Já se perguntou como conseguir um emprego sem experiência? Se você é um desenvolvedor, mas nunca trabalhou na área e não vê a hora de começar, então você está no lugar certo. Esse artigo irá ajudá-lo com dicas e ideias preciosas. Vamos lá!

Reconhecimento de campo: conheça as suas oportunidades!

Todos os anos as universidades despejam milhares de profissionais no mercado, para começar a trabalhar. Com o desemprego em alta, as vagas disponíveis se tornam cada vez mais disputadas e somente os melhores conseguem ser escolhidos. Como saber se você está pronto para conseguir um emprego sem experiência? O que as empresas esperam de um desenvolvedor que nunca atuou na área?

Encontre a sua oportunidade, não espere ela bater na sua porta

Encontre a sua oportunidade, não espere ela bater na sua porta

Não basta estar preparado tecnicamente, você tem que saber se vender. Você pode não ter experiência no que deseja atuar, mas pode mostrar competência para trabalhar com o que deseja. Talvez não seja possível provar que você saiba de tudo antes de começar, mas é possível mostrar atributos como determinação, gostar de desafios, ter dinamismo e muita vontade de começar.

O mercado de TI é muito convidativo porque remunera o profissional acima da média, se compararmos com outras profissões. Não há nada de mal em querer ganhar bastante dinheiro com o seu trabalho, mas tenha em mente que salário não pode ser sua única fonte de motivação, é preciso ter uma afinidade com a linguagem escolhida.

Tenha foco: escolha uma área, ainda que para um emprego sem experiência

Você já se decidiu em qual área você quer atuar? Não importa se você está à procura de um emprego sem experiência. É preciso que você saiba por onde quer começar, para perseguir esse caminho. O mercado para o desenvolvedor é grande e oferece uma série de alternativas. Você pode ser um programador que irá desenvolver softwares voltados para empresas ou para pessoas, escolhendo uma linguagem de programação.

Conheça as opções de linguagens de programação

As linguagens de programação nem sempre são utilizadas para uma mesma finalidade e o objetivo profissional das pessoas dentro da área de desenvolvimento podem ser diferentes. Portanto, é preciso definir com qual das linguagens você se identifica mais.

Considere como critério a popularidade da linguagem, levando em conta o crescimento dela no cenário atual. Veja como está o mercado, observando a quantidade de oportunidades existentes. Isso aumenta consideravelmente as suas chances de conseguir um emprego sem experiência. Esses pontos são essenciais para um desenvolvedor sem experiência

Leia também: “Desenvolvedor Full Stack: os desafios encontrados”

Especialização é o início do caminho para um emprego sem experiência

Escolha a tecnologia que você quer trabalhar e então especialize-se. Invista muitas horas nisso e não perca o foco. Enquanto a oportunidade de trabalho não for encontrada, ainda assim você pode:

  • Visitar eventos, como meetups,
  • Participar de encontros técnicos,
  • Procurar conhecer especialistas na área escolhida,
  • Fazer cursos e treinamentos para aprimorar os seus conhecimentos,
  • Aumentar o seu networking através de redes como o Linkedin.

Comece a procurar o seu emprego, já!

Se você está cursando uma faculdade, não espere terminá-la para começar a procurar uma oportunidade. Pesquisas apontam que é mais fácil para conseguir um emprego sem experiência no momento em que um curso está em andamento.

Inclusive, pode ser mais fácil entrar numa grande empresa como estagiário, aprendiz ou trainne, pois, nessas posições não é necessário que o candidato tenha conhecimento e prática na área, uma vez que ele vai ser treinado pela empresa para exercer a função em questão. Aqui na ProgramaThor disponibilizamos filtros para os candidatos encontrarem as oportunidades que mais combinam com seu perfil.

Agora se você não tem uma renda para investir ou não tem tempo para fazer uma faculdade ou qualquer outro curso de qualificação, você pode procurar cursos gratuitos ou se for autodidata, pode até aprender sozinho. Não é possível ser um farmacêutico sem ter o diploma, mas é possível ser um desenvolvedor de sucesso sendo autodidata.

