O tempo passa e Javascript continua sendo a linguagem mais utilizada, logo em seguida temos HTML e CSS. O cenário não mudará muito nessa reta final de 2018 e começo de 2019. Com isso novas bibliotecas de Javascript são criadas e atualizadas.

Separamos uma lista de 5 bibliotecas de Javascript para aprender em 2019, as quais serão muito úteis para agilizar e facilitar seu desenvolvimento.

Assim como a evolução da linguagem, muitas bibliotecas de Javascript cresceram no GitHub nos últimos anos. Aqui está uma pequena lista:

1. Underscore & Lodash (dah)

Algumas pessoas podem conhecer ou já ouviram falar dessas bibliotecas de Javascript. Underscore foi criada para fornecer funções de utilidade para tarefas comuns do JS. Lodash, pacote mais baixado, foi criado para fornecer suporte para matrizes, cadeias de caracteres e objetos.

Desde então, Lodash tornou-se um “superconjunto” do Underscore e ambos são mantidos pelos colaboradores principais.

2. Ramda

Essa biblioteca é projetada para programação funcional, portanto facilita a criação de pipelines funcionais que não alteram dados do usuário. Além disso, Ramda organiza todos os parâmetros de acordo com a facilidade de uso.

Leia também: “5 coisas que você pode aprender com projetos de JavaScript”

3. Moment/date-fns

Uma das bibliotecas de Javascript que possui mais estrelas no GitHub. Moment. js é uma biblioteca de manipulação de data e hora em JavaScript para analisar, validar, manipular e formatar datas. A biblioteca foi projetada para funcionar tanto no navegador quanto no Node.js.

Date-fns é uma biblioteca de manipulação de tempo cada vez mais popular para JS. Escolhida por muitos desenvolvedores para substituir o Moment.js fornecendo mais de 130 funções para manejar datas no navegador e no Node.js.

4. ChanceJS

Chance é um gerador minimalista de strings aleatórias, números, etc. A biblioteca de Javacript ajuda a reduzir alguma monotonia, enquanto você escreve testes automatizados ou em qualquer lugar que você precise de algo aleatório.

Essa biblioteca é extremamente útil, pois tendemos a repetir nossos padrões quando solicitados a gerar coisas aleatórias.

5. ChartJS

Essa biblioteca é responsável por 8 tipos diferentes de visualização de dados, cada um deles animado e personalizável. Chart.js permite criar gráficos HTML5 simples usando a tag <canvas>, com excelente desempenho de renderização em todos os navegadores.

Espero que tenha gostado das bibliotecas de Javascript que separamos. Você pode conferir outras no artigo da Bits and Pieces, o qual utilizei de referência para escrever esse texto.

Utilize o campo dos comentários para compartilhar outras bibliotecas, feedbacks e experiência.

PROGRAMATHOR


Consiga um emprego!

Está buscando novas oportunidades como desenvolvedor?  Acesse a ProgramaThor, uma startup focada no recrutamento de desenvolvedores. Para se candidatar às vagas para programador e receber notificações em casos de matching, basta de cadastrar e completar seu perfil corretamente.

VAGAS PARA PROGRAMADORES

Esse artigo é inspirado no texto da Bits and Pieces.

Sobre o autor

Guilherme Luis
Guilherme Luis
Estudante de Administração de empresas, transformo ideias em palavras. Fascinado por marketing e criações.

Compartilhar