Certificação ITIL (Information Technology Infrastructure Library) é uma das mais importantes e valiosas para comprovar conhecimentos em gestão de TI. A ITIL nasceu na Inglaterra, reunindo as boas práticas no setor de TI. Com o tempo, grandes empresas adotaram o método por sua grande eficiência.

Não é novidade que o papel do programador tem mudado de uns tempos para cá. Hoje, o desenvolvedor é visto como parte estratégica da organização, além de técnica. Com isso, a certificação ITIL é muito importante para comprovar conhecimento em gestão, novas metodologias e processos de gerenciamento.

O que é certificação ITIL?

Criada pelo governo britânico, com a finalidade de nutrir seus profissionais de TI com ferramentas ágeis e completas. Em outras palavras, a ITIL é uma biblioteca gigantesca com resultados das informações de gerenciamento de TI das grandes empresas.

É possível realizar a prova de duas maneiras: presencial ou online. Caso opte por fazer a certificação ITIL presencialmente, não há tradução para o português. O contrário ocorre com a prova online, há tradução para o português. Fique esperto, pois há apenas uma instituição autorizada a realizar o teste: PeopleCert.

Sem dúvidas, realizar o teste online diminui os gastos. O valor para fazer o primeiro nível da certificação ITIL é US$329,00 (preço no site oficial da PeopleCert). Lembre-se que há grande diferença entre custo e investimento. Considere o certificado como investimento, pois ele possui grande valor para o mercado.

Leia também: “Top 6 dicas para entrar no mercado de TI”

Níveis da ITIL

A ITIL está passando por uma atualização que entrará em vigor a partir da segunda metade de 2019. Na nova versão do certificado há 4 níveis com certificações distintas cada – na versão anterior havia 5 níveis. A nova versão é chamada de ITIL 4 e possui os seguintes níveis:

1) Foundation

O teste contém fundamentos sobre gerenciamento de TI. O objetivo da primeira etapa é mostrar que os candidatos aprovados possuem familiaridade com as práticas de gerenciamento, além de dominar a terminologia ITIL. A ITIL Foundation é um pré-requisito para os próximos níveis.

A prova consiste em 40 questões, múltiplas escolhas. É necessário ter 65% de acertos (26 questões) para ser aprovado e tem duração de 60 minutos. Para termos um dado, a média mundial de acertos desta primeira etapa é de 90%.

2) Managing Professional (ITIL MP)

Esta etapa é composta por 4 módulos – ITIL Specialist Create, Deliver and Support; Drive Stakeholder Value; High Velocity IT; Direct Plan and Improve.

Os candidatos trabalharão com tecnologias e times digitais focados em negócios. É nesse momento que serão apresentados conhecimentos práticas e técnicos de gestão de TI. Para continuar com a certificação ITIL, é preciso completar todos os módulos.

3) Strategic Leader (ITIL SL)

Esta etapa é composta por 2 módulos – ITIL Strategist Direct Plan and Improve; ITIL Leader Digital and IT Strategy.

Neste momento o candidato aprenderá o valor das práticas ITIL não apenas para operações de TI, mas para todos os serviços digitais. Com esta certificação, é possível demonstrar que o candidato possui sólidos conhecimentos na influência que o TI tem na estratégia do negócio. Assim como o nível anterior, é necessário completar os dois módulos para obter o certificado.

4) Master

Neste momento, será testada sua capacidade de explicar e justificar o porquê utilizou princípios, conhecimentos, métodos e técnicas do ITIL Framework e técnicas de gerenciamento.

Há alguns requisitos para ser elegível para o certificado ITIL Master: é necessário ter alcançado o nível anterior; trabalhou no gerenciamento de serviços de TI; ter pelo menos cinco anos em níveis de liderança e gerenciamento.

Como estudar para certificação ITIL?

Há duas maneiras de estudar para a certificação ITIL: por conta própria ou com cursos intensivos. A primeira opção pode ser mais desafiadora, porém existem muitos conteúdos gratuitos na internet. Caso ainda não tenha encontrado um norte, recomendo fazer cursos intensivos.

No final deste artigo deixarei links úteis para seu aprendizado. Mas você pode compartilhar outros conteúdos com a gente nos comentários.

A própria Axelos, detentora da certificação ITIL, disponibiliza um PDF com todo o conteúdo abordado durante o teste. Deixarei o link na lista.

Leia também: “Salário de programador: mercado de desenvolvimento”

Importância da certificação ITIL

Aqui é o ponto chave. Você pode se perguntar: porque devo gastar tanto tempo e dinheiro com isso?

Sem dúvidas, esta certificação é uma das mais renomadas no mercado. Como falei, o papel do programador mudou. Hoje ele atua de maneira estratégica, liderando times, projetos e gerenciando processos.

Com a certificação ITIL, o profissional comprova domínio da plataforma ITIL e framework. Além de conseguir aplicar ampla base dos conhecimentos aprendidos no gerenciamento.

No fim do processo, você pode colocar o logo do certificado ITIL no seu site, portfólio, currículo e cartão de visita, chamando atenção de recrutadores e empresas.

Links úteis

Aqui vai uma lista de links úteis para seu aprendizado. Você pode complementá-la utilizando o espaço dos comentários.

Espero que tenha gostado do conteúdo. Sinta-se à vontade de compartilhar feedbacks e dúvidas nos comentários 🙂

PROGRAMATHOR


Consiga um emprego!

Está buscando novas oportunidades como desenvolvedor?  Acesse a ProgramaThor, uma startup focada no recrutamento de desenvolvedores. Para se candidatar às vagas para programador e receber notificações em casos de matching, basta se cadastrar e completar seu perfil corretamente.

VAGAS PARA PROGRAMADORES

Sobre o autor

Guilherme Luis
Guilherme Luis
Estudante de Administração de empresas, transformo ideias em palavras. Fascinado por marketing e criações.

Compartilhar