Não espere começar com um grande salário

Quanto a remuneração, que é um dos fatores que mais incentivam as pessoas a querer trabalhar com tecnologia, você não deve esquecer que o foco para um emprego sem experiência, é dar o “ponta pé inicial”, e nem sempre se começa ganhando bem. Na hora de escolher a vaga, dê prioridade para a oportunidade, considerando a experiência que a mesma estará te proporcionando.

Nesse momento tenha em mente que o mais importante é aprender e se desenvolver, mesmo que a vaga disponível não seja tão interessante financeiramente. Não escolha demais, pois, você pode perder uma grande chance. Saiba que o dinheiro é a consequência de um bom trabalho e não somente um objetivo a ser atingido.

Leia também: “Salário de programador: mercado de desenvolvimento”

Seja encontrado para o seu primeiro emprego sem experiência

Use as redes sociais a seu favor. Fale da sua vontade de trabalhar, deixe as pessoas sabendo que você está procurando algo. Sempre há um amigo de um amigo que sabe de uma vaga disponível, mas não conhece alguém para indicar.

Construa seu currículo dando ênfase nos conhecimentos e nas competências que você está almejando atuar. Não se intimide se encontrar uma vaga interessante que exija experiência: não deixe de se candidatar. Um currículo bem feito, deixando evidentes as suas competências, mencionando um case de sucesso que pode ser um freela ou um pequeno desenvolvimento, podem ajudar, e muito, na busca de um emprego sem experiência.

Leia também: “Top 6 dicas para entrar no mercado de TI”

Ganhe experiência para se destacar!

Inicialmente você pode não conseguir um emprego sem experiência, mas pode conseguir um trabalho temporário ou sem carteira assinada. Essa oportunidade lhe dará a experiência que as vagas tanto pedem. Você ainda pode fazer um freelance, sozinho.

Aumente o seu networking para conseguir um emprego sem experiência com mais facilidade

Aumente o seu networking para conseguir um emprego sem experiência com mais facilidade

Procure conhecer algum desenvolvedor autônomo que trabalhe com a linguagem do seu interesse, converse com ele e se ofereça para ajudar em alguns projetos. Às vezes, esses profissionais acabam aceitando atuar em muitos projetos e se veem sobrecarregados, precisando de mão de obra.

Nesse caso você pode ter uma chance de conseguir trabalhos pontuais. É uma excelente oportunidade para aprender sob a supervisão de um profissional experiente.

Talvez você não irá ganhar muito dinheiro nesse cenário, mas será uma ótima oportunidade para você adquirir a primeira experiência. É muito importante que as suas entregas devem respeitar os prazos estipulados.

Oportunidades Open Source para ganhar experiência

Você ainda pode começar colaborando com algum projeto Open Source. Recomendamos que escolha um projeto de pequeno ou médio porte, no qual tenha colaboradores ativos. Assim, será possível acompanhar o projeto de desenvolvimento e participar da evolução do mesmo.

É uma grande vantagem poder participar de projetos Open Source para “ver e aprender”, observando a atuação dos colaboradores atuantes e como as tecnologias que aprendemos na faculdade são colocadas em prática.

E para os mais espertos uma excelente alternativa é criar pequenas soluções e disponibilizá-las para outros desenvolvedores e usuários. Você pode criar um produto pequeno como Plug-ins, Extensões, APIs.

Leia também:  “8 ferramentas para melhorar seu fluxo de trabalho”

Pronto para conquistar o seu emprego sem experiência?

Você gostou do conteúdo? Esperamos que você aproveite todas essas sugestões e dicas para conquistar logo, o seu tão sonhado primeiro emprego sem experiência. Sinta-se à vontade para deixar as suas dúvidas ou fazer comentários sobre o tema. Ficaremos satisfeitos em atender os nossos leitores.

PROGRAMATHOR


Consiga um emprego!

Está buscando novas oportunidades como desenvolvedor?  Acesse a ProgramaThor, uma startup focada no recrutamento de desenvolvedores. Para se candidatar às vagas para programador e receber notificações em casos de matching, basta se cadastrar e completar seu perfil corretamente.

VAGAS PARA PROGRAMADORES

O artigo foi escrito por Priscila Esperandio. Saiba mais sobre a autora em seu LinkedIn.

Sobre o autor

Guilherme Luis
Guilherme Luis
Estudante de Administração de empresas, transformo ideias em palavras. Fascinado por marketing e criações.

Compartilhar