Desenvolvimento web está constantemente em mudança. Nem sempre conseguimos ficar atentos a todas as novidades que ocorrem nesse mundo. Mas é interessante ter noção de qual tecnologia se tornará relevante para os próximos meses, ou quem sabe anos.

Neste artigo, apresentamos tendências para o desenvolvimento web. Separando entre Front-end e Back-end. Confira:

Front-end

1. Vue.js

O framework de Javascript mostrou um crescimento veloz nos últimos tempos. Com uma documentação completa e com uma certa facilidade de aprendizado, Vue.js é uma opção adequada para aqueles que desejam aprender um novo framework.

Apresentando semelhanças com React e Angular, a promissora tecnologia garante facilidade na transição de frameworks. Com sua arquitetura veloz e flexível, o Vue.js oferece um melhor desempenho.

Ainda no início do seu crescimento, a tecnologia de desenvolvimento web possuí uma participação relativamente baixa. Devido a aceitação da comunidade, este cenário tende a mudar. As oportunidades com Vue.js tendem a crescer durante o ano de 2019.

2. jQuery

Ao contrário do Vue.js, a biblioteca de Javascript mais famosa está decaindo. Podemos atribuir este cenário ao fato do jQuery não combinar bem com as bibliotecas mais modernas, como React. Apesar da queda do jQuery, 90% dos principais sites usam a biblioteca.

Leia também: “Tipos de contrato de trabalho: conheça os principais”

3. React.js

Com React.js, os desenvolvedores podem criar componentes reutilizáveis, o que isso quer dizer? Se um componente tiver que ser atualizado, somente essa parte é modificada por React, sem ter que atualizar a página completa.

O framework utiliza o “virtual DOM”, representação de uma interface de usuário, a qual é constantemente sincronizada. Podemos citar cases que utilizam React.js, a Airbnb e a Netflix.

Além do React, há o React Native, framework que torna possível desenvolver aplicativos móveis para iOS e Android. Por ter uma base técnica do React, o programador web tem mais facilidade para desenvolver aplicativos.

Back-end

4. Kotlin

A linguagem vem apresentando um crescimento exponencial e é uma alternativa moderna ao Java. Kotlin é open source e ganhou destaque quando o Google anunciou que a linguagem era suportada para Android. Depois desse momento, grandes empresas reescreveram seus códigos utilizando Kotlin, podemos citar: Slack e o Netflix.

5. Elixir e Phoenix

A estrutura foi construída com base na linguagem funcional Elixir. O framework vem ganhando destaque nas comunidades por apresentar um rápido desempenho.

Elixir e Phoenix são altamente recomendados para aplicativas em tempo real, ou seja, nos quais muitas conexões precisam ser processadas simultaneamente (app de bate-papo, por exemplo). Mas há momentos em que o uso da linguagem e do framework não são recomendadas.

Leia também: “Front-end em 2019: o que esperar?”

6. GraphQL

A linguagem está crescendo bastante, por ser uma das formas mais modernas de construir APIs. GraphQL já é usada por grandes empresas, como Twitter e Amazon.

GraphQL facilita o carregamento e processamento de dados. Outro fator que diferencia é que a linguagem oferece a possibilidade de especificar exatamente quais dados você deseja recuperar da API.

Tudo isso mostra como o desenvolvimento web está em constante mudança. Mas é muito importante ficar atento aos riscos que as linguagens apresentam.

Espero que tenham gostado do artigo. Utilize os comentários para compartilhar feedbacks e ideias 🙂

PROGRAMATHOR


Consiga um emprego!

Está buscando novas oportunidades como desenvolvedor?  Acesse a ProgramaThor, uma startup focada no recrutamento de desenvolvedores. Para se candidatar às vagas para programador e receber notificações em casos de matching, basta se cadastrar e completar seu perfil corretamente.

VAGAS PARA PROGRAMADORES

Este artigo é inspirado no texto da FreeCodeCamp

Sobre o autor

Guilherme Luis
Guilherme Luis
Estudante de Administração de empresas, transformo ideias em palavras. Fascinado por marketing e criações.

Compartilhar