Nos dias atuais, nenhum recrutador tem tempo de avaliar um currículo longo e denso. Portanto, procure sempre estruturar suas informações de uma maneira que torna a sua apresentação o mais simples e objetiva possível.

Primeiramente, a regra mais importante no momento da criação do seu currículo é ser 100% sincero. Outra dica essencial é elaborar seu documento de uma forma fácil de ler e identificar as informações. Se você trabalha com desenvolvimento web é quase natural saber que otimizamos as páginas de uma maneira específica para cada consumidor. Faz parte do comportamento humano saltar os olhos através das páginas identificando rapidamente palavras. Portanto, o seu currículo não deve ser diferente.

Sua intenção é implícita: se você quiser conseguir uma entrevista e eventualmente um emprego. Sua introdução é o ponto mais importante que será escrito no seu currículo, uma evidência de que você é qualificado para o trabalho.

Como desenvolvedor você deve concentrar-se em três coisas: Experiências, projetos paralelos e educação. São raríssimos os casos em que você ganhará destaque sem algum desses itens.

Se você está buscando cargos de liderança, mostre a relevância das suas experiências somado a uma base educacional forte, isso pode ser suficiente para conseguir uma entrevista. Já se sua busca é destinada à cargos Júnior e faltam experiências na sua trajetória, seu aprendizado e pequenos projetos paralelos podem fazer a diferença.

Experiência

A experiência vai ser a primeira prova de que você será bem sucedido em um determinado emprego. Uma simples lista mostrando seus últimos cargos não é o mais importante, mas sim resumir o seus feitos e mostrar como isso contribuiu para quem você é hoje.  Ainda assim, lembre-se que o primeiro objetivo é deixar o seu CV fácil de ler, portanto mantenha isso em mente.

Os títulos das suas experiências não importam tanto, então mantenha-os curtos e foque nas suas responsabilidades. Escreva um pequeno parágrafo ou alguns pontos destacando as suas principais contribuições para o negócio a qual você fazia parte.

Fev/2015 – presente: Desenvolvedor de Softeware, Accenture – São Paulo, SP
 Liderou o desenvolvimento e adoção do React para a dashboard de um web app.
– Desenvolvimento Full Stack utilizando Node.js, Express, React, e MongoDB.

Nov/2013 — Jan/2015: Desenvolvedor Web, Tech Consulting. — Campinas, SP
 Parte da equipe de desenvolvimento front-end (AngularJS web app)
– Desenvolvido e mantido um repositório de componentes reutilizáveis.

A seção de experiência também é o melhor lugar para apresentar evidências de que você possui o conjunto de habilidades necessárias para o trabalho. Se você está se candidatando à uma posição como desenvolvedor Java, por exemplo, mostre que você tem uma experiência anterior nessa área.

Entretanto, se você ainda não possuir nenhuma experiência, conseguir uma entrevista pode ser um tarefa quase impossível. Sendo assim, busque elaborar projetos pessoais (portfólios, sites, robôs e etc) para mostrar sua competência quando se trata de colocar o aprendizado em prática.

Projetos Paralelos

Aplique os mesmos princípios da seção de experiência aqui. Seja breve, seja você. Os projetos paralelos são sua chance de mostrar suas habilidades e lista de tecnologias que você escolheu usar. Também é uma boa chance para expressar talentos ou interesses do empreendedorismo.

Muitos desenvolvedores pensam que devem ter um projeto de código aberto para ter um bom currículo, mas isso não é verdade. Você pode incluir projetos pessoais que não são de código aberto se forem relevantes. Certifique-se de incluir coisas que mostrem o seu potencial e ajudem a criar o seu histórico. Exemplo:

Spice: mude o visual da página utilizando apenas o comando de voz
– O usuário diz coisas como “deixe o background azul” e os estilos do site mudam
– Extensão do Chrome desenvolvida usando o Java e o Wit.ai 

RoboPizza: um slack bot para pedir pizza
– Slack bot desenvolvido usandog Go e Wit.ai

Alguns de seus projetos estão disponíveis on-line? Inclua links e certifique-se de que eles funcionam. Eles são de código aberto? Inclua links se estiverem no GitHub e tenha certeza de que você é um contribuidor significativo (por favor, não faça o link para arquivos * .zip ou qualquer coisa que precise ser baixada).

Inclua projetos porque você está orgulhoso deles e não simplesmente para preencher esta seção. Se você não possui projetos paralelos, não tem problema (desde que você mostre experiência). Projetos escolares também são relevantes se forem interessantes e se você contribuiu significativamente para o sucesso deles.

