Em tempos cada vez mais tecnológicos, o desafio da área de recursos humanos só aumenta. Muita coisa tem mudado rapidamente: métodos de avaliações, de recrutamento, de gestão, enfim – foram adaptados diante do cenário tendencioso de automatizações e, também, de trabalho remoto que o novo traz. Pensando nisso, siga a leitura e veja quais são os desafios do RH para 2022.

  1. Dinâmicas do recrutamento e seleção

Um dos maiores desafios do RH, desde sempre, foi conseguir avaliar e identificar o perfil de cada candidato: como entender rapidamente o perfil do candidato e prever sua performance na empresa? Pensando nisso, métodos e processos foram elaborados e aperfeiçoados no decorrer dos anos. 

No entanto, muitos desses procedimentos tiveram que ser substituídos da noite para o dia devido a pandemia da Covid-19 – um grande desafio para o RH. Com isso, alguns métodos mais sofisticados foram adotados: empresas especializadas em captação de mão de obra qualificada, junto a empresas de tecnologia, definiram novos meios de realizar recrutamento e seleção online, mesmo nas etapas pensadas para avaliar o perfil comportamental do candidato.

Isso porque, a grande maioria das empresas já não mede a capacidade do profissional apenas por seus hard skills. Entendeu-se que a parte técnica pode ser aprendida facilmente com treinamentos e mentoria, mas atitudes e comportamento são mais complexos para serem aprimorados e, costumam ser a chave do sucesso para uma equipe saudável, mesmo em situações de trabalhos em home office. 

Portanto, manter a eficiência dos processos de recrutamento e seleção à distância, em muitos casos, será um dos grandes desafios do RH para 2022. 

  1. Motivação, saúde mental e capacitação

Outro grande desafio do RH para 2022 será apoiar os gestores. Nem sempre os gestores e os times possuem facilidade de interação. Um exemplo que já é um clássico atualmente é o de gestores que não abrem mão do trabalho presencial, enquanto a equipe possui total capacidade de realizar suas funções em home office. Assim, os desafios do RH ficam maiores na hora de ajudar a garantir:

Motivação

Como contribuir para que haja motivação nos times à distância, mediante problemas de gestão? Como motivar o colaborador para que ele dê o melhor de si sempre, medindo sua performance à distância? Enfim, acompanhamento e reconhecimento ajudam e muito, mas pode não ser o bastante para garantir um baixo turnover. Está aí um grande desafio do RH para 2022.

Vagas ProgramaThor - Principais desafios do RH

Saúde no trabalho

Manter o ambiente sadio, amistoso e dinâmico para que todos exerçam suas funções da melhor maneira possível é um desafio e tanto nesse cenário. Para isso, ações são elaboradas a fim de melhorar a experiência dos colaboradores e gestores. Interação interpessoal, oferta de infraestrutura adequada e apoio às necessidades dos colaboradores – são os maiores focos dessas atividades, principalmente considerando o aumento de casos de Burnout.

Capacitação

Muitas vezes as empresas se deparam com dificuldades para capacitar seus times, estando eles desempenhando suas atividades fisicamente na empresa. Imagine então a dificuldade que tende a ser mapear as necessidades de desenvolvimento nos times à distância?

Lembrando que a reciclagem de conhecimento e o aprimoramento constante dos times, deve ser uma boa prática em todas as empresas.

  1. Inteligência emocional

Burnout, ansiedade e depressão. Já ouviu falar de algum desses problemas de saúde? Esses são outros desafios do RH para 2022. Lembrando que as maiores causas de doenças do trabalho são um plano de carreira mal definido e de baixa perspectiva ou uma gestão retrógrada e desrespeitosa.

A inteligência emocional pode ser desenvolvida através de aplicação de feedbacks e de pesquisas de satisfação aos funcionários. Conhecer cada membro do time é um diferencial importantíssimo para os gestores. No entanto, dar instrumentos para que o funcionário adquira maturidade e inteligência emocional a partir do autoconhecimento é fundamental, e é em boa parte, responsabilidade do RH.

  1. Revisão dos benefícios ofertados

Com tantas mudanças ocorrendo, será que os benefícios que as empresas oferecem continuam atendendo as necessidades dos funcionários, atualmente? 

Uma das funções do RH que muitos desconhecem é a captação e disponibilização de benefícios que são indispensáveis para manter o funcionário em boas condições para exercer sua função. A tendência de sucesso profissional tem mais a ver com saúde mental e qualidade de vida do que apenas cargo e salário. Portanto, oferecer os benefícios corretos pode ser decisivo para manter o colaborador satisfeito e saudável, bem como as suas necessidades supridas.

Os desafios do RH para 2022 já estão sendo superados pela sua empresa?

Confira nosso conteúdo sobre recrutamento e seleção por competências. Ele pode ajudar no primeiro desafio listado aqui. Para te ajudar quanto a saúde no trabalho, vale saber mais sobre como lidar com o Burnout. Por fim, quem decidir por desenvolver suas soft skills, certamente conseguirá também aprimorar sua inteligência emocional no trabalho.

Gostou das nossas dicas de conteúdo para te ajudar a superar os desafios do RH em 2022? Deixe seus comentários, dúvidas e sugestões!

ProgramaThor - Principais desafios do RH

Recrute um desenvolvedor!

Está procurando um desenvolvedor para sua empresa? A ProgramaThor é o melhor lugar para encontrar este profissional. Nossa plataforma é totalmente focada em desenvolvedores. Para se candidatar, exigimos que os desenvolvedores sejam compatíveis à sua vaga.

Ainda não testou? Cadastre-se e ganhe 30 dias para testar a plataforma e divulgar até 5 vagas sem custo.

Compartilhar