As ferramentas para desenvolvimento web nos auxiliam a manter a produtividade e solucionar problemas que enfrentamos no dia-a-dia. Sabemos que desenvolvedores web trabalham em um setor o qual muda rapidamente e constantemente. Dessa maneira, é um desafio nos manter atualizado de tudo que acontece. Justamente por isso, devemos usar e abusar de ferramenta, as quais melhoram nosso fluxo de trabalho.

Neste artigo falaremos de extensões para o Google Chrome, maior navegador utilizado atualmente. Apesar do navegador ter 65% dos usuários, há outros muito usados, como por exemplo: Firefox e Opera. As extensões são pequenos softwares que podem personalizar sua navegação. Há milhares disponíveis na Google Web Store e gratuitamente. Vamos começar a lista:

Web Developer

Sem dúvidas essa extensão é uma das ferramentas para desenvolvimento web mais usada. Com mais de 1 milhão de downloads e 4,5 de avaliação. O software, ao acionado, exibe diversas ferramentas que podem ser utilizadas em qualquer página da web. Como features, a ferramenta apresenta: desativar Javascript, contornar imagens com atributos alt ausentes, redimensionar janela, validar o HTML, visualizar as informações de meta tag, etc. Você encontrará a ferramenta aqui.

Leia também: “SOLID: seu código mais limpo”

Daily 2.0

Esta extensão é muito interessante para os desenvolvedores que não querem perder uma notícia. O Daily 2.0 apresenta uma “pequena plataforma” a qual reúne as últimas notícias do universo da programação web. Além de ser muito interessante, ela é bem intuitiva.

Você pode selecionar quais categorias gostariam de ficar por dentro. O resto? A extensão faz por você. Como disse no primeiro parágrafo do artigo, o mundo da programação web está em constante mudança. Ferramentas que nos auxiliam a ficar por dentre de novidades já quebra um galho gigantesco.

Toggl Button

Particularmente esta extensão foi a que mais me chamou atenção. Ela deve entrar na sua lista de ferramentas para desenvolvimento web, principalmente se você é um freelancer. O objetivo é acompanhar o tempo gasto em um projeto.

Toggl Button vem com um cronômetro Pomodoro integrado. Além disso, permite que você sincronize com diversos programadores de produtividade, como Slack, Trello e GitHub. Outra feature incrível é que ele exibirá uma notificação quando você estiver ocioso, permitindo descartar a hora.

Ferramentas para desenvolvimento web.

As melhores oportunidade no mercado de TI.

Lighthouse

Uma das ferramentas para desenvolvimento web tem a finalidade de melhorar o desempenho e a qualidade de suas páginas web. Com a extensão é possível gerar relatórios e verificar quais pontos de melhoria no site.

O Lighthouse é produzido pelo Google, portanto utiliza os mesmos fatores de classificação de pesquisa.

CSS Peeper

A extensão é um “visualizador” CSS, ou seja, permite que você extraia o CSS e crie guias personalizáveis. Com isso, você consegue inspecionar as regras de qualquer elemento da página e visualizar de maneira simples e organizada. A extensão é mais intuitiva que o Inspect Element, porém não é possível alterar os estilos na hora.

Você pode baixá-la aqui.

Web Developer Checklist

As ferramentas para desenvolvimento web permitem que você não se esqueça de alguns pontos antes de entregar o projeto para o cliente. A extensão analisa uma página da web e permite que você descubra áreas problemáticas.

Você pode baixá-la aqui.

Conclusão

Há diversas maneiras de melhorar a produtividade de seus projetos, uma delas são as extensões. Além disso, nos ajudam a evitar e solucionar problemas antes de entregarmos para o cliente. Há milhares delas disponíveis na Web Store do Chrome e com certeza terá uma que te auxiliará.

Espero que tenha gostado da lista. Se você usa outra extensão, compartilhe conosco nos comentários 🙂

 

PROGRAMATHOR

 


Consiga um emprego!

Está buscando novas oportunidades como desenvolvedor?  Acesse a ProgramaThor, uma startup focada no recrutamento de desenvolvedores. Para se candidatar às vagas para programador e receber notificações em casos de matching, basta se cadastrar e completar seu perfil corretamente.

VAGAS PARA PROGRAMADORES

Este artigo foi inspirado no texto da SitePoint.

Compartilhar

Sobre o autor

Guilherme Luis
Guilherme Luis
Estudante de Administração de empresas, transformo ideias em palavras. Fascinado por marketing e criações.