Pode ser que neste momento você esteja procurando seu primeiro emprego como desenvolvedor, ou buscando realocações. Muitas vezes, este momento é um desafio, por isso separamos um pequeno checklist. As dicas deste artigo servem para diversos cenários, confira:Buscando seu primeiro emprego? Buscando realocações? Buscando dicas para conseguir freelas? Todas as dicas que separamos neste artigo podem ser utilizados em várias ocasiões.

Experiência

A grande maioria das empresas busca desenvolvedores com no mínimo 1 ano de experiência, exceto estágio. Mas como conseguir emprego como desenvolvedor se eu não tenho experiência? É possível contornar esse caminho de algumas maneiras:

  • Buscar estágios no primeiro momento, se possível;
  • Contribuir com comunidades;
  • Contribuir e/ou realizar projetos open-source.

Outro ponto, um pouco contraditório, é realizar trabalhos de graça. Oferecer seu trabalho sem nenhum custo para desenvolver uma nova feature ou refatorar o site.

O objeto disso tudo é: conseguir experiência para adicionar em seu CV. Se você tem dúvidas de como construir um currículo de programadores, temos um artigo só para isto: “Como criar seu currículo de programador“.

Network

Conhecer pessoas novas abre portas. Quanto mais pessoas você conhecer, mais oportunidades poderão surgir. Mas, às vezes, não basta apenas conhecer, ajude-as com o que puder.

Além disso, você pode conhecer pessoas que estão na mesma situação que você, buscando emprego como desenvolvedor. Este é um ótimo momento para aprender e trocar experiências

  • Crie um Twitter;
  • Participe de meetups.

O Twitter é uma rede social muito poderosa para encontrar pessoas, além do LinkedIn. Com isso, juntando redes sociais e eventos presenciais, você criará uma rede de contato sólida, a qual abrirá muitas portas.

Leia também: “Ferramentas para desenvolvimento web”

Compartilhe o que aprende

Compartilhar o que aprender, seja em blog ou posts em redes sociais, auxilia e inspira outras pessoas. Além disso, escrever artigos te ajuda a organizar suas ideias e conhecimentos.

  • Começar um blog e escrever um artigo por semana;
  • Escrever um artigo sempre que construir/desenvolver algo novo.

Escrever e compartilhar todo conhecimento será um diferencial e chamará atenção de recrutadores. Além de criar uma boa imagem para a comunidade.

Emprego como desenvolvedor: checklist prático

As melhores oportunidades no mercado de TI!

Construa projetos

É muito importante de você apresente seus projetos no portfólio ou GitHub. São eles que mostrarão suas habilidades técnicas, principalmente se você não possui experiência. Os projetos e portfólios são as primeiras etapas da analise técnica e ponto crucial para conseguir um emprego como desenvolvedor

  • Crie um projeto que resolva algum problema diário;
  • Fixe 4 projetos na sua página do GitHub.

Emprego como desenvolvedor

Com esse checklist você estará pronto para encarar o primeiro emprego ou realocação. Mas não se esqueça de um ponto muito importe, fique ligado nas tendências! Há novidades todos os dias, é de extrema importância ficar antenado.

Espero que tenha gostado do artigo. Compartilhe conosco, pelos comentários, outro ponto que não foi apresentado no texto 🙂

 

PROGRAMATHOR

 


Consiga um emprego!

Está buscando novas oportunidades como desenvolvedor?  Acesse a ProgramaThor, uma startup focada no recrutamento de desenvolvedores. Para se candidatar às vagas para programador e receber notificações em casos de matching, basta se cadastrar e completar seu perfil corretamente.

VAGAS PARA PROGRAMADORES

Este artigo foi inspirado no texto do FreeCodeCamp

Compartilhar

Sobre o autor

Guilherme Luis
Guilherme Luis
Estudante de Administração de empresas, transformo ideias em palavras. Fascinado por marketing e criações.