A tecnologia avança rápido, trazendo com ela muita disrupção. Mas às vezes, as empresas se dedicam tanto à tecnologia que acabam se esquecendo das pessoas e do quanto elas desempenham papel fundamental na transformação digital. Uma prova disso é que os ambientes colaborativos podem ser muito vantajosos durante esse processo de transformação. Siga essa leitura e saiba mais.

O que é um ambiente colaborativo?

Podemos resumir um ambiente colaborativo como aquele no qual as pessoas interagem livremente, expõem suas ideias, apoiam umas às outras, enfim, tudo sempre visando os propósitos da empresa.

Especialistas dizem que um dos motivos pelos quais o processo da transformação digital acaba sendo mais difícil, é que muitas empresas têm falhado no engajamento do time. E isso é totalmente impactante quando se espera que o time acompanhe um momento de mudança tão significativa como esse.

Como tornar um ambiente mais colaborativo

Alguns passos são essenciais para isso:

  1. Invista nas pessoas: treinamentos e capacitações são muito importantes para engajar o time;
  2. Trabalho em conjunto: colocar o time para trabalhar em prol de um objetivo em comum é um ótimo caminho para treiná-lo a “jogar junto”;
  3. Defina expectativas realistas: como diz o ditado – para quem não sabe aonde quer chegar, qualquer lugar serve. Portanto, é fundamental que as expectativas entre a empresa e o time estejam bem alinhadas e sejam factíveis;
  4. Lidere pelo exemplo: nada mais desmotivador do que um líder que pede algo que ele mesmo não cumpre;
  5. Confiança é fundamental: quem trabalha confiando no seu líder e em seus colegas, trabalha melhor;
  6. Ofereça um ambiente adequado e confortável: trabalhar em um local agradável é muito importante para que as pessoas trabalhem felizes e tenham um espaço adequado para interagir entre si e desempenhar bem os seus papéis;
  7. Tecnologia a favor da colaboração: não deixe de investir em tecnologias que facilitem e promovam a colaboração, como recursos de interação online, muito utilizados em tempos de pandemia e home office.
  8. Promova atividades colaborativas: algumas metodologias como a ágil, utilizam ferramentas como Design Thinking e World Café, que têm como objetivo promover diálogos colaborativos entre os times, para que as pessoas exponham suas ideias e conhecimento, levantando oportunidades de soluções para problemas, por exemplo.
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Ambientes colaborativos e transformação digital

Agora que você já entendeu o que torna um ambiente colaborativo, deve estar se perguntando como os ambientes colaborativos contribuem com a transformação digital? Pois bem: em um ambiente no qual as pessoas trabalham engajadas, fica mais fácil adaptar novos processos e até mesmo estabelecer um novo mindset no time, o que facilita a transformação digital.

Para verificar que sua empresa está no caminho certo, analise alguns pontos que determinam o nível da “cultura de confiança” que existe na sua empresa. Esse fator deve ser considerado durante o processo de transformação digital, pois, é ele que ajudará a garantir que há o ambiente colaborativo necessário no seu ambiente de trabalho. 

Confira alguns pontos relevantes que ajudam a determinar uma cultura de confiança:

  • É preciso que haja empatia: a habilidade de se colocar no lugar do outro, seja entre líder e liderado, liderado e líder, líder e líder, liderado e liderado, enfim; independentemente da posição, é importantíssima para promover a cultura de confiança. Ser empático ajuda a aproximar as pessoas e a criar um ambiente mais colaborativo e harmonioso;
  • Empoderamento é fundamental: é importante que o colaborador se sinta parte do projeto, podendo opinar e ajudar nas tomadas de decisões. O empoderamento ajuda com que os membros do time se interessem em inovar e atuar proativamente frente à transformação digital;
  • Autonomia é necessário: a autonomia é um fator necessário para que o time se sinta empoderado;
  • Visão de futuro: a visão de futuro e das consequências das ações do momento, a médio e longo prazo, é essencial para que o time jogue junto e siga na mesma direção;
  • Muita clareza na comunicação: importante em tudo que diz respeito a comunicação, a clareza é ainda mais fundamental na definição de metas e na tomada de decisões; sendo fator fundamental da cultura de confiança;
  • Estimule a segurança psicológica do time: para saber se o time confia na empresa e uns nos outros, é importante saber se o mesmo se sente seguro e confortável. Entender se as atividades propostas são desafiadoras, se os motivam. Além disso, é importante avaliar o quanto o time se sente conectado ao trabalho que executa. Pessoas que sentem prazer trabalhando são muito mais produtivas.

Crie um ambiente mais colaborativo, já!

Seja você um líder ou não: é fundamental que saiba como contribuir para um ambiente mais colaborativo e esteja disposto a isso. 

Você pode começar fazendo algumas perguntas como: estou contribuindo para que minha empresa gere valor coletivamente? Se não, como posso fazer isso? Temos uma cultura que permite a experimentação sem punir erros? Como eu posso contribuir com essa cultura? Enfim, esperamos que o conteúdo seja útil para ajudar com que aconteça a transformação digital da sua empresa! Lembrando que se tiver dúvidas, sugestões e comentários sobre o tema, não deve deixar de escrever aqui!

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