Se você é um profissional da área de RH e está com planos de buscar uma nova vaga em 2023, confira nesse conteúdo quais são as habilidades que tendem a mais ser requisitadas para os profissionais que atuam com as áreas relacionadas aos cuidados com gente, nas empresas.

Habilidades mais buscadas em 2023 para profissionais de RH

Para se destacar nos processos seletivos, fique atento as competências e soft skills que você deve desenvolver para crescer na carreira: 

  1. Flexibilidade e adaptabilidade

Considerando todas as mudanças que a área de RH sofreu durante o período de pandemia, não é de se estranhar que tanto a flexibilidade quanto a adaptabilidade sejam algumas das principais habilidades necessárias nos profissionais dessa área.

Isso porque essas duas características acabaram se tornando essenciais na realização de todos os processos da área de RH à distância, como o onboarding, por exemplo. 

E quando se trata de processos à distância que envolvem pessoas, como é o caso do recrutamento e seleção online, sem dúvidas, requer muita adaptabilidade e flexibilidade, já que o processo acaba sendo totalmente diferente de como é feito de maneira presencial.

Dessa forma, as atividades precisaram ser reorganizadas e em alguns casos, reaprendidas; processos modificados e adaptados, enfim, tudo isso acabou requerendo que os profissionais também se preparem para poder exercer as suas funções com tranquilidade e confiança.

Além disso, os profissionais de RH precisarão ser mais flexíveis para lidar com todas as mudanças ocorridas na empresa, mudanças como um todo. Atender os colaboradores à distância, tornar os processos da empresa mais flexíveis visando o home office, são alguns exemplos de atuações importantes da área de RH, nessa nova forma de trabalhar que o mercado tem vivido.

  1. Inteligência emocional

Não há dúvidas de que durante a pandemia vivemos momentos difíceis, com perdas, preocupações e mudanças que vieram para ficar e que causaram grandes impactos na rotina de todos. Com isso, passamos a viver um “novo normal” como muitos dizem, inclusive no âmbito profissional.

Com isso, o RH passou a ter um papel fundamental para auxiliar nos cuidados emocionais e psicológicos dos colaboradores, ajudando a promover iniciativas de acolhimento e tratativas de saúde mental e, também, física – uma vez que a pandemia ainda não acabou e que os impactos causados por ela ainda estão aí.

Sem dúvidas, para lidar com tudo isso, o desenvolvimento da inteligência emocional se faz ainda mais necessário no dia a dia de todos.

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  1. Pensamento analítico

Nunca antes foi tão essencial saber trabalhar com dados. Quando se fala de RH então, sabemos que as possibilidades de gerar informações extremamente relevantes para a empresa são variadas, a exemplo do uso de Big Data no RH.

Afinal, um processo seletivo pode ser otimizado e agilizado com o uso de dados. Além disso, os processos de RH da empresa e até mesmo a busca da qualidade e de equilíbrio do clima organizacional, também podem ser apoiados pela coleta e análise adequada de dados.

  1. Tecnologia e inovação

Ainda na mesma linha do item anterior, para saber lidar com dados pensando em BI e Analytics, por exemplo, o profissional de RH precisa ter conhecimento em tecnologia e inovação.

O conhecimento em tecnologia tem sido uma exigência para todas as áreas de qualquer empresa, visto que automações, inovações e reformulações de processos utilizando tecnologia, tem feito parte de todas as áreas.

No entanto, na área de RH esse conhecimento tende a ser ainda mais relevante, já que essa área não apenas passou a fazer uso de muitas tecnologias em seu dia a dia, como também, é a responsável por trazer os profissionais com conhecimentos em tecnologia, do mercado.

Inclusive, muitas empresas têm adotado a estratégia de definir um time específico ou ao menos uma pessoa do RH, para atuar como um “business partner” da área de tecnologia, sendo esse profissional o responsável unicamente pelo recrutamento e seleção de profissionais de TI.

  1. Ser questionador

Com o surgimento de movimentos como o da Grande Renúncia, que demonstram que as pessoas passaram a exigir ambientes profissionais que proporcionem mais flexibilidade e bem-estar, as empresas precisam rever suas estratégias, a fim de se tornarem interessantes para os candidatos.

Com isso, o profissional de RH precisa, mais do que nunca, ser questionador, buscando soluções que ajudem a acelerar seus processos e melhorar a qualidade de vida dos colaboradores na empresa.

Então, é essencial que o RH se torne o ponto de partida de iniciativas que melhorem o clima organizacional e promovam um ambiente atrativo e agradável para trabalhar, sendo fundamental que os profissionais dessa área saibam questionar os processos e condições atuais, a fim de identificar oportunidades de melhoria.

Você sabe quais são as tendências do RH para 2023?

Se você conferiu nosso conteúdo sobre as tendências do RH para 2023, deve ter notado o quão é importante o papel que a área de RH tem nas estratégias da empresa, principalmente àquelas relacionadas a pessoas, já que essas são os fatores essenciais para o sucesso das organizações. 

Por isso, as melhorias e inovações dessa área não param de acontecer, com cada vez mais ferramentas digitais entrando para agilizar os processos, no mesmo ritmo no qual cada vez mais surge a necessidade de aperfeiçoamentos comportamentais dos profissionais de RH. 

Não deixe então de desenvolver suas soft skills e, caso tenha dúvidas ou sugestões sobre o tema, escreva aqui!

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