Blog ProgramaThor

A plataforma de recrutamento para programadores pensada por programadores.


Como melhorar a lógica de programação

Lógica de programação é fundamental para um bom desenvolvedor.  Os algoritmos exigem grande raciocínio e é por isso que desenvolvedores back-end costumam usar mais a lógica. Ter boa lógica permite aprender uma linguagem sem depender de outra.

Neste artigo, irei apresentar 5 pontos para melhorar sua lógica de programação e recursos para ajudá-los no desenvolvimento.

Pense para solucionar

Programar é solucionar problemas, as quais dependem da lógica de programação. Uma boa técnica é dividir um grande problema em pequenas partes. Dessa maneira, o caminho torna-se mais simples e claro. A técnica Pomodoro pode ser um recurso para otimizar seu trabalho.

Leia também: “Armas secretas para aumentar seu foco”.

Pratique

O ponto mais importante é a prática. Um algoritmo nada mais é do que um conjunto ordenado e finito de operações que realizamos com o propósito de encontrar soluções para os problemas. Portanto, tente praticar problemas simples para obter uma lógica de programação melhor.

Aprenda sobre estrutura de dados e algoritmos

Aprender sobre estrutura fará você ter um melhor planejamento para focar no seu problema e ter softwares mais eficientes. Você pode criar algoritmos para priorizar suas tarefas, organizar trabalhos e tornar os caminhos menos complicados.

Aprenda paradigmas da programação

Aprender paradigmas da programação é um ponto positivo. Provavelmente um dos paradigmas mais importantes é o The Object-Oriented Paradigm (OOP), ou Paradigma Orientada a Objetos, traduzindo para o português. Um paradigma de programação é como um plano a seguir para criar projetos.

Dessa maneira, é possível resolver seus problemas por diversos caminhos.

Olhe os códigos de outras pessoas

Na programação temos diversos caminhos para resolver problemas, talvez outra pessoa tenha solucionado seu problema de um jeito simples e que você não tinha pensado. Por isso, ter referências e olhar como as pessoas codam é essencial para a evolução de um programador.

O GitHub é uma plataforma onde programadores contribuem com projetos privados e/ou Open Sources (códigos abertos). Por isso é uma ótima ferramenta para referências e códigos.

Recursos para melhorar sua lógica de programação

Como havia dito, colocarei recursos para ajudá-los a desenvolver sua lógica de programação:

Espero que tenham gostado do texto. Utilize o espaço dos comentários para compartilhar suas ideias.

 

PROGRAMATHOR

 


Consiga um emprego!

Está buscando novas oportunidades como desenvolvedor?  Acesse a ProgramaThor, uma startup focada no recrutamento de desenvolvedores. Para se candidatar às vagas para programador e receber notificações em casos de matching, basta de cadastrar e completar seu perfil corretamente.

VAGAS PARA PROGRAMADORES

 

Esse artigo é inspirado no texto da HackerNoon

 

 

Compartilhar

Sobre o autor

Guilherme Luis
Guilherme Luis
Estudante de Administração de empresas, transformo ideias em palavras. Fascinado por marketing e criações.

4 Comments

  1. Weslley Oliveira Neves

    24 Outubro, 2018 at 15:44

    Muito bom!

  2. Muito legal e esclarecedor Guilherme, esse seu resumo do que uma pessoa que quer aprender programação precisa saber distinguir e praticar.
    São dicas bem valiosas.
    Aproveito para deixar outros sites de desafios de códigos:
    LintCode
    Codingame
    CodeFights
    Codility
    CoderByte
    UVA Online Judge
    Kattis
    CheckiO
    Rosalind
    PythonChallenge
    SQL-EX.RU
    Urionlinejudge

    Valeu \o/ 😉

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*