2019 chegou e com isso estabelecemos, ou deveríamos estabelecer, nossos objetivos para o novo ano. Não importa o que você planeja fazer, ir à academia três vezes por semana, aprender uma nova linguagem, encontrar um novo emprego, melhorar seu curriculum. A questão é: você sabe como alcançá-los? Por isso separamos algumas dicas de como ser mais produtivo em 2019.

Em dezembro, publicamos artigos com ferramentas, truques e dicas de algumas linguagens para aprender em 2019. Nada melhor do que ajudar a organizar sua vida e colocar em prática tudo que aprendeu.

Hacks de produtividade

Se você for pesquisar na internet dicas de como ser mais produtivo, provavelmente irá achar especialistas prometendo te deixar mais produtivo com suas dicas. É fato que há truques muito valiosos. Um exemplo muito eficiente e que eu mesmo uso é a Técnica Pomodoro.

Ela funciona muito bem para mim, pois divide tarefas em pequenos pedaços, os quais podem ser realizados em períodos de 25 minutos. Dessa maneira, consigo me manter focado em realizá-las. Posso afirmar uma coisa: a melhor técnica de produtividade é aquela que faz diferença para você! O melhor caminho para encontra-la é testar e ver qual traz mais resultado.

Hábitos impulsionam produtividade

Realizamos tarefas inconscientemente todos os dias, isso porque elas estão impregnadas na nossa rotina. Provando que podemos seguir um sistema sem muitos problemas. Então porque não criar o nosso próprio sistema?

Todos nós temos estilos de vida diferentes, tarefas diferentes a serem realizadas. Então, a próxima pergunta é: como você pode aproveitar seus hábitos e como ser mais produtivo em 2019? Abaixo estão algumas dicas para criar sua própria rotina:

1. Identifique suas tarefas diárias

O primeiro passo é saber o que você faz diariamente. Escreva tudo em uma folha de papel, ou onde preferir. Depois disso, agrupe e organize as tarefas por data ou por tema. Diga você mesmo quais são as prioridades, coloque em cor mais forte aquelas mais importantes.

Depois de agrupar as tarefas por categoria, você pode decidir uma programação mais detalhada. Adicionar em um período ou se é uma tarefa repetida, certifique-se de copiar e colar essas informações para os dias em que você precisa fazer essas atividades.

2. Tente criar um prazo

A palavra “prazo” pode criar um receio em algumas pessoas. Mas ao contrário da crença popular, criar um período não é uma contagem regressiva. Ele ajuda a alocar tempo disponível para as outras tarefas. Costumamos dizer que não temos tempo para nada, a verdade é que sempre haverá tempo suficiente se soubermos usá-lo com sabedoria.

Aprender um framework de Javascript demanda mais tempo que enviar um e-mail, isso é óbvio. Mas devo aprender em um dia e ocupar grande parte da minha rotina ou posso distribuir ao longo da semana? Isso são perguntas que você deve fazer frequentemente e a resposta varia para cada pessoa.

3. Seja flexível

Diariamente nos deparamos com imprevistos e devemos estar preparados para os mesmos. Abrir espaço para eventos inesperados em sua rotina pode significar desperdiçar seu tempo para algo que talvez nunca aconteça. Mas, mesmo que nenhum imprevisto aconteça, você pode usar esse tempo vazio para realizar tarefas rápidas ou adiantar atividades mais longas.

Uma alternativa é encaixar os períodos de flexibilidade com as pausas no trabalho. Parar o que está fazendo e descansar, nem que seja por 5 minutos, é essencial para nos manter focados e mais produtivos. Importante ressaltar que nesse período de relaxamento, tente não pensar em nada relacionado ao trabalho ou tarefas seguintes.

4. Teste sua nova rotina

Por fim e talvez a mais importante na minha visão é testar sua rotina. Aprendemos com os erros e não vamos montar a melhor rotina logo de primeira. Teste sua rotina por alguns dias ou semanas e aplique mudanças as quais sejam necessárias.

Vale ressaltar que será uma grande batalha no começo, mas como falei no início do texto, realizamos tarefas inconscientemente e depois de um tempo seguindo o nosso próprio sistema, iremos realizar as atividades automaticamente. Portanto, a melhor teoria de produtividade é aquela que funciona para você.

Espero que tenha gostado das dicas. Utilize o espaço dos comentários para compartilhar feedbacks, dicas e experiências.

PROGRAMATHOR


Consiga um emprego!

Está buscando novas oportunidades como desenvolvedor?  Acesse a ProgramaThor, uma startup focada no recrutamento de desenvolvedores. Para se candidatar às vagas para programador e receber notificações em casos de matching, basta se cadastrar e completar seu perfil corretamente.

VAGAS PARA PROGRAMADORES

Esse artigo é inspirado no texto do Medium

Sobre o autor

Guilherme Luis
Guilherme Luis
Estudante de Administração de empresas, transformo ideias em palavras. Fascinado por marketing e criações.

Compartilhar