Não tem sido raras as notícias sobre empresas que têm realizado demissões em massa ou layoffs, no caso de empresas de tecnologia. Essa situação tem deixado muitos profissionais em alerta, preocupados se serão os próximos a fazer parte dessa onda. 

Por outro lado, líderes e profissionais de RH têm sentido dificuldade em manter seus times motivados diante de tantas notícias desse tipo ou mesmo manter a motivação de quem ficou, após o desligamento de parte do time.

Acompanhe esse conteúdo e entenda mais sobre como lidar com essas situações.

Demissão em massa: por que tem acontecido?

Antes de mais nada é importante ressaltar que a sensação de insegurança e instabilidade é natural após a onda de demissões em massa que tem ocorrido em empresas do mundo todo, desde o início desse ano. Se você é um profissional que está preocupado com isso, entender as causas de tantos layoffs pode amenizar um pouco essa sensação. 

Enquanto no cenário internacional vemos Big Techs como Meta, Amazon e Alphabet encabeçando o movimento de layoffs, no Brasil destacamos as empresas de inovação e tecnologia iFood, Amazon Brasil, C6 e PagSeguro. Todas elas rechearam os noticiários com informações sobre grandes quantidades de funcionários demitidos de uma única vez.

Dentre os principais fatores que contribuíram para que essas empresas realizassem essas demissões, estão a incerteza diante do cenário de guerra entre Ucrânia e Rússia, a desaceleração do crescimento econômico em virtude da recessão em alguns países e a alta da inflação. 

Com isso, os investidores, empreendedores e empresários se veem obrigados a agir de forma conservadora, buscando reduzir as despesas de suas empresas, como estratégia para que a receita obtida seja suficiente para manter o negócio girando. Infelizmente, não é segredo para ninguém que quando se trata de corte de despesas, uma das primeiras iniciativas é a redução do quadro de funcionários.

Demissão em massa: como lidar?

Sabendo disso, é importante que os profissionais impactados por layoffs estejam cientes de que foram fatores externos que ocasionaram o seu desligamento, não tendo a ver diretamente com o seu desempenho profissional.

É essencial, então, que os líderes e profissionais de RH sejam muito transparentes em relação a isso, evitando possíveis impactos emocionais como a síndrome do impostor e o burnout, tanto nos funcionários desligados, quanto nos que ficarem. Essa empatia é uma das habilidades mais buscadas em profissionais de RH.

Dessa forma, evita-se que o profissional deixe de acreditar em seu potencial, o que poderia ser altamente prejudicial na busca de uma nova oportunidade de emprego. Por situações desse tipo que o mercado busca profissionais de RH cada vez mais capacitados para promover um RH mais humano.

Quanto aos profissionais temerosos, é importante também que estejam atentos e se mantenham proativos, buscando trabalhar com dedicação para obter os resultados mais interessantes para o negócio no momento, ou seja, investindo sua energia nos projetos e iniciativas que trarão maior retorno para as definições estratégicas da empresa.

Isso trará relevância para a sua atuação, tornando sua posição menos vulnerável em casos de crise e, consequentemente, quando houver necessidade de redução de headcount.

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Como manter o time que fica motivado?

Além de realizar o processo de desligamento da forma menos dolorosa e impactante possível, os líderes e o RH ainda têm a difícil missão de motivar quem fica. Veja então algumas dicas do que fazer nesse cenário:

  • Comunicação transparente: é fundamental que a empresa mantenha uma comunicação clara e transparente com todo o time, a fim de esclarecer dúvidas e trazer informações relevantes que amenizam o clima de tensão e não dê oportunidade para que a “rádio peão” dissemine informação conflituosa.
  • Comunicação periódica: não basta que a comunicação citada no item anterior seja pontual. Ela precisa ser frequente, de modo que o time consiga ter visibilidade sobre como o negócio está se comportando frente às movimentações do mercado.
  • Rituais de gestão mais participativos: é interessante que a alta liderança promova encontros com o time, em pequenos grupos, a fim de compartilhar a situação do negócio e os impactos gerados pelo mercado. Isso pode inclusive proporcionar momentos de colaboração do time, com ideias para ajudar a melhorar a situação da empresa.
  • Canal de relacionamento: outra boa ideia é que a empresa disponibilize um canal de relacionamento, o qual os funcionários possam acessar para tirar dúvidas sempre que necessário.
  • Feedbacks: a aplicação de feedbacks assertivos é essencial para alinhar expectativas entre líderes e liderados, ajudando a direcionar as ações e trazendo clareza para o funcionário sobre o seu desempenho. Isso ajudará a garantir o engajamento e a motivação.

Você já teve que lidar com uma demissão?

Se você é um líder ou profissional de RH, certamente já teve que desligar algum funcionário durante a sua carreira. Sem dúvidas essa é uma das ações mais difíceis de se executar, por isso, é muito importante que você nunca deixe de buscar conhecimento e aprimoramento profissional, a fim de que aprenda cada vez mais a lidar com esse tipo de situação da melhor forma.

Se você é um profissional impactado por uma demissão em massa ou layoff, não deixe de conferir nosso conteúdo sobre como criar o currículo ideal e explore todas as oportunidades de trabalho que o mercado oferece, principalmente para programadores.

Caso tenha dúvida, sugestões ou comentários sobre o tema, escreva aqui!

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