Você já deve saber que as lideranças desempenham papel fundamental na transformação digital da empresa, sendo a viabilizadora ou a maior barreira desse movimento. É importante saber também que se essa mudança não partir do topo, sendo disseminada através das decisões estratégicas e dos processos da empresa, a transformação tende a ser muito mais difícil de acontecer.

No entanto, considerando o boom de empresas que estão passando ou pretendem passar pela transformação digital, alguns modelos de trabalho que guiam esse movimento, têm surgido. Então, trouxemos aqui as principais mudanças que ocorrem no processo de transformação digital, a fim de guiar a sua empresa. Continue a leitura e saiba mais!

Modelos de transformação digital: quais mudanças fazer primeiro?

Confira as principais mudanças com as quais você terá que se preocupar quando submeter o seu negócio à transformação digital:

  1. Cultura da empresa

A cultura da empresa normalmente é o core da transformação digital. Isso porque esse movimento é justamente sobre a adaptação da cultura do negócio e de seus processos, à novas tecnologias. 

Dessa forma, começar sempre trabalhando a mudança de mindset das pessoas é a melhor estratégia para dar a largada nos processos de transformação digital. Afinal, as pessoas são peça fundamental para a realização e o sucesso dessa mudança.

Estabelecer uma cultura de aprendizado constante e de adaptação, é essencial. Isso porque as inovações surgem em ritmo frenético e, manter-se atualizado é necessário para acompanhar as tendências e exigências do mercado.

  1. Novas estratégias de gestão

Fica muito mais fácil e viável adequar a cultura da empresa quando a gestão está alinhada com isso. Por isso é importante considerar que, talvez seja necessário criar um novo modelo de gestão, até mesmo com novos cargos e funções.

  1. Modelo de negócio

A principal estratégia da transformação digital talvez seja essa: mudar o modelo de negócio das empresas. Com a inclusão de soluções digitais, o modelo de negócio ganhará um novo formato, se adequando a novos nichos e tendências do mercado.

A sociedade cada vez mais espera que as empresas ofereçam novas experiências, se tornando fundamental então, que a empresa mude sua maneira de fazer negócios, através de:

  • Aumento no alcance digital, conquistando novos públicos;
  • Aprimoramento e ampliação de produtos e serviços com o uso de recursos digitais;
  • Transição do que é físico para soluções digitais, como a aplicação do e-commerce;
  • Adoção de estratégias digitais que apoiam o negócio, como computação na nuvem e contratações de empresas no modelo SaaS;
  • Uso de espaços compartilhados, no caso das empresas que não aderirem ao home office full.
Vagas ProgramaThor - Modelos da transformação digital
  1. Experiência do cliente

Devido às muitas das tecnologias digitais existentes no mercado hoje, a maneira como as empresas se conectam com os clientes mudou. Hoje, esse relacionamento possui uma abordagem muito mais interativa, na qual o cliente precisa ter total facilidade de contatar a empresa. 

Inclusive, essa interação ajuda significativamente nas decisões estratégicas da organização, como por exemplo, através do uso de Big Data, que fornece dados fundamentais para direcionar as ações da mesma.

  1. Melhorias operacionais

Permitir que as pessoas realizem suas atividades através de processos mais simples ou eficientes, ajudam a performance do time, melhoram os resultados da empresa e ainda dão motivação extra, aumentando a produtividade e ajudando até mesmo no clima organizacional.

Pensando então em melhorias operacionais, a transformação digital permeia:

  • Comunicação eficiente, pois, quanto mais rápida e ampla for a comunicação na empresa, mais ágeis serão os processos;
  • Integração entre áreas, permitindo um ambiente colaborativo;
  • Transparência na comunicação;
  • Levantamento ágil de dados para tomada de decisões;
  • Disponibilidade de informações em tempo real;
  • Automação de processos ajudando a evitar perda de tempo com atividades repetitivas;
  • Acompanhamento do desempenho da empresa, através da geração automatizada de indicadores, como KPIs.

Quais dessas mudanças são essenciais para sua empresa?

Analisando os pontos que trouxemos aqui, quais mudanças tendem a ser fundamentais ou, o ponto de partida, para a transformação digital na sua empresa? E quais são os maiores desafios da transformação digital, por aí?

É importante que a organização analise como o seu negócio pode ser transformado tecnologicamente, definindo em quais pontos será preciso trabalhar, seja adaptando ou criando uma nova experiência que seja totalmente digital. Daí então será possível priorizar as mudanças, definindo um plano de trabalho adequado para a transformação digital.

Se você tiver dúvidas, sugestões ou comentários sobre o tema, não deixe de escrever aqui!

ProgramaThor - Modelos da transformação digital

Recrute um desenvolvedor!

Está procurando um desenvolvedor para sua empresa? A ProgramaThor é o melhor lugar para encontrar este profissional. Nossa plataforma é totalmente focada em desenvolvedores. Para se candidatar, exigimos que os desenvolvedores sejam compatíveis à sua vaga.

Ainda não testou? Cadastre-se e ganhe 30 dias para testar a plataforma e divulgar até 5 vagas sem custo.

Compartilhar