O mercado de programação é altamente competitivo e recompensador. Além de acumular as habilidades técnicas, a primeira barreira antes de entrar nesse mercado é a entrevista de emprego. Nesta fase, a empresa realiza um grande filtro, por isso é necessário estar bem preparado.

Algumas entrevistas incluirão introduções e discussões sobre projetos em seu histórico, perguntas sobre os frameworks e desafios que testam suas habilidades. Nesse artigo separei dicas importantes para se sair bem nas entrevistas.

Dê uma boa primeira impressão

Você pode não ter uma segunda chance, portanto cause uma boa impressão de primeira. Apresente-se com entusiasmo e confiança. Um aperto de mão e contato visual consistente já é meio caminho andado para uma entrevista de emprego bem-sucedida. Hoje em dia é muito comum trabalhar em equipe. Os recrutadores não prestam atenção apenas nas suas habilidades técnicas, mas na sua comunicação.

Conheça a empresa e o entrevistador

Pesquise sobre a empresa. Descubra quais tecnologias e estruturas eles usam. Com quais mercados e domínios eles trabalham. Isso demonstrará interesse pela empresa e te ajudará a identificar onde suas habilidades se alinham aos requisitos do trabalho.

Conhecer o entrevistador também é um ponto positivo. Busque a pessoa no LinkedIn e estude a maneira como ela se comporta na rede para adaptar suas respostas. Por exemplo, um diretor de RH pode não entender a linguagem técnica do assunto, diferente de um engenheiro de software. Lembre-se que você está falando com outro ser humano e usar o nome da pessoa demonstra respeito e interesse em trabalhar com ela.

Leia também: “Como melhorar a lógica de programação”

Linguagem corporal

A linguagem corporal pode ser uma janela para a alma. Mantenha boa postura, evite comportamentos de distração e use gesto com as mãos apropriadamente. Explore a linguagem corporal do entrevistador, assim você poderá mantê-lo envolvido. Perceba se o recrutador fica impaciente com respostas mais longas.

Leia também: “Armas secretas para aumentar seu foco”

Fale sobre seu projeto

Entrevistas técnicas avaliarão sua capacidade de falar sobre seu projeto, portanto é indispensável que você saiba explica-lo em alto nível. Comece falando do front-end, descrevendo todos os detalhes. Passe pelos vários de níveis e módulos dentro do aplicativo. Chegue até o banco de dados em que as informações são armazenadas.

De forma mais técnica: “Meu front-end é um site escrito em HTML e CSS que envia solicitações HTTP para um servidor usando o AJAX. No lado do servidor, aproveitei os controladores Spring MVC para capturar a solicitação, processá-la usando Java e utilizar dados de um banco Oracle usando o Hibernate. Meu aplicativo foi implantado na AWS usando serviços EC2 e RDS.”

Usar linguagem mais técnica, estruturas e palavras-chave mostrará um entendimento mais profundo de como todos esses componentes se encaixam em um software.

Prepare-se para um desafio

Algumas empresas, em entrevistas de emprego, pedem para que o candidato escreva códigos. Às vezes, esses desafios estarão no quadro branco e, outras vezes, você poderá usar uma ferramenta colaborativa na web. Na maioria dos casos, os testes são mais simples e serão feitos na hora. Em outros, o entrevistador pedirá para você concluir o projeto em um prazo de X dias.

Antes de iniciar o desafio, esclareça dúvidas. Anote os requisitos, faça diagramas, fluxos de processos. Mostre ao recrutador que você não precisa resolver apenas problemas “simples”. Busque o caminho mais fácil, mas também aborde outras soluções, como usar menos loops ou renomear variáveis para maior clareza.

Espero que tenha gostado das dicas. Lembre-se que toda entrevista de emprego é uma nova experiência, um novo aprendizado. Não existe receita mágica para uma entrevista perfeita. Estude a empresa, o recrutador e seja você mesmo!

Utilize o espaço dos comentários para compartilhar ideias, experiências e feedbacks!

PROGRAMATHOR


Consiga um emprego!

Está buscando novas oportunidades como desenvolvedor?  Acesse a ProgramaThor, uma startup focada no recrutamento de desenvolvedores. Para se candidatar às vagas para programador e receber notificações em casos de matching, basta de cadastrar e completar seu perfil corretamente.

VAGAS PARA PROGRAMADORES

Esse artigo é inspirado no texto da Glassdoor

Sobre o autor

Guilherme Luis
Guilherme Luis
Estudante de Administração de empresas, transformo ideias em palavras. Fascinado por marketing e criações.

Compartilhar