Se você é um programador, não há habilidade mais importante para seu sucesso que foco. Pensando nisso escrevi esse artigo para ajudá-lo na concentração.

Não importa se você está trabalhando em uma atividade paralela ou se você é um desenvolvedor júnior que deseja ser notado e promovido. Não importa se você é um desenvolvedor líder em busca de uma mudança de ritmo.

Programar é arte

A programação é uma atividade muito criativa.

Pode parecer técnico para uma pessoa normal, mas você é um criador. Você está criando algo do nada. Esse “nada” pode ser uma ideia em sua cabeça para um aplicativo ou uma solicitação do seu gerente para um novo recurso no produto.

Essa coisa ainda não existe, mas você vai dar vida a ela. Não com tintas, mas com códigos. Se você tem algum desejo de produzir em alto nível, então você tem que praticar.

A quantidade e a qualidade de sua produção aumentam quando você melhora sua capacidade de manter o foco por períodos mais longos. Você fica melhor com a prática e o tempo. E você pode ficar muito melhor, em menos tempo, quando tornar sua prática mais eficaz.

Sim, você consegue ser um desenvolvedor mais produtivo

Alguns desenvolvedores fazem mais, com melhor qualidade e em menos tempo. Eles fazem isso de forma consistente a longo prazo sem trabalhar mais do que qualquer outra pessoa.

Essa habilidade não é um presente natural, ou seja, você não nasce com isso e não é algo, o qual deve ser ativado. É uma habilidade, a qual pode e deve ser praticada e treinada.

Os 2 passos que você precisa para multiplicar suas habilidades

Há duas coisas muito importantes que devem ser relevadas quando falamos de produtividade e sucesso. Principalmente na programação. Foco e trabalho duro.

É hora de acelerar sua carreira. Há tantas oportunidades para você ser contratado e prosperar em uma carreira. Se você é do tipo empreendedor, as mesmas lições se aplicam. Mais ainda, porque o seu sustento depende de ser eficaz com o seu tempo.

É assim que você vai de desenvolvedor júnior à sênior. É assim que você tira seu projeto paralelo do chão quando tem, apenas, 10 horas semanais para trabalhar nele.

Enfim, é assim que você sobrevive.

Aprender a se concentrar é difícil

Ter foco é difícil e você não vai escrever centenas de códigos de uma hora para outra. Especialmente se você nunca lidou com a realidade de como você é facilmente distraído.

Ter foco requer prática. Tudo que requer prática é difícil. Caso contrário, você seria bom nisso por padrão.

Então, acalme-se. Vamos do começo e logo verá o resultado.

Não confunda estar ocupado com foco

Trabalho duro e foco não é trancar-se em um quarto escuro e força-se a fazer algo durante 14 horas ininterruptas.

É necessário saber o que é importante. Isso vai além desta postagem. Se você vai gastar o tempo aprendendo a se concentrar, faça em algo que tenha alto retorno pelo esforço envolvido.

1º Passo – Remova distrações

Multitarefa é uma mentira. Você está enganado se acha que pode escrever códigos de qualidade enquanto verifica mensagens ou lê notícias em outra janela.

Nós vivemos em um mundo de distrações. A tecnologia em que trabalhamos é uma faca de dois gumes.

Remover distrações é a base do foco, por isso vou citar alguns itens para ajudá-los na concentração:

  • Coloque seu celular no silencioso ou desligue-o;
  • Feche qualquer aplicativo, ao menos que seja necessário para realizar o trabalho;
  • Feche todas as abas do navegador que não são relevantes para suas tarefas;
  • Escute músicas.

Nota do autor: não escute músicas as quais você não conhece, pois irá prestar mais atenção na letra. Eu costumo ouvir músicas instrumentais quando realizo tarefas que precisam de foco.

2º Passo – Técnica Pomodoro (Arma secreta)

Antes de você ter um ataque de pânico, pois acha que não consegue ficar 8 horas sem se distrair, não se preocupe. Iremos utilizar a Técnica Pomodoro para melhorar seu dia.

A técnica foi desenvolvida por Francesco Cirillo nos anos 1980 e consiste em separar seu trabalho em frações de minutos.

Trabalhe por 25 minutos (um Pomodoro)

Você irá trabalhar por 25 minutos, sem distrações, em uma coisa. Esse pedaço de trabalho é um “Pomodoro”. Use um cronômetro para marcar o tempo, de preferência, simples e que não te prenda atenção.

5 minutos de descanso

Faça tudo que não seja relacionado ao trabalho. Busque água, vá ao banheiro, olhe notícias. Desconecte-se do trabalho completamente.

Leia também: “Qual caminho escolher na programação web”

Apenas um trabalho em um Pomodoro

Isso pode ser corrigir um bug, planejar um novo recurso ou iniciar uma série de vídeos para aprender um novo framework.

Se a tarefa for muito grande, você terá que dividir em partes menores que durem, aproximadamente, 25 minutos. Algumas tarefas levam mais de um Pomodoro para serem completadas.

A principal razão pela qual nós procrastinamos é porque somos sobrecarregados por tarefas enormes. É por esse motivo que devemos dividir as tarefas em partes menores, consequentemente, o caminho torna-se mais claro e fácil.

Trabalhe seu caminho até 25 minutos

25 minutos parecem ser difíceis para você, caso seja sua primeira vez. Por isso, comece com 10 minutos, evolua para 15, depois 20. Por fim, os 25 minutos. Trabalhe seu caminho até múltiplos Pomodoros por dia.

Isso pode me fazer um desenvolvedor melhor?

É fato que horas de trabalho duro e foco, sem distrações, produzem uma maior quantidade e qualidade do que um dia inteiro de trabalho disperso e distraído.

Essas técnicas farão você ser mais eficiente, facilitando seu trabalho. Com o tempo, será possível ver a evolução, do quanto produzia antes e do quanto produz agora. O melhor de tudo: maior quantidade, melhor qualidade e em menos tempo.

Espero ter ajudado com esse artigo. Sinta-se à vontade de utilizar a aba dos comentários para feedbacks, experiências e opiniões.

PROGRAMATHOR


Consiga um emprego!

Está buscando novas oportunidades como desenvolvedor?  Acesse a ProgramaThor, uma startup focada no recrutamento de desenvolvedores. Para se candidatar às vagas para programador e receber notificações em casos de matching, basta de cadastrar e completar seu perfil corretamente.

VAGAS PARA PROGRAMADORES

Esse artigo é inspirado no texto da FreeCodeCamp

Sobre o autor

Guilherme Luis
Guilherme Luis
Estudante de Administração de empresas, transformo ideias em palavras. Fascinado por marketing e criações.

Compartilhar