Go ou GoLang é uma linguagem de programação criada pelo Google em 2009. É uma linguagem open-source e que chamou atenção devido a sua performance e simplicidade. Especialistas dizem que a tecnologia criada pela maior rede de buscas é o futuro das linguagens dos servidores.

Uma pesquisa feita pelo HackerRank mostra as tendências das habilidades dos programadores. Em 2018, apenas 8% dos desenvolvedores tinham conhecimentos em GoLang. Para 2019 os números são outros. Mais de 37% têm objetivo de aprender Go, disparada a tecnologia que mais cresceu. Empresas renomadas no mercado (Uber, IBM, Intel e Adobe, por exemplo) já utilizam Go devido ao seu rápido processamento e simplicidade.

Goroutines

Go utiliza goroutines ao invés de threads, encontrados na maioria das linguagens de programação. É tendência no mundo da tecnologia adicionar núcleos nos processadores para aumentar o desempenho.

Portanto, o software que desenvolvemos e as linguagens devem suportar facilmente a simultaneidade e devem ser escaláveis com o aumento do número de núcleos. Cada thread utiliza, aproximadamente, 1 MB do heap de memória. Enquanto isso, cada gorountine utiliza 2 KB do heap de memória.

Leia também: “8 ferramentas para melhorar seu fluxo de trabalho”

Leia também: “Scrum: sua importância no mercado de TI”

Outros benefícios:

  • Goroutines têm pilhas crescentes segmentadas. Isso significa que eles usarão mais memória somente quando necessário;
  • Tempo de inicialização mais rápido que os threads;
  • Canais embutidos para se comunicarem com segurança.

Garbage collector

Garbage collector é um recurso comum em muitas linguagens. Geralmente, há desvantagens, como por exemplo, consumo de recursos adicionais. paralisações no programa e baixo desempenho.

Por outro lado, o Garbage collector do Go é embutido no core da tecnologia, a fim de priorizar a performance. Este diferencial torna o gerenciamento de memória da linguagem muito mais rápido que o das demais linguagens.

Manutenção simples

Go não possui uma sintaxe completa, pelo contrário, é simples e limpa. O Google, ao desenvolver a linguagem, tinha isso em mente.

Como o Google tem uma base de código muito grande e milhares de desenvolvedores estavam trabalhando no mesmo projeto, as linhas deveriam ser simples de entender para outros programadores seguirem para próximas etapas sem problemas. Isso torna a tecnologia facilmente atualizável e fácil de modificar.

GoLang, intencionalmente, deixa de fora muitos recursos das modernas linguagens OOP. Tudo é divido em pacotes. A tecnologia do Google tem apenas structs ao invés de classes.

Ao contrário de outras linguagens, a sintaxe do Go é muito estável. Ele permaneceu igual desde o lançamento público inicial, em 2012. Isso faz com que seja compatível com versões anteriores.

Leia também: “Top 6 dicas para entrar no mercado de TI”

Leia também:  “Salário de programador: mercado de desenvolvimento”

Google está por trás do Go

Go foi projetado e é suportado pelo Google que tem uma das maiores infraestruturas em nuvem do mundo – Stadia está aí para reforçar o argumento – e é dimensionada de forma massiva.

A tecnologia foi desenvolvida para resolver problemas de suporte à escalabilidade e eficácia. Esses são os mesmos problemas, os quais você enfrentará ao criar seus próprios servidores.

Conclusão

Concluindo, Go fornece alto desempenho como C/C++, manipulação eficiente como Java e diversão para codificar como Python/Perl.

Software otimizado pode ser executado em hardware mais barato e mais lento (como dispositivos IoT) e, em geral, melhor impacto na experiência do usuário final.

Hoje, não há muitas oportunidades no mercado, principalmente no Brasil, para a tecnologia. Mas é uma forte tendência para os próximos anos.

Espero que tenha gostado do conteúdo. Utilize o campo dos comentários para feedbacks e conhecimentos que gostaria de compartilhar conosco 🙂

PROGRAMATHOR


Consiga um emprego!

Está buscando novas oportunidades como desenvolvedor?  Acesse a ProgramaThor, uma startup focada no recrutamento de desenvolvedores. Para se candidatar às vagas para programador e receber notificações em casos de matching, basta se cadastrar e completar seu perfil corretamente.

VAGAS PARA PROGRAMADORES

Este artigo foi inspirado em um texto do Medium

Sobre o autor

Guilherme Luis
Guilherme Luis
Estudante de Administração de empresas, transformo ideias em palavras. Fascinado por marketing e criações.

Compartilhar