Blog ProgramaThor

A plataforma de recrutamento para programadores pensada por programadores.

5 dicas de Github para novos programadores

O Github é uma plataforma essencial para desenvolvedores, pois além de proporcionar desafios onde você poderá colocar o seu conhecimento em prática, o site é uma grande comunidade open source onde você poder ser ajudado e também pode contribuir (ganhando destaque). Para os devs que estão em começo de carreira e ainda não tem muita familiaridade com a ferramenta, neste artigo vou dar 5 dicas de Github bem importantes.

Se tiver alguma dica legal em mente, compartilhe com a comunidade deixando nos comentários!

5 dicas de github

1. Alterar seu editor de texto padrão associado ao Git

Para muitos desenvolvedores, o editor de texto padrão ao usar o Git no terminal é o VIM, que pode ser uma coisa terrível e assustadora para o coder novo ou casual. Ou até mesmo para profissionais veteranos.

Se você se encontrar com um merge conflict, será expulso do VIM para corrigir o conflito e, em seguida, você precisará saber os comandos específicos do VIM para editar o documento.  Por mais de um ano, eu tinha uma nota no meu monitor no trabalho com um lembrete dos comandos básicos do VIM, como “i “(para editar) e “: wq” (para salvar e sair).

Para alterar seu editor de texto para Atom, Sublime ou TextMate, siga as instruções nesta Ajuda do GitHub.

Enquanto você faz isso, também deve certificar-se de que seus atalhos estão configurados para que você possa abrir arquivos em seu editor de texto preferido diretamente do terminal usando “subl.” ou “atom.” Dê uma olhada nesses documentos para configurar o seu Atom no terminal e esses docs para o Sublime.

2. Mude os seus dotfiles

São poucos os programadores que sabem sobre os dotfiles, mesmo aqueles que já utilizam Git e Github à algum tempo e com certeza é muito importante.

Dotfiles permitem que você personalize seu prompt de terminal para que você possa ver em qual branch git você está e se você tem alterações não autorizadas. Se você pesquisar no GitHub por “dotfiles”, você encontrará muitas opções.

3. Instale o Hub

Hub é uma ferramenta de linha de comando que facilita o uso do GitHub. Muitas vezes, você esta trabalhando em um repositório no terminal, mas quer ver problemas ou receber pedidos no GitHub. Então, abre uma guia do navegador e se distrai com o e-mail / twitter / instagram – e, dez minutos depois, digita no url do repositório do GitHub.

Digitando o “hub browse” no terminal, ele abrirá automaticamente a url do repositório diretamente no seu navegador para um GitHub-ing livre de distrações.

4. Pratique merge conflicts

Comece um repositório de prática, crie um merge conflict de propósito e caminhe pela documentação ou assista a um vídeo do YouTube sobre como corrigir merge conflicts. Eu fiz isso algumas vezes. Além disso, agora você pode corrigir merge conflicts simples na interface do usuário do GitHub, o que é útil.

Hoje, quando eu me deparo com um merge conflict, estou com um pouco mais confiante, sabendo que, graças ao controle de versão, eu não posso atrapalhar muito as coisas.

Confira este vídeo e treine muito para não ter mais problemas!

5. Criar uma página no GitHub

Uma página do GitHub é um site pessoal ou baseado em projeto que o GitHub hospedará gratuitamente! É sempre útil ter um projeto real para usar o GitHub para praticar suas habilidades no Git e no GitHub.

Crie um site simples usando HTML, CSS e JavaScript a partir de um tutorial de codificação e siga os passos para hospedá-lo no GitHub.

 

5 dicas de github para programadores

Consiga um emprego!

Se você é um programador e está buscando novas oportunidades profissionais, acesse a ProgramaThor, uma stratup focada no recrutamento de desenvolvedores. Para se candidatar às vagas e receber notificações em casos de matching, basta de cadastrar e completar seu perfil corretamente.

VAGAS PARA PROGRAMADORES

 

Este artigo é uma tradução adaptada do artigo da Free Code Camp

 

Compartilhar

1 Comment

  1. Gostei das dicas, não sabia dos dotfiles.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*