Diploma de TI é realmente essencial? Hoje em dia muitos profissionais no mercado de trabalho não tem um diploma na área que atuam. Mas e quanto ao mercado de tecnologia? É ok para conseguir trabalho nessa área sem um diploma que se adequa perfeitamente?

Alguns dos figurões da indústria de tecnologia, incluindo, Bill Gates, Steve Jobs e Mark Zuckerberg largaram a faculdade antes de termina-la. Em outras palavras, a falta de um diploma formal não deveria parar alguém de tentar encontrar o emprego dos sonhos na área de TI.

Claro que, se você quiser ser um arquiteto de rede, você muito provavelmente necessitará de algum tipo de diploma na área. Mas caso seja para outros tipos de empregos que envolvem tecnologia, um diploma, o qual envolve TI é muito interessante, mas não uma necessidade.

>> Leia também: “Emprego como desenvolvedor: checklist prático”

Diploma de TI não significa experiência

Como Mihai Corbuleac, consultor de IT Sênior na Bigstep.com, explicou: “Talento e habilidade são prioridades. Sempre apreciamos e é mais fácil contratar um programador com um bacharelado, no entanto, é requisito que seja de fato uma pessoa habilidosa e/ou talentosa, além de estar apta a aprender mais. As vezes um diploma acadêmico pode fazer a diferença, porém cada vez mais, damos prioridade à experiência.”

E ele não é o único que dá ênfase às habilidades em relação ao currículo. Dentro de uma empresa chamada Finder.com, todos os cargos necessitam de pelo menos um conhecimento básico em HTML e CSS, e para checar isso antes de contratar, durante a entrevista fazem um teste para os candidatos que tem como objetivo mostrar além do currículo.

>> Leia também: “Como criar seu currículo de programador”

De fato, muitas empresas querem ver se um profissional de TI consegue de fato programar. Essa confirmação, às vezes, pode muito bem sobressair sobre um diploma de TI em um CV. Amine Rahal, fundador e CEO da IronMonk Solutions, uma companhia de marketing digital, diz que sua empresa não requisita um diploma a programadores. É simplesmente considerado um bônus, assim como falar uma segunda língua ou ter contribuído com a comunidade.

>> Quer participar de uma comunidade de desenvolvedores(as)? Conheça a He4rt Developers. Entre no link: discord.io/He4rt

Diploma de TI é realmente essencial?
As melhores oportunidades no mercado de TI!

O que realmente é experiência?

Experiência pode vir de maneiras diferentes, seja tanto de um emprego antigo ou de projetos pessoais. Postar um código no Github e outros repositórios é sempre uma maneira inteligente de mostrar seu trabalho, dependendo da sua área de especialização. Por exemplo, desenvolvedor iOS e/ou Android, ou seja Mobile, sempre pode mostrar algum app que contribuiu.

 “Eu contratei uma dúzia de profissionais de TI dentro de minha empresa, e ao longo do tempo, percebi que diplomas não significam tanto quanto parecem”, falou John Watkins, VP e CTO da InRite. “Tivemos pessoas que no papel pareciam incríveis, e que na prática sequer sabiam coisas banais como um Bash no CMD. Conhecimento, experiência e educação formal são todas peças importantes do quebra-cabeça, mas um diploma não é garantia de um bom profissional”.

>> Leia também: “5 linguagens de programação para aprender”

Mas afinal o que é um bom profissional nesta área? Pensamento crítico e solução de problemas. “Na indústria de tecnologia, sempre haverá obstáculos. Bons desenvolvedores sabem pensar todas as possibilidades e achar uma solução para o problema à frente. É fácil achar programadores com um diploma, no entanto é difícil, achar um com alguma dessas soft skills. Tendo a habilidade de resolver situações desfavoráveis em um ambiente de trabalho que exige rapidez, fará com que este empregado tech tenha valor de ouro.

Conclusão

Essas skills, inevitavelmente, aparecerão conforme uma entrevista, tendo em vista que o entrevistador saiba o que está procurando. Joe Fuller, Vice-presidente da Dominion Enterprises, a empresa por trás de um site chamado homes.com, procura sempre por profissionais que demonstraram interesse em tecnologia desde o começo de suas vidas; em sua experiência, isso é uma indicação melhor do que certificados e diplomas. Se, com 12 anos, você configurar a rede na sua casa, isso talvez valha a pena citar durante sua entrevista. É interessante também trazer histórias que destacam tanto sua curiosidade quanto sua atitude proativa.

Se você tem algum tipo de confirmação que tenha habilidades técnicas, empregos passados, ou trabalhou para organizações não lucrativas e grupos locais, isso tudo pode servir para suprir a falta (e até pode ser melhor) que um diploma de TI. Portanto, recrutadores estão claramente olhando além de um currículo, e é necessário o candidato olhar também além de seu CV.

Encontre as melhores vagas de desenvolvedor na ProgramaThor

Consiga um emprego!

Está buscando novas oportunidades como desenvolvedor? Acesse a ProgramaThor, uma startup focada no recrutamento de desenvolvedores. Para se candidatar às vagas para programador e receber notificações em casos de matching, basta se cadastrar e completar seu perfil corretamente.

VAGAS PARA PROGRAMADORES

Compartilhar