Você profissional se sente sobrecarregado e muitas vezes esgotado? Tem a impressão de que suas atividades nunca acabam e sente um peso enorme por ter que dar conta de tudo? Pois é: você pode estar com a síndrome de Burnout. Acompanhe esse conteúdo para entender o que é e como evitá-la.

Burnout: o que é

Chama-se Burnout o distúrbio psíquico decorrente de tensão emocional em excesso e sensação de estresse, ocasionados ao realizar atividades profissionais desgastantes e exaustivas e/ou sob um ambiente profissional depreciativo.

Normalmente o Burnout acompanha um cansaço excessivo que leva a desmotivação e, consequentemente, afeta o desempenho do profissional. Além disso, como qualquer outro distúrbio psíquico, essa síndrome acompanha sentimentos negativos como frustração, falta de iniciativa, esgotamento e até depressão. 

Como identificar o Burnout

Se você se sente desmotivado, estressado e extremamente cansado do seu trabalho e teme que seja Burnout, observe se algumas dessas sensações (e até alguns sintomas físicos) têm sido comuns para você:

  • Esgotamento físico e mental, 
  • Desinteresse pelas atividades de trabalho, 
  • Você nutre sentimentos ruins pelo ambiente de trabalho, 
  • Falta de vontade de trabalhar, levando ao absenteísmo,
  • Impotência,
  • Falta de perspectiva,
  • Irritabilidade, 
  • Ansiedade, 
  • Baixa autoestima, 
  • Dificuldade de concentração,
  • Variações extremas de humor,
  • Pessimismo, 
  • Enxaqueca, 
  • Fadiga, 
  • Palpitações, 
  • Alterações de pressão, 
  • Tensão muscular, 
  • Dificuldade para dormir.
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O que acarreta o Burnout?

Acúmulo de tarefas, excesso de responsabilidades, pressão, nível elevado de exigência e cobranças, enfim, são situações que favorecem o surgimento da síndrome. Falta de priorização de demandas, time subdimensionado, falta de planejamento e perfeccionismo profissional, estão entre os principais causadores de Burnout.

Além disso, embora seja uma realidade que a tecnologia tem se tornado cada vez mais importante para o nosso dia a dia, é preciso saber usá-la com responsabilidade a fim de evitar que se torne um canal que favoreça o surgimento do Burnout. A diversidade de canais digitais disponíveis, por exemplo, se não usada com parcimônia, pode causar a sensação de sobrecarga de trabalho. 

Muitos profissionais, inclusive, alegam ter a sensação de trabalhar 24 horas por dia, e isso faz com que se sintam no dever de estarem disponíveis e acessíveis para o trabalho o tempo todo, respondendo mensagens, e-mails e atendendo ligações.

Além do excesso de trabalho com a carga horária ultrapassada, essa situação reforça o sentimento de pressão, dificultando os tão necessários momentos de pausa e relaxamento.

Como evitar ou se livrar dessa síndrome

O autocuidado é fundamental tanto para evitar quanto para reverter um quadro de Burnout já instalado. Para isso é indispensável saber identificar seus limites e, embora pareça clichê, saber dizer não. Esteja atento aos seus sentimentos e sensações em relação ao seu trabalho e procure ajuda se observar que não está bem.

Além disso, o controle do estresse através de uma rotina equilibrada entre trabalho e vida pessoal, incluindo atividades saudáveis como a prática de exercícios físicos ou de relaxamento, é fundamental. Contar com uma liderança compreensiva e colaborativa também é um aspecto importante.

Organize suas atividades, peça ajuda quando necessário, saiba recusar atividades que excedam sua capacidade de entrega e priorize suas demandas. Algumas metodologias podem ser muito úteis na hora de definir prioridades e organizar a rotina.

No entanto, um ponto importante a destacar é que em alguns casos a síndrome é desencadeada por gatilhos graves como assédio moral ou sexual. Casos como esses são ainda mais sérios e precisam ser tratados com apoio psicológico e jurídico.

É importante que, ao perceber que o quadro de Burnout está instalado ou se instalando, rapidamente busque formas de reverter o cenário o quanto antes. Aqui o exercício da empatia é muito necessário, aumentando o laço de confiança e transparência entre líder e liderado, permitindo um melhor direcionamento de atividades e, também, de um feedback assertivo.

Esteja atento ao Burnout: isso é muito importante!

Infelizmente algumas empresas ainda negam que o Burnout seja uma realidade, se recusando a aceitar que seus colaboradores estão sujeitos a isso. É preciso que todos estejam engajados para ajudar a mudar esse quadro. Todos devem ficar sempre atentos a ambientes potencialmente insalubres, estressantes e que sejam cenários de assédio. Lembre-se inclusive, que assédio é uma das principais causas de processos trabalhistas.

Se você se identifica com os sintomas e sensações citados nesse conteúdo, ou se você identifica esses sinais em um de seus colegas de trabalho (confira nosso artigo com dicas para motivar o time): fique atento e busque ajuda o quanto antes. E caso tenha dúvidas e comentários sobre o tema, compartilhe-os aqui.

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