O número de desenvolvedores nessa área é muito amplo e por isso é precisar se destacar em entrevista front-end. Estes profissionais são peças importantes e estratégicas para a empresa. São eles que, trabalhando, muitas vezes, em conjunto com designers, desenvolvem a parte visual do negócio.

A parte visual, chamada de “user view”, será a primeira impressão do usuário da seu empresa. É nesse momento que ele pode simplesmente sair da página ou se interessar pela solução/produto e virar um possível cliente. Pensando nisso, é importante saber alguns pontos estratégicos que serão perguntados em entrevista front-end.

O primeiro passo é ter mente que o recrutador pode ou não entender sobre programação. Antes de fazer a entrevista, saiba quem está do outro lado. Dessa maneira, você adequará sua linguagem para que a pessoa entenda. Você terá um ponto positivo!

Expertise

Nesse momento serão levantados pontos mais técnicos do candidato. Como falamos acima, o recrutador pode não entender do assunto e só seguir um script montado. Se este for o caso, explique porque sua habilidade é importante e fará diferença no resultado final.

Abaixo, listamos tópicos pontuais e importantes para entrevista Front-end:

  • Conhecimento básico e avançado em tecnologias base. O que quer dizer, saber HTML, CSS, Javascript e frameworks. Além de perguntarem se você está atualizado nas novidades, as quais acontecem todos os dias;
  • Sólida experiência nos conceitos principais de UX/UI;
  • Possui portfólio com trabalhos para outros clientes?;
  • É importante estar bem informado em testes, depuração e segurança. Além de manter o código limpo.

Importante ressaltar que alguns pontos serão testados, no primeiro momento, em testes técnicos.

Leia também: “Projetos de programação: seu conhecimento em prática”

Compatibilidade

Como falamos no início do artigo, o desenvolvedor front-end fará parte, muitas vez, da equipe estratégica. É de extrema importância se adequar a cultura da empresa e ter conhecimentos em conceitos “não técnicos”.

  • Tenha conhecimentos sobre metodologias ágeis, muito utilizados pelos times de desenvolvimento e produto. Por exemplo, Scrum, Kanban, etc.;
  • Desenvolva sua habilidade de adaptação. É importante que você se adapte a rotina e cultura da empresa. Se você tem facilidade neste tópico, você tem mais um ponto positivo;
  • Veja o todo. Não visualize apenas sua área, saiba olhar outras áreas da empresa.

Soft Skills

Também chamadas de “habilidades interpessoais”. Os pontos abaixo serão analisados durante a entrevista Front-end. Seu comportamento e sua fala contarão muito nesta etapa.

  • Pontos positivos nesta etapa são: habilidades de comunicação “não-técnicas” e interpretação. A questão da interpretação chega a ter um peso maior, e diz respeita a interpretar o problema com precisão;
  • Visão exponencial, o que quer dizer, traduzir os projetos para um produto final.

Leia também: “Como alavancar sua carreira de TI”

Entrevista Front-end: como se destacar.

Candidate-se as melhores oportunidades do mercado de TI.

Entrevista Front-end

Claro que todos os pontos que levantamos são referentes a um “segundo passo” do processo. Isso porque, geralmente, os recrutadores enviam testes para comprovar habilidades técnicas como primeiro passo.

O ponto de maior destaque é saber balancear habilidades técnicas e habilidades “não técnicas”. Mostre que você sabe as tecnologias obrigatórias da oportunidade, mas também sabe todo o processo estratégico. Desde o rascunho no papel até a execução, você fará parte disso.

Focando nestes pontos você estará apto para se candidatar e se destacar em oportunidades front-end. Espero que tenha gostado do artigo. Utilize o campo dos comentários para enviar feedbacks e experiências 🙂

PROGRAMATHOR


Consiga um emprego!

Está buscando novas oportunidades como desenvolvedor?  Acesse a ProgramaThor, uma startup focada no recrutamento de desenvolvedores. Para se candidatar às vagas para programador e receber notificações em casos de matching, basta se cadastrar e completar seu perfil corretamente.

VAGAS PARA PROGRAMADORES

Este artigo é inspirado no texto da HackerRank.

Sobre o autor

Guilherme Luis
Guilherme Luis
Estudante de Administração de empresas, transformo ideias em palavras. Fascinado por marketing e criações.

Compartilhar