Relações organizacionais que vão além do profissional e que enxergam os colaboradores como pessoas, considerando as suas necessidades, dificuldades e sonhos. Sim, hoje falaremos sobre a nova tendência de RH dentro das organizações, a do RH mais humano. 

O relacionamento dentro do RH mais humano, é muito mais próximo do que conhecemos. O principal objetivo da organização, através do seu RH humanizado, é ter cuidado com o colaborador além dos espaços do escritório. Afinal, há uma pessoa cheia de sentimentos atuando dia após dia para o sucesso da empresa.

Os líderes seguem os mesmos princípios da empresa com o RH humanizado. Eles conseguem compreender a história de cada uma das pessoas com as quais trabalha. Enfim, quer entender mais sobre essa tendência? Confira o artigo a seguir!

RH mais humano: as características

Se uma empresa deseja enxergar seus colaboradores além do aspecto profissional, para conseguir um RH mais humano é necessário: 

  • Valorização da qualidade de vida: deve haver preocupação com a qualidade de vida e o bem-estar dos colaboradores no ambiente de trabalho, tanto no que diz respeito a oferecer os benefícios e a flexibilidade adequada, quanto a prestar apoio emocional quando necessário, em caso de luto, por exemplo. Para saber a opinião de seus funcionários, o uso de pesquisas de clima e feedbacks podem ser ótimos aliados;
  • Centrar o colaborador: no RH mais humano, o colaborador é o centro das atenções. Afinal, o sucesso da empresa depende da boa atuação dos seus profissionais. Sendo assim, a organização deve criar estratégias que mantenham seus colaboradores engajados, motivados e felizes;
  • Priorização da voz do colaborador: gestores, líderes e o próprio RH sempre estarão de portas abertas para ouvir cada um de seus colaboradores, desde seus sonhos até as suas insatisfações;
  • Reconhecimento profissional: a valorização dos seus colaboradores deve ser sempre diferenciada. A empresa reconhecerá e estará constantemente criando ações que valorizem o crescimento profissional, oferecendo um plano de cargos e salários adequado.

RH mais humano: uma mudança ao longo dos anos

A tendência do RH humanizado não vem de hoje. Ele é uma resposta às mudanças trabalhistas ocorridas ao longo das décadas. Durante a revolução industrial, as pessoas trabalhavam mais de 14 horas por dia e as condições eram extremamente precárias. Naquela época, o RH apenas seguia as ordens dos donos das empresas. 

Passando pelo fordismo no início do século XX, depois pela consolidação das Leis de Trabalho (CLT) em 1943 e o início desse novo século, a burocracia era a palavra de ordem no RH. Contudo, a partir de 2011 com o surgimento do RH 4.0, o setor passou a ter uma participação mais estratégica nas organizações.

O principal objetivo do RH 4.0 é o desenvolvimento de ações que alavanquem o engajamento, a motivação e, consequentemente, a produtividade dos seus colaboradores. Desde então, o RH está cada vez mais humanizado. 

Vagas ProgramaThor - RH mais humano

RH mais humano: como funciona no ambiente de trabalho

Quando falamos sobre humanização no ambiente de trabalho, podemos afirmar que é a valorização do lado humano do colaborador dentro da instituição. Mas para que isso saia do papel, somente através de investimentos e ações é que possível acontecer.

Especialmente sobre ações, elas devem estar focadas no bem-estar físico e mental de cada colaborador, o que contribuirá para um ambiente de acolhimento e segurança. Outro ponto é que cada colaborador deve estar à vontade para dar sua opinião, para dia após dia melhorar a empresa como um todo. 

RH mais humano: os impactos positivos para a empresa

O mais interessante é que o RH mais humano não somente melhora o clima de satisfação dos colaboradores. Os clientes também são impactados positivamente por esse tipo de gestão. 

Há ainda uma resposta de valor aos acionistas ou aos donos da organização, já que todas as empresas que adotam o RH humanizado, têm uma rentabilidade financeira duas vezes maior do que outras.

Como adotar o RH mais humano dentro da minha organização?

Existem algumas estratégias que são extremamente eficazes e possíveis, tornando o RH de qualquer empresa, humanizado, tais como:

  • Estimular a comunicação e a integração: uma boa comunicação melhora qualquer ambiente. Por isso, a prioridade é usar a comunicação não-violenta, evitando conflitos e enfatizando o bom relacionamento;
  • Conhecer profundamente e individualmente cada profissional: através da análise de níveis de rotatividade, absenteísmo, atrasos e faltas, além do feedback de cada profissional individualmente, é mais fácil entender as necessidades dos colaboradores. Essa ação pode não só melhora o clima, como sanar eventuais problemas antes mesmo de acontecerem;
  • Fornecer um ótimo pacote de benefícios corporativos: o benefício vai muito além do salário em si, ele traz ações voltadas à saúde emocional, física e psíquica dos colaboradores. Podemos citar como exemplos: plano de saúde, gympass, parcerias com universidades, vale-cultura, dentre outros.

A importância de uma gestão mais humana nas instituições

Por serem ações direcionadas aos colaboradores da empresa, a gestão mais humana tem impacto direto na produtividade e no clima organizacional da empresa. Então, além disso, podemos destacar como vantagens na adoção do RH mais humano:

  • Comunicação mais clara e objetiva entre todos os colaboradores;
  • Atração e retenção de talentos;
  • Diminuição dos índices de rotatividade e absenteísmo;
  • Potencialização dos desempenhos;
  • Maximização no engajamento dos colaboradores.

RH mais humano: pensando no futuro 

O RH mais humano não é apenas olhar o colaborador como um número. A partir do momento que a empatia é usada, tanto o bem-estar e o engajamento dessa pessoa mudarão, além do ambiente em que ela trabalha.

Conhecer individualmente cada profissional, permite que a empresa saiba o perfil, os pontos fortes e fracos, além dos sonhos de seus colaboradores. Todo esse olhar diferenciado faz com que os gestores tenham maior compreensão, priorizando a comunicação não-violenta e agindo de maneira democrática. 

O melhor de tudo, é que o trabalho se tornará fluido, mais profissional e com valor agregado, já que agora todos são uma única família. 

Deixe o seu comentário sobre o RH humanizado!

Após esse artigo, foi possível compreender a importância do RH mais humano para organizações? Caso você tenha mais alguma dúvida ou sugestão, compartilhe conosco nos comentários a seguir!

ProgramaThor - RH mais humano

Recrute um desenvolvedor!

Está procurando um desenvolvedor para sua empresa? A ProgramaThor é o melhor lugar para encontrar este profissional. Nossa plataforma é totalmente focada em desenvolvedores. Para se candidatar, exigimos que os desenvolvedores sejam compatíveis à sua vaga.

Ainda não testou? Cadastre-se e ganhe 30 dias para testar a plataforma e divulgar até 5 vagas sem custo.

Compartilhar