses momentos.

Leia também:  “Salário de programador: mercado de desenvolvimento”

Leia também: “Desenvolvimento web: o que esperar para 2019?”

Conclusão

Boa parte das empresas já enxergaram o valor das metodologias ágeis e é por isso que buscam profissionais, os quais encaixam com estes pensamentos. O Scrum não é apenas para realizar o projeto com agilidade e eficiência, mas também para desenvolver habilidades extra-operacionais.

Organizações precisam de pessoas que possuem mindset estratégico. Portanto, ter conhecimento, não apenas em Scrum, mas nos outros métodos ágeis, pode garantir um novo emprego, ou ser promovido no atual.

Espero que tenha gostado do conteúdo. Compartilhe conosco feedbacks e experiências sobre metodologias ágeis 🙂

PROGRAMATHOR


Consiga um emprego!

Está buscando novas oportunidades como desenvolvedor?  Acesse a ProgramaThor, uma startup focada no recrutamento de desenvolvedores. Para se candidatar às vagas para programador e receber notificações em casos de matching, basta se cadastrar e completar seu perfil corretamente.

VAGAS PARA PROGRAMADORES

Sobre o autor

Guilherme Luis
Guilherme Luis
Estudante de Administração de empresas, transformo ideias em palavras. Fascinado por marketing e criações.

Compartilhar