Com o enorme crescimento dos aplicativos, e-commerce e inteligência artificial, separamos 7 dicas para desenvolvedores Node.js começarem 2019 com o pé direito.

Apesar do foco em programadores Node.js, há dicas que podem ser valiosas para programadores de outras linguagens.

1. Conheça mais de uma tecnologia de API

O estilo de arquitetura REST define um conjunto de propriedades e restrições em HTTP. Essa tecnologia de API é ótima para o propósito para a qual foi criada, ou seja, ter controle sobre modificações e consultas. O estilo REST, no entanto, fica aquém em outros casos de uso muito comuns. Um exemplo é execução de consultas semelhantes que podem retornar um conjunto diferente de dados.

Vários estilos de API podem coexistir facilmente, por isso é importante conhecer mais de uma tecnologia. Uma das dicas para desenvolvedores Node.js é GraphQL, um ótimo candidato para aprender em 2019. Essa linguagem foi criada em 2012 pelo Facebook e é considerada uma alternativa para arquiteturas REST.  Algumas das suas aplicações mais populares são: pesquisa dinâmica, fonte de dados hierárquica e comunicação de servidor para servidor.

2. Enriqueça seu portfólio

Conheça novas técnicas de testes e enriqueça seu portfólio com as mesmas. Nos últimos 10 anos, o mundo de desenvolvimento passou por diversas mudanças, a partir disso, algumas técnicas modernas de testes complementam as tradicionais, às vezes, podem até substituí-las. Dessa maneira, você pode obter novas técnicas de testes mais enxutas, com um ROI melhor.

3. Pense como um invasor

Um ótimo caminho para melhorar o nível de segurança é aprendendo ferramentas e técnicas de ataque. A quantidade de tipos de ataque é esmagadora. Depois de começar a fazer isso, não é tão assustador. Basta familiarizar-se com os tipos de ferramentas comuns de ataque, desenhar a arquitetura e os fluxos do seu aplicativo e pensar em como você o atacaria. Com o tempo, você começará a pensar na segurança em toda decisão de design e toda linha de código.

4. Aprenda Kubernetes

Kubernetes (K8S) é uma infraestrutura para componentes de aplicativos que fornecem serviços de rede, scale-out, implementação e outros serviços de backbone. É quase um padrão para hospedar aplicativos. K8S automatiza a implantação, o dimensionamento e a gestão de aplicações em contêiners. Ele funciona com uma variedade de ferramentas de conteinerização, incluindo Docker.

Além disso, sua popularidade é fenomenal: suportada por todos os fornecedores de nuvem. Até 54% das empresas já possuem pelo menos um cluster K8S. Qualquer hora que você gasta para aprofundar suas habilidades em Kubernetes será compensada.

5. Tecnologia Blockchain

Blockchain é uma tecnologia que visa a descentralização como medida de segurança. Não apenas para a funcionalidade Bitcoin e crypto, mas blockchain também podem ser usados para qualquer transação de manipulação de sistema distribuído. O e-commerce tem muito espaço para crescer ainda, portanto a tecnologia de Blockchain promete revolucionar o marketplace.

6. Conhecimentos sobre Machine learning

Machine learning (aprendizado de máquina, em português) é um método de análise de dados, com base na ideia de que sistemas podem aprender com dados, identificar padrões e tomar decisões por conta própria. É fato o crescimento da inteligência artificial, podemos citar o IBM Watson como uma das tecnologias de IA mais avançadas hoje em dia.

Hoje, a IA já está muito presente nas nossas vidas e só tende a crescer. Portanto uma das dicas para desenvolvedores Node.js é ter conhecimentos sólidos em machine learning, pois essa tecnologia pode abrir grandes portas para sua carreira.

Para os iniciantes em aprendizado de máquina, falamos um pouco sobre essa tecnologia nos artigos de bibliotecas de Javascript e aplicações da linguagem Python.

Leia também: “Dicas de como ter motivação para programar”.

7. Aprenda a aprender

Por fim, mas não menos importante, um problema muito comum, não apenas na área de desenvolvimento, mas em todas as áreas do mercado de trabalho. Você já leu um post e depois de algumas horas esqueceu do que se tratava ou do conteúdo?

Estudos mostraram que se você tentar falar sobre isso mais tarde com alguém ou apenas ler novamente um resumo no dia seguinte, você pode melhorar muitas as chances de memorizar o conceito. Existem várias outras técnicas que irão ajudá-lo a fixar o aprendizado. Há um curso muito interessante, oferecido pela McMaster University e University of California San Diego: “Aprendendo a aprender”. Há versão paga (com certificado de conclusão) e a versão gratuita, e mais, você pode realizar o curso em português!

Espero que tenha gostado das dicas. Você pode conferir mais dicas aqui. Utilize o campo dos comentários para compartilhar feedbacks e experiências.

PROGRAMATHOR


Consiga um emprego!

Está buscando novas oportunidades como desenvolvedor?  Acesse a ProgramaThor, uma startup focada no recrutamento de desenvolvedores. Para se candidatar às vagas para programador e receber notificações em casos de matching, basta se cadastrar e completar seu perfil corretamente.

VAGAS PARA PROGRAMADORES

Esse artigo é inspirado no texto do Medium.

Sobre o autor

Guilherme Luis
Guilherme Luis
Estudante de Administração de empresas, transformo ideias em palavras. Fascinado por marketing e criações.

Compartilhar