Transformação significa mudar completamente. Deixar de ser o que é hoje para se tornar algo novo. Entendendo isso, já fica compreensível que a transformação digital envolva desafios durante o seu processo.

Se a sua empresa está passando ou vai passar pela transformação digital, é interessante saber quais são os principais desafios que vocês vão encarar, a fim de se preparar para eles e conseguir concluir todo processo com mais tranquilidade e assertividade. Fique de olho nesse conteúdo!

Desafios da transformação digital

Confira aqui quais costumam ser os obstáculos mais corriqueiros que as empresas têm enfrentado na implementação da transformação digital:

  1. Falta de engajamento

A falta de engajamento costuma ser um dos principais e primeiros problemas a serem identificados em todas as empresas que adotam a transformação digital. Isso porque, embora algumas pessoas ainda pensem que esse seja um mito da transformação digital: é preciso que antes de mais nada haja uma mudança de mindset e, então, todas as demais mudanças poderão ser aplicadas com mais colaboração e facilidade.

Muitas pessoas tendem a resistir a mudanças, sendo que em muitos casos, acabam enxergando a transformação digital como um vilão (no caso por exemplo dos funcionários que executam processos manuais que passarão a ser automatizados e, consequentemente, necessitarão de menos pessoas por trás deles) e não como uma necessidade real. 

Dessa forma, é natural que seja necessário primeiro uma cadência de reuniões e workshops para apresentar o projeto da transformação digital e explicar a sua importância, detalhando os seus benefícios e conscientizando as pessoas sobre a importância da participação de cada uma delas.

  1. Obstáculos técnicos

Empresas que estejam muito ultrapassadas em quesitos técnicos, costumam ter mais dificuldade para encarar uma transformação digital. Isso porque uma empresa que já faz uso considerável de tecnologia, adotará novas soluções com maior facilidade; enquanto empresas com muitos processos manuais e poucos recursos tecnológicos, necessitará de um trabalho muito maior de adaptação.

Vagas ProgramaThor - Desafios da transformação digital
  1. Resistência quanto a tecnologias inovadoras

Outro problema muito comum é a resistência quanto a implantação de tecnologias disruptivas. Essa situação é mais comum em empresas nas quais os executivos são pessoas mais velhas e ainda céticas quanto a necessidade de modernização dos seus negócios.

Um cenário muito comum é o medo de adotar inovações tecnológicas em suas empresas não somente por não reconhecer os benefícios como a redução de custos e a otimização de processos, por exemplo; mas também, por “medo de perder o controle do seu negócio”. 

  1. Dados descentralizados

Enquanto a maioria das empresas usam Big Data, ainda há inúmeras que não fazem a gestão de suas informações corretamente. É o caso daquelas que não possuem uma base de dados centralizada, sendo que cada área de negócio ou departamento possui sua própria fonte de dados (que em muitos casos pode se resumir a uma planilha em Excel! Pasme!); ou ainda que usam bases de dados mas não possuem gestão de backup ou as tratativas de segurança necessárias, como as requisitadas pela LGPD.

Esses dados soltos e espalhados pela empresa dificultam a consistência das informações, atrapalhando a implantação de um sistema de dados (fundamental na transformação digital) e ou a integração com outros sistemas. Unir e disponibilizar todos esses dados de uma forma otimizada é um trabalho complexo que precisará ser feito antes de pensar na transformação digital propriamente dita.

  1. Dúvidas quanto aos ganhos

Devido muitas empresas tomarem decisões baseadas no ROI, pode ser bem desafiador convencer os executivos da empresa a aceitarem e adotarem a transformação digital. Isso porque nesse é difícil quantificar o retorno sobre o investimento, até mesmo porque os principais benefícios alcançados são de médio e longo prazo.

  1. Capacitação em tecnologia

Apesar da transformação digital não depender somente da área de TI da empresa, sem dúvidas ela representa papel fundamental nesse processo. Por isso, um dos desafios comuns da transformação digital, é quando a empresa não dispõe de profissionais capacitados para implementar e gerenciar esse processo.

Siga em frente com a transformação digital da sua empresa!

Não importa que haja obstáculos durante a transformação digital. Até porque, toda e qualquer mudança que adotamos, seja em âmbito profissional ou pessoal, acarreta dificuldades a serem superadas. Portanto, encare esses desafios da transformação digital e certamente a sua empresa alcançará um local de ainda mais destaque no mercado.

Se tiver dúvidas, sugestões ou comentários sobre os desafios da transformação digital, escreva aqui!

ProgramaThor - Desafios da transformação digital

Recrute um desenvolvedor!

Está procurando um desenvolvedor para sua empresa? A ProgramaThor é o melhor lugar para encontrar este profissional. Nossa plataforma é totalmente focada em desenvolvedores. Para se candidatar, exigimos que os desenvolvedores sejam compatíveis à sua vaga.

Ainda não testou? Cadastre-se e ganhe 30 dias para testar a plataforma e divulgar até 5 vagas sem custo.

Compartilhar