Manter bons hábitos é um desafio diário. É preciso sair da zona de conforto e isso requer disciplina e organização a cada dia. Esse artigo não serve apenas para desenvolvedores web juniores, mas também, para aqueles que precisam mudar sua rotina.

Pensando dessa maneira, separamos 5 dicas para criar bons hábitos como desenvolvedor web. Os tópicos abaixo podem ajudar quem possuí hábitos definidos, mas necessita aperfeiçoa-los.

Faça um relógio tecnológico

Afinal, o que é um relógio tecnológico? Separe um tempo do seu dia para acompanhar inovações e notícias de um determinado setor. A programação está em constante evolução, portanto é muito importante acompanhar atualizações e tendências.

Existem diversas ferramentas, as quais irão te auxiliar e otimizar essa tarefa. Abaixo, listamos alguns sites, os quais ajudarão você com conteúdos semanais:

Outra dica valiosa: enquanto estiver usando ferramentas como essas, tente manter o foco em um assunto relacionado às habilidades nas quais deseja trabalhar.

Tenha referências

Quando digo referências, quero dizer projetos de outro desenvolvedor web. Você pode encontrar esses recursos em sites como estes:

Apenas ter referências não é ideal. Tente entender e explicar como o programador chegou no resultado final. Pergunte a si mesmo como você faria para construir tal projeto.

Seria interessante tentar reproduzi-lo. Além disso, ensinar outra pessoa a realizá-lo demonstrará que você domina aquele assunto.

Aprenda com experientes

É muito comum, quando você é iniciante, ser guiado por um superior na empresa. Geralmente essa pessoa possuí mais experiência que você, portanto não tenha vergonha de pedir para aprender com ele. Peça-lhe para mostrar como fazer um recurso presente no site.

Outra maneira de aprender com experientes é revisar o código. Não hesite em pedir a outros membros de sua equipe que revisem seu código e tentem melhorá-lo. Escute-os e discuta o projeto, explique por que você fez dessa maneira. Sem dúvidas, debater sobre um assunto é o caminho mais saudável para melhorar.

Melhore seu próprio código

Esse tópico está ligado com o anterior. Não dependa, apenas, de seus colegas de trabalho. Revise e melhore seus próprios códigos, confie em você mesmo. Essa parte é tão importante quanto lançar novos recursos, dessa maneira, retorne ao código depois de horas (ou dias) para torná-lo mais rápido, limpo e legível.

Uma maneira de refatorar o código é isolando uma parte, a qual não agradou ou foi feita rapidamente, e modificar. Tome seu tempo, tente entender seus erros. Evite stress e pressão devido a um bug no site.

Leia também: “Como se preparar para uma entrevista de emprego”

Cometa erros

Isso mesmo, erre! A maneira mais valiosa de aperfeiçoar um assunto é errando. Há muitos erros que são impossíveis de serem evitados, portanto, aprenda com eles.

Não tenha medo de errar! Você continuará errando, mas com menos frequência. Você nunca deixa de ter que aprender coisas novas e se adaptar às novas mudanças tecnológicas.

Obrigado por ler até aqui! Use o espaço dos comentários para feedbacks e caso você tenha algum hábito que não comentamos nesse artigo, compartilhe com a gente.

PROGRAMATHOR


Consiga um emprego!

Está buscando novas oportunidades como desenvolvedor?  Acesse a ProgramaThor, uma startup focada no recrutamento de desenvolvedores. Para se candidatar às vagas para programador e receber notificações em casos de matching, basta de cadastrar e completar seu perfil corretamente.

VAGAS PARA PROGRAMADORES

Esse artigo é inspirado no texto da FreeCodeCamp

Sobre o autor

Guilherme Luis
Guilherme Luis
Estudante de Administração de empresas, transformo ideias em palavras. Fascinado por marketing e criações.

Compartilhar