Não sabe qual caminho seguir na carreira de programação web? Nesse artigo, falaremos em qual caminho escolher e os conceitos necessários, tendo em vista, alguns conhecimentos básicos vistos anteriormente.

Nesse texto, falarei sobre Back-end, Front-end e Full Stack, além disso, conceitos e linguagens importantes para os caminhos.

Eu preciso escolher um caminho de programação

programação web

Se você já foi exposto aos dois lados – Back-end e Front-end – está na hora de escolher qual caminho seguir. Não se preocupe, caso tenha gostado de ambos os caminhos, você pode ser um desenvolvedor Full Stack.

Leia também: “Como se tornar um desenvolvedor web profissional”

Até agora, você escreveu dois tipos de códigos. Um tipo é feito para interação com o usuário e o outro para interação de dados. Qual tipo te agrada mais?

  • Interação com usuário? Parabéns, você é um desenvolvedor Front-end!
  • Interação com os dados? Parabéns, você é um desenvolvedor Back-end!
  • Ambos? Parabéns, você é um desenvolvedor Full Stack!

Eu quero ser um desenvolvedor Full Stack

Para chegar no seu objetivo, você deve ler tudo que será falado nesse artigo a partir de agora.

Quero ser um desenvolvedor Front-end

Front-end é um caminho na programação web que envolve interação com o usuário. De início, seria bom ter conhecimentos básicos de JavaScript, HTML e CSS. Caso contrário, leia nosso artigo anterior, o qual falamos sobre essas linguagem.

programação web

Para ser um desenvolvedor Front-end efetivo, é preciso dominar HTML, CSS e o client-side (ou “lado cliente”, traduzindo para o português) de JavaScript. Terá, também, que ser competente em algumas importantes estruturas (os frameworks). Por fim, você terá as habilidades necessárias que empresas e clientes esperam de um desenvolvedor Front-end.

Aprenda jQuery

jQuery é a biblioteca mais importante de JavaScript. Embora, com tempo, algumas estruturas tornaram jQuery menos relevante, porém, ainda sim, é muito usada em empregos e entrevistas.

Aprenda uma estrutura popular de JavaScript (JS Framework)

Os frameworks facilitam o trabalho com uma linguagem ou tecnologia específica. Resolvendo alguns dos maiores problemas com essas tecnologias, com isso o JavaScript tem sido uma grande vantagem no desenvolvimento e na popularização dos frameworks.

Toda semana (ou quase toda) há um novo framework de JavaScript que é considerado o próximo padrão de desenvolvimento. Você precisará pesquisar para descobrir qual deles é o mais popular dentro do seu mercado.

React JS

React foi criada pelo Facebook para trabalhar junto com a “arquitetura Flux” do site. É uma biblioteca do JavaScript com a finalidade de criar interfaces. Ela foi se popularizando, portanto, recomendo que comece com React.

Angular 1 e 2

Angular JS foi criado pelo Google e decolou assim que foi lançado. Com o tempo, a empresa sentiu necessidade de reescrever o Angular 1, sendo assim, construíram o Angular 2. Comparando as duas versões, elas são muito diferentes, portanto se você quer ser um especialista em Angular, recomendo que aprenda as duas versões.

Há, ainda, espaço para desenvolvedores que dominam Angular 1, mas está ficando cada vez mais estreito. A maioria dos trabalhos com esse framework funcionam com a transição de códigos do Angular 1 para o Angular 2.

Ember JS

Ainda há trabalhos para desenvolvedores com experiências em Ember JS. Mas, não é tão popular quanto React e Angular. Se você estiver curioso, aprenda Ember, não vai lhe fazer mal.

Depois de escolher o framework que você mais gostou, vale a pena explorar por estruturas CSS. Os mais populares são Bootstrap e Material Design.

Parabéns! Você agora tem as habilidades chaves para ser um desenvolvedor web focado em Front-end.

Eu quero ser um desenvolvedor Back-end

O primeiro passo é escolher uma linguagem. No Back-end há muitas linguagens e cada uma delas possuem seus pontos fracos e fortes. Há algumas que são mais populares, como por exemplo:

  • Java
  • C#
  • Python
  • JavaScript
  • Ruby

Essas linguagens que acabei de citar, são aquelas que você precisa dar mais ênfase. Caso não conheça nenhuma delas, aprenda o básico de cada uma e depois aprofunde-se naquela que mais lhe agradou.

Java

Java é uma das linguagens mais populares que existem e ela pode funcionar em qualquer lugar (ou na grande maioria). É a linguagem usada para criar aplicativos Android, mas podem construir aplicações nas áreas de trabalhos e na web.

C#

Criada pela Microsoft, C# é uma linguagem para competir, diretamente, com Java. Possuí, praticamente, as mesmas funções, mas pode oferecer um ecossistema mais contido para programar.

Gostaria de ressaltar que há muitos tutoriais e cursos gratuitos para iniciantes na internet. A maioria dos grandes desenvolvedores das linguagens oferecem cursos para iniciantes, por exemplo, a Microsoft.

Python

Apesar de não ter uma grande empresa por trás, Python é uma linguagem para fazer as coisas rapidamente. É relativamente fácil de aprender e está cada vez mais popular.

Ruby

Ruby é uma linguagem peculiar. As pessoas que gostam de Ruby, realmente a amam. Eu recomendo você tentar aprender, pois irá surgir muitos trabalhos com essa linguagem durante os anos.

E o sobre PHP?

Há muito PHP no mercado, embora, comparado com as linguagens que citei até agora, Hypertext Preprocessor (PHP) está tornando-se cada vez menos popular. Apesar do declínio – em popularidade – da linguagem, ainda há muitos trabalhos para desenvolvedores PHP.

Eu aprendi muito, mas não tenho nenhuma experiência com o mundo real

programação web

É fato que conseguir emprego sem nenhuma experiência é complicado. O primeiro passo é desenvolver um ou dois projetos no GitHub. Use também recursos gratuitos que são disponibilizados na internet e te ajudarão a desenvolver novos trabalhos.

Após isso, você pode procurar novos desafios, como emprego, por exemplo. Uma maneira fácil e prática é se cadastrando na ProgramaThor. Na nossa plataforma dezenas de vagas são criadas diariamente.

Nosso guia prático de como se tornar um desenvolvedor web profissional termina por aqui. Se você tiver alguma dúvida, feedback ou experiência própria que queira compartilhar conosco, use a janela de comentários abaixo.

PROGRAMATHOR


Consiga um emprego!

Está buscando novas oportunidades como desenvolvedor?  Acesse a ProgramaThor, uma startup focada no recrutamento de desenvolvedores. Para se candidatar às vagas para programador e receber notificações em casos de matching, basta de cadastrar e completar seu perfil corretamente.

VAGAS PARA PROGRAMADORES

Esse artigo é inspirado no texto da FreeCodeCamp

Sobre o autor

Guilherme Luis
Guilherme Luis
Estudante de Administração de empresas, transformo ideias em palavras. Fascinado por marketing e criações.

Compartilhar