Os desenvolvedores sempre estão de frente a problemas complexos no seu dia a dia. Com o tempo, acabam aperfeiçoando a habilidade de solução de problemas rapidamente. O trabalho do desenvolvedor como tecnólogo, é ter uma noção clara do problema em questão para que assim, possa ser oferecido, ao cliente e/ou chefe, a ajuda apropriada.

Isso não é só um fator para o sucesso profissional de um programador, mas também uma parte crucial de ser efetivo nas relações desenvolvidas no ambiente de trabalho. Afinal, como identificamos e solucionamos algum problema? Aqui estão 3 dicas que se deve fazer para responder de forma correta aos problemas.

Faça Perguntas

Todo mundo tem opiniões. Sua experiência o colocou na sua posição atual, e isso é incrivelmente valioso. Agora, quando alguém faz alguma pergunta sobre tecnologia, como responder? Sua opinião por acaso saí de primeira? Você tem certeza de que sabe ao certo o que estão te perguntando? Essa é realmente a questão que a pessoa quer saber? E você sabe o porquê da pessoa estar perguntando essa específica questão?

Imagine o seguinte cenário:

  • Pessoa: Qual framework de JavaScript deveria usar?

Como você responderia? Poderia dizer React, Vue, ou Angular, mas estaríamos de fato ajudando a pessoa? Talvez. Mas porquê está pessoa está fazendo essa pergunta? Vamos imaginar a continuação dessa conversa com você perguntando o porquê disso.

  • Desenvolvedor: Por que pergunta isso?
  • Pessoa: Depois de utilizar xpto.js (sim, improvisado), meu time está se questionando em qual nova framework utilizar para o mais novo projeto.
  • Desenvolvedor: E por que essa necessidade em trocar?
  • Pessoa: Nós conhecemos xpto.js bem, mas sabemos que tem outras opções melhores.
  • Desenvolvedor: Como classifica o que é melhor? Qual o problema do que está utilizando agora?
  • Pessoa: Esta nossa solução não resolve nosso problema. E precisamos disso.
  • Desenvolvedor: Qual é este problema e por que é essencial para seu projeto?
  • Pessoa: Porque nosso app atualmente está com demora para carregar, e queremos que tenha um carregamento de menos de 2 segundos.
  • Desenvolvedor: E por que está demorando tanto atualmente?

Ok que essa história é artificial, mas deu para pegar a ideia. A questão original era resultado de experiências que a pessoa tinha conforme o tempo. Em outras palavras, a pessoa está em um contexto que você, desenvolvedor, não estava.

A boa notícia é que você fica a par com a pessoa ao questionar o “por que”. Uma vez aprendido o contexto, o desenvolvedor está muito mais próximo de conseguir ajudar realmente a pessoa, ao invés de responder simplesmente sua opinião de qual framework é a melhor.

Concluindo, perguntar o “por que” abre muitas direções do que responder em seguida quando comparado à pergunta original, e isso pode ajudar a ter insights e soluções muito mais profundas do que teria caso tivesse respondido a primeira pergunta na lata.

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Escute e observe

Veja este outro cenário:

  • Imagine que você, desenvolvedor, esteja ajudando alguém a escrever um código. Está olhando ao laptop da pessoa, e enquanto ela escreve, vê que está fazendo diferente do jeito que você normalmente faz. Ela não definiu aquela função antes de usá-la. E então, ela vai para outra, e desenvolve uma série de códigos para juntar informações do usuário. Por que essa pessoa ainda não corrigiu aquela função? E agora está escrevendo um Dockerfile e variáveis de ambiente. Isso te incomoda: Você para ela e se intromete? Ou não faz nada?

A observação cautelosa de alguém trabalhando e resolvendo problemas pode ser uma das melhores maneiras para se aprender outras perspectivas e outras formas para aprender. Há razões do porquê que tomamos as atitudes de nossa forma. Se nosso objetivo é ajudar pessoas a solucionar problemas, precisamos pensar primeiro em como essas pessoas pensam. Primeiro considere o que se passa na cabeça dela.

Talvez, apenas talvez, é possível transformar esse aprendizado em um feedback e assim, chegar á uma solução mais fácil. Se alguém bater a cabeça contra a parede, não é culpa da parede. Não movemos a parede. Ao invés disso, resolvemos o problema que fez com que a pessoa fizesse isso. A melhor maneira de se aprender o porque e de saber como as pessoas resolvem problemas é simplesmente escutar.

Tente ajudar ativamente

A comunidade de TI é fantástica. Por mais que muitas áreas tenham a característica comum de passar por situações problemáticas no dia a dia, a que envolve tecnologia tem a característica única de divulgar esses problemas e suas respectivas soluções com colegas de área, o que é muito beneficial á todos.

Quando questionamos, escutamos e observamos – então podemos ter um feedback e genuinamente começar a oferecer soluções que irão ajudar de fato.

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Esse artigo é inspirado nos textos da Microsoft Azure publicados na Dev.to.

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