Demissões em massa e enxugamento de operações vêm ocorrendo desde o começo de 2023. O temor é que o ano ainda está no começo e as incertezas na área de tecnologia são muitas, especialmente para quem está começando a carreira ou já atua no setor.

Por que será que isso está ocorrendo? Como um profissional da área de tecnologia da informação pode fazer para se recuperar caso seja impactado por um layoff?
Confira o artigo que preparamos sobre o assunto e entenda as principais causas da layoff e se você deve realmente se preocupar! Boa leitura!

O que é layoff?

O layoff nasceu ainda no século XIX durante a revolução industrial. Naquela época, era comum as fábricas terem oscilações tanto com relação à demanda e como devido aos ciclos econômicos. Por conta disso, os empresários daquele século encontraram uma solução para manter a saúde financeira: redução do quadro de funcionários nos períodos de baixas vendas.

O layoff é uma ferramenta estratégica usada pelas organizações para minimizar custos trabalhistas. Normalmente, o layoff ocorre quando há problemas financeiros ou reestruturação organizacional. A ferramenta é comum por todo o globo e ainda é considerada umas das estratégias mais importantes para as instituições conseguirem passar pelas grandes turbulências econômicas. 

No caso das empresas que decidem pelo layoff em crises econômicas, as práticas comuns são:

  • Demissões em massa;
  • Redução da jornada de trabalho;
  • Demissão voluntária;
  • Aposentadoria antecipada;
  • Demissão por justa causa;
  • Suspensão temporária de contratos;
  • Férias coletivas.

Nomenclatura correta: layoff ou demissões em massa?

No caso das empresas do segmento de tecnologia da informação, quando surgem notícias sobre layoffs, existe a dúvida se elas realmente se configuram como uma ou é a chamada demissão em massa? Afinal, se traduzirmos o substantivo do inglês para português, o significado literal é demissão em massa.

Contudo, ainda que demissão em massa e layoff estejam relacionados, eles não são exatamente a mesma coisa. Enquanto o layoff é uma ferramenta estratégica que dispõe de inúmeras práticas para manter a saúde financeira da instituição, nem sempre as empresas decidem pela demissão em massa. Já a demissão em massa em si, é a prática de demitir um número vasto de funcionários ao mesmo tempo para que haja alterações financeiras.

Sendo assim, por conceito, layoff pode ser considerado a redução temporária ou permanente de um número de colaboradores por conta de questões financeiras ou mudanças estruturais. 

Causas possíveis para layoff pós-covid

Durante os anos 30, especialmente por conta da Grande Depressão, o layoff tornou-se uma prática costumeira. Em comparação a quase um século atrás, por conta da pandemia de covid-19 e a guerra entre Rússia e Ucrânia, muitas empresas tiveram que enxugar seus gastos e optaram pelo layoff.

O novo século foi marcado pela transformação tecnológica. Por conta de investimentos intensos e crescimento acelerado no segmento de tecnologia, alguns economistas apontam que o mercado acabou “inchado”.  Mas durante os anos de pandemia, a inflação do mercado tornou-se visível ao mundo.

Nos dois últimos anos, o cenário econômico é de juros altos e investidores regredindo. Ou seja, as empresas vêm recebendo menos aporte financeiro e têm muito mais concorrência das tecnologias que se transformam a todo momento. Por isso, as grandes organizações começaram a olhar com maior cuidado as suas operações e, por isso, optaram por minimizar todos os seus custos.

Vagas ProgramaThor - Layoff em TI

Layoff e futuro

A verdade é que o cenário macroeconômico não é um dos mais promissores para os próximos anos. Possivelmente, o mercado de TI continuará incerto por algum tempo. Infelizmente, as demissões afetam o desempenho do setor na Bolsa de Valores, criando um ciclo contínuo, que se retroalimenta. 

Além disso, o crescimento acelerado observado desde o começo do século XXI não voltará a acontecer. A tendência do segmento é ter um crescimento mais estável agora. Para ficar mais compreensível, observe o caso da gigante Amazon: muitos investimentos no aumento da estrutura para atender à alta demanda de comércio virtual durante a pandemia. Agora, as vendas online diminuíram muito, resultando em redução de funcionários da empresa.

Casos semelhantes ocorreram no grupo Meta (dona da Facebook, Instagram) que investiu no Metaverso. No entanto, o resultado não foi o esperado, contribuindo para o layoff. Por isso, o layoff não está apenas ligado à economia em si, mas, também, às escolhas errôneas das grandes corporações.

Dicas de sobrevivência ao layoff (como superar o momento)

Se você ainda está no começo da sua vida profissional, deve estar inseguro com a enxurrada de notícias negativas. É importante relembrar que crises ocorrem de tempos em tempos. Todos nós seremos impactados de alguma forma, mas é mais fácil sobreviver do que você imagina.

O primeiro ponto é não desistir dos seus sonhos, especialmente se você gosta da área de TI. Investir não é gastar dinheiro. Investir é pensar alto e no seu futuro como profissional. A segunda questão é que as empresas estão passando por instabilidades e adaptando-se ao atual cenário. Como já observado outras vezes, tudo voltará ao normal e as vagas de TI continuarão existindo sempre.

Contudo, a partir do momento em que há organização e planejamento pessoal, fica mais fácil enfrentar esses novos desafios! Confira algumas dicas de como não temer o layoff:

  • Estude em instituições de nome (tanto para graduação como pós-graduação): estar preparado para atuar no mercado é mais do que necessário. Isso significa buscar conhecimento em locais preparados, que ofereçam certificados, com formação atualizada e de qualidade. Isso já é meio caminho andado para um bom currículo;
  • Mantenha-se constantemente atualizado: todos os dias surgem novas ferramentas, abordagens e tecnologias. No ano de 2023, por exemplo, a inteligência artificial é a bola da vez. Pesquise a fundo e tenha como diferencial o conhecimento sobre essa pauta. Por fim, jamais deixe de estudar e estar por dentro das novidades;
  • Invista no inglês: não basta saber o verbo “to be”. A fluência não está apenas ligada às linguagens de programação, saber inglês de verdade pode abrir a porta para novas oportunidades. Profissionais com fluência na língua conseguem colocação em vagas internacionais e com a oportunidade de ascensão meteórica na área;
  • Confie no networking: muitos profissionais ainda subestimam o poder do networking, mas uma boa rede de contatos faz diferença em momentos delicados. Aproveite o LinkedIn, crie conexões e estude todas as ferramentas existentes (que ajudam muito!);
  • Desenvolva suas competências e habilidades: procure o autoconhecimento. Quando você compreende a si mesmo, suas características podem fazer diferença na hora da contratação. Desenvolva sua forma de comunicação, trabalho em equipe, dentre outros pontos, que são relevantes para uma boa convivência profissional.

Aposte em si mesmo!

Está vendo que se baseando nos pilares acima, você não precisará temer o layoff

Caso você tenha mais dúvida sobre o tema, deixe nos comentários abaixo para que possamos responder em breve!

ProgramaThor - Layoff em TI

Recrute um desenvolvedor!

Está procurando um desenvolvedor para sua empresa? A ProgramaThor é o melhor lugar para encontrar este profissional. Nossa plataforma é totalmente focada em desenvolvedores. Para se candidatar, exigimos que os desenvolvedores sejam compatíveis à sua vaga.

Ainda não testou? Cadastre-se e ganhe 30 dias para testar a plataforma e divulgar até 5 vagas sem custo.

Compartilhar