As novidades tecnológicas surgem de forma frenética, como você pode conferir no levantamento de tendências de TI para 2022. E, de uma maneira ou outra, todo o mercado vai se ajustando para melhor usufruir desses avanços. 

Com isso, as tendências sobre o RH 2022 são fundamentais para entender como funcionará a gestão de pessoas em uma empresa, nesse novo ciclo. Veja mais a seguir para se atualizar quanto ao que virá neste ano e se tratam-se de continuidades do que foi tendência de RH em 2021.

Funções do RH – Recrutar, treinar e fidelizar

Antes de qualquer tendência sobre o RH 2022 passar a ideia de que tudo será robotizado e menos humanizado, entenda que a principal função da gestão de pessoas em uma empresa é saber lidar com a particularidade de cada um. As novas tecnologias surgem com o propósito de melhorar a coleta de dados, automatizar a análise e garantir uma boa experiência ao candidato e ao funcionário.

Melhorar a coleta de dados 

Com um maior número de dados coletados, o que é uma das principais tendências sobre o RH 2022, os perfis dos candidatos e colaboradores ficaram mais completos. Portanto, o nível de análise será maior e mais eficaz.

Automatizar a análise

Uma vez que há um crescimento considerável no número de dados para uma quantidade expressiva de candidatos, o profissional de RH não conseguirá analisar todos um a um. Com a ferramenta certa, ele poderá identificar os melhores perfis de acordo com os parâmetros de cada vaga desejada de acordo com o padrão de cada empresa, reafirmando a importância do uso de Big Data no RH.

Vagas ProgramaThor - Tendências sobre o RH 2022

Experiência do candidato

A experiência do candidato está sendo atualizada constantemente. Passar por um processo seletivo não é mais algo denso, cansativo e oneroso. Pelo contrário! Com novas tecnologias, métodos e estudos, como o uso de chatbots nos processos, os candidatos podem usufruir de maior agilidade e eficiência durante as fases de recrutamento e seleção.

Isso tudo está acontecendo e é uma tendência sobre o RH 2022 que chega para potencializar a capacidade de recrutamento e análise dos candidatos mas, também, há tendência cada vez maior do uso de chatbots no dia a dia do RH, para melhorar a experiência do colaborador.

Uso de Inteligência Artificial

Para os processos seletivos, muitas ferramentas estão sendo elaboradas a fim de melhor atender ambos os lados: recrutador e candidato. Uma vez que a quantidade de aplicações para uma determinada vaga ou setor aumentar, por exemplo, ficará mais difícil avaliar todos os candidatos. 

Para que a análise de currículos seja efetuada de forma imparcial, uma triagem é criada a partir de métricas de dados base que determinam o ranqueamento dos candidatos. Com isso, os pré-selecionados serão melhor avaliados pelos recrutadores.

O uso de IA no recrutamento e seleção é a principal ferramenta inovadora para realizar a triagem dos candidatos de acordo com as qualificações preestabelecidas pelo RH. Essa não é só uma tendência para o RH 2022, já é a realidade de muitas empresas que se atualizaram e investiram em inovações. Algo que faz toda a diferença para o sucesso de uma empresa.

Home Office – Tendência mercadológica e seus desafios

Uma tendência para o RH 2022 que ainda é tema de debate é o home office ou modelo híbrido de trabalho. Essas modalidades se tornarão cada vez mais presentes no mercado, assim como os inúmeros desafios que as acompanham. Desafios esses que vêm surgindo com a necessidade de medir a qualidade de trabalho remoto, ao mesmo tempo que é preciso manter um ambiente saudável para todos os colaboradores.

Como medir sua satisfação de forma sincera? Como motivar esse funcionário? Como garantir que a qualidade e a produtividade sejam mantidas? A sensação de distância no trabalho remoto pode acabar acarretando ansiedade, burnout, depressão entre outras doenças relacionadas ao estresse e à pressão do ambiente de trabalho.

Utilizar técnicas de feedback para aproximar os times pode ajudar a garantir a qualidade de vida do funcionário e manter os gestores e os colaboradores em sintonia. No entanto, isso dependerá de caso a caso. 

Feedback 1:1 e a formação de líderes

Dentre as competências que cabem à equipe responsável pela gestão de pessoas na empresa, garantir os bons relacionamentos e o melhor clima organizacional é um desafio e tanto. Para apoiar um ambiente saudável, uma técnica que é tendência para o RH 2022 e já é aplicada em grandes empresas hoje é a do Feedback 1:1.

O feedback 1:1 é uma forma do gestor trazer as necessidades e expectativas da empresa de forma intimista e aberta, em uma conversa transparente e promissora. Nessa técnica, além de trazer um discurso elaborado, com técnicas de CNV (Comunicação Não-Violenta), o gestor apontará os pontos a serem melhorados e se permitirá receber um feedback de seu funcionário também.

Nesse cenário, todos acabam evoluindo sem nenhum tipo de conflito. Com essa técnica, ambos sairão do feedback 1:1 motivados e aliviados por serem ouvidos e saberem o caminho que irão seguir daquele momento em diante. Com um alinhamento claro, não há espaço para anseios ou desconfianças de ambas as partes. 

Preparados para as tendências para o RH 2022?

Você já tem uma ideia de tudo o que acontecerá neste ano. Tanto os desafios que virão quanto às facilidades que a tecnologia poderá fornecer para o RH. Diante dessas tendências, você e sua equipe estão preparados? Quais outros desafios você visa para 2022? Deixe aqui seu comentário.

ProgramaThor - Tendências sobre o RH 2022

Recrute um desenvolvedor!

Está procurando um desenvolvedor para sua empresa? A ProgramaThor é o melhor lugar para encontrar este profissional. Nossa plataforma é totalmente focada em desenvolvedores. Para se candidatar, exigimos que os desenvolvedores sejam compatíveis à sua vaga.

Ainda não testou? Cadastre-se e ganhe 30 dias para testar a plataforma e divulgar até 5 vagas sem custo.

Compartilhar