Educação

Não há necessidade de ser tão específico aqui. Declarar os graus relevantes que você possui, juntamente com a instituição e datas de graduação, é suficiente. Como regra geral, os graus vêm em ordem cronológica reversa, e apenas incluem o que é relevante. Se você tem um diploma universitário, por exemplo, não é relevante mencionar onde você frequentou o ensino médio. Além disso, ninguém se importa muito com a sua pós-graduação, então não a inclua (a não ser que, claro, a descrição do trabalho a solicite explicitamente ou se você simplesmente se formou e gostaria de demonstrar que você fez muito bem).

Cursos bem conhecidos são bastante semelhantes em todas as instituições, de modo que apenas um tópico deve ser suficiente para resumir seus estudos em um nível alto.

Educação

2012 Bacharelado em Ciências da Computação, Universidade de São Paulo
– Realizou um projeto sobre análise comparativa de 10 técnicas de mineração de dados preditivas e criou 2 artigos sobre o tema.

Se você está se candidatando a uma posição de analista de dados, por exemplo, e sua tese de universidade foi sobre uma técnica inovadora de mineração de dados, considere incluir algumas linhas que descrevem sua tese, descobertas ou projeto.

Tenha em mente que construir uma base educacional forte não significa necessariamente educação formal ou universitária. Existem programas incríveis, bootcamps e cursos que merecem destaque. Para papéis técnicos, é muito importante mostrar o conhecimento e a compreensão da sua ciência da computação são fortes.

Seja sincero na sua lista de skills

Nós, desenvolvedores, muitas vezes pensamos que é uma ótima ideia listar todas as tecnologias que já trabalhamos ou estudamos em uma seção separada, geralmente chamada de “Habilidades” ou “Habilidades Técnicas”. De fato esse ponto é muito importante para mostrar seu conhecimento da forma mais objetiva possível, porém evite ao máximo acrescentar skills nas quais você não tem conhecimento ou possui um conhecimento mínimo, pois isso vai deixar seu CV denso e pode tirar o foco das linguagens que você realmente domina.

Technical Skills
   React, Redux, ES6, Express, MongoDB, Sass, Webpack, Gulp, Git

Algumas dicas para melhorar sua lista:

  • Se você achar importante adicionar skills que você não tem domínio completo mas já trabalhou, divida sua classificação entre “experiente” e “conhecedor”
  • Não há necessidade de incluir habilidades redundantes. Por exemplo, eu esperaria que alguém que liste CSS3 conheça o CSS, então não inclua o último. Existem muitos currículos com listas de habilidades super redundantes, como um candidato que incluiu todos os seguintes seguidos: “HTML, DHTML, XHTML, HTML5.”
  • Espera-se que os desenvolvedores sejam usuários de computadores bastante proficientes. Portanto, evite listar as habilidades básicas de uso de computador / software, como “pacote do Microsoft Office”, “Windows / Mac / Linux” ou “pacote Adobe”.

Nunca se classifique como “expert”

A maioria das pessoas que considero especialistas em certas coisas não escreveria explicitamente que são especialistas em seus currículos. Sua experiência e projetos falam por si mesmos. Eles entendem que a aprendizagem é um processo contínuo e eles continuam aprendendo todos os dias.

 Nunca se classifique como iniciante

Escrever “C ++ (nível iniciante)” não te ajudará em nada. Se esse for seu caso e você está apenas começando a aprender algo, você provavelmente não deve incluir esse item em sua lista de habilidades técnicas ainda. Quando você se sente confortável o suficiente para trabalhar com isso, então você pode seguir em frente e contar ao mundo sobre seu novo super poder.

Uma boa maneira de mostrar diferentes níveis de competência envolve dividir sua lista de habilidades em duas categorias: forte e conhecedor. Isso é um pouco melhor: você não está se considerando de forma explícita um especialista, nem inclui tecnologias com as quais você não está familiarizado e confortável. Tenha em mente que você deve ser honesto e não se considerar experiente em tecnologias que você simplesmente leu sobre. Um bom exemplo seria o seguinte:

Technical Skills
  forte: React, ES6, Express, Sass, Gulp, Git
 – conhecedor: Redux, MongoDB, Webpack, LESS, Angular 

Esqueça as cartas de apresentação

Ao enviar seu currículo para uma empresa, seu principal objetivo é conseguir o emprego. Então não é recomendada uma apresentação cheia aspirações, objetivos e informações desnecessárias, até porque, esses trechos são ignorados na maioria dos casos.

Se você realmente deseja escrever sobre você, considere apenas um parágrafo que te descreva no topo do seu currículo – uma breve seção “Sobre”.

cv programador

Se a empresa pedir uma carta de apresentação

Às vezes, descrições de cargos ou sistemas de aplicativos automatizados exigem que enviemos uma carta de apresentação. Se for esse o caso, mantenha-o curto e tente abandonar a linguagem excessivamente formale apenas seja você. Não há necessidade de “Prezado Senhor ou Senhora” ou “A quem possa interessar”

Mostre que você é esperto, que pode fazer as coisas, que você é adequado para o trabalho e vai se encaixar bem com a cultura da empresa.

Quando as cartas de apresentação forem essenciais

Se você está se candidatando a um cargo que nem existe ou não está aberto publicamente, você definitivamente deve escrever uma carta de apresentação. É aí que sua intenção deve ser bem definida, porque você não só precisa mostrar à empresa como sua contratação seria benéfica para eles, mas também como o novo trabalho que você está propondo trará um ótimo valor.

Por sinal, não há nada de errado na aplicação de posições que não estão abertas. Se você tem uma solução e pensa que tem o que é preciso, faça. Mostre o problema e proponha a solução, que idealmente os levará a adaptar um trabalho especificamente para você. Provavelmente, suas chances de obter uma entrevista dessa maneira são menores, mas algumas pessoas realmente apreciam esse tipo de desafio.

Alguns dados pessoais são desnecessários

No passado, os currículos costumavam incluir atributos físicos, como altura, peso, gênero, etnia e um monte de outras informações pessoais. Nós abandonamos aqueles por um bom motivo: são irrelevantes.

Eu recomendaria remover todas as seguintes informações de seu currículo:

– Nome completo (algumas pessoas tem nomes muito grandes)

– Estado civil

– Gênero

– Orientação Sexual

– Etnia

– Endereço completo

– Nacionalidade (a não ser que você seja estrangeiro)

– Hobbies

cv programador

Apresentação não importa

Uma apresentação de qualidade possui conteúdo, design e formatação. Apesar de muito dizerem que “um currículo bom é aquele livre de formatação e apresentação”, não há dúvidas de que um CV bem montado causa uma ótima primeira impressão.                                                                       

Tamanho do currículo ideal

Quantas páginas deve ter meu currículo? Os currículos devem ser tão longos quanto eles precisam ser. Você deve tentar ser conciso, obviamente, mas se mesmo assim seu currículo usa algumas páginas, é totalmente válido.

Porém é recomendado para programadores Júnior que o seu currículo não ultrapasse uma página, pois o recrutadores passam, em média, de 6 a 20 segundos por CV.

cv programador

Fotos de apresentação

Este é certamente um tema controverso, mas pessoalmente falando, não vejo nenhum problema com isso. As fotos de perfil estão em toda parte na web e você provavelmente as possui no LinkedIn, no Github e em vários outros sites. Os currículos com fotos de boa qualidade trazem uma conexão humana e empatia que pode até dar-lhe uma vantagem.

Obviamente, é totalmente aceitável não adicionar uma foto, pois nenhum recrutador deverá exigir uma.

cv programador

Sobre o Layout e Desing

Enquanto seu currículo estiver limpo, um pouco de criatividade de cores e layout será bem-vinda. Apenas não exagere.

cv programador

Considerações Finais

Por fim, nunca se esqueça que o seu currículo é a ferramenta mais importante que você tem para conseguir uma entrevista e posteriormente o tão sonhado emprego. Deixe de lado o comodismo e procure dedicar pelo menos uma hora da sua semana para montar seu CV de uma forma atrativa para os recrutadores.

Espero que este artigo seja útil e que você esteja entusiasmado para  mostrar sua experiência e habilidades da melhor maneira possível. Se você não concordar com nenhuma das minhas sugestões, sinta-se à vontade para me contactar ou deixar sua resposta abaixo. Ficarei feliz em discutir idéias, discutir diferentes pontos de vista e, finalmente, construir uma conversa construtiva em torno deste tópico que pode ajudar muitos outros desenvolvedores em nossa grande comunidade.

Se você já criou o seu currículo e sente que esta pronto para testá-lo, acesse a ProgramaThor, uma plataforma focada no recrutamento de programadores e se candidate às vagas que forem compatíveis com você.

Este texto foi traduzido e inspirado pelo artigo do brasileiro Arthur Camara, criador de conteúdo do site FreeCodeCamp e CEO da empresa de tecnologia Toby.

Sobre o autor

Pedro Lucinio
Pedro Lucinio
Apaixonado por tecnologia e entusiasta da literatura !

Compartilhar