É fato as constantes mudanças no mundo da programação e o mercado sente as variações, portanto é muito importante ficar atento às tendências da programação. Tanto na parte do front-end, com uma relação cada vez mais próxima entre designer e programador. Quanto no back-end, com o enorme crescimento de big data e machine learning.

O programador precisa estar antenado nas novidade. Para isso, é importante fazer parte da comunidade de desenvolvimento e participar de meetups. Dessa maneira é possível ter uma visão clara das direções e tendências da programação nos próximos anos.

Nos textos passados, abordamos, de forma mais específica, tendências de algumas linguagens para 2019. Neste artigo, iremos falar das tendências mais gerais.

1. Linguagens em crescimento

Se listarmos as linguagens que são preferencia no mercado, Javascript estaria no topo, o que não é novidade. Essa linguagem deve seguir sendo bastante utilizada por desenvolvedores, tanto no front-end, quanto no back-end, com Node.js.

Outra linguagem que já vem crescendo muito e que terá cada vez mais espaço nos próximos anos é Python. A linguagem já existe há muito tempo, mas está se popularizando por ser considerada fácil. Outro ponto de destaque da linguagem é sua forte ligação com aplicações big data e machine learning, as quais apresentarão uma alta demanda nos próximos anos.

Big data aparece como tendência da programação, pois as empresas estão coletando volumes imenso de dados, mas, a maioria, não sabe o que fazer com eles. Dessa maneira, preferem contratar um cientista de dados, o qual possuí experiência e conhecimento tanto na programação, quanto em matemática e estatística.

2. Aplicativos

Anualmente o Google realiza um estudo (“Google Consumer Barometer“) em parceria com a empresa de pesquisas Kantar TNS, o resultado mostrou que 62% dos brasileiro usam smartphones. Devido a esse grande aumento no uso de celulares, a demanda por desenvolvedores mobile tende a crescer nos próximos anos.

Muitas organizações apostam nos PWA (Progressive Web Apps), aplicativos, os quais só se instala algumas funcionalidades e a maioria roda no lado do servidor. Na China, uma tecnologia que vem sendo muito utilizada são os chatbots. Eles são usados com muita frequência pelo público.

3. Blockchain

A tecnologia está se expandido para outras áreas, não só Bitcoin. Blockchain está sendo utilizado em verificações de identidades, registro de títulos e até confirmação de notícias. Em paralelo com aplicativos e e-commerce, a ideia de uma cadeia coletiva descentralizada, mostra grande importância nas transações com grande segurança.

Leia também: “Bibliotecas de React Native para aprender em 2019”

4. Negócios

Uma tendência da programação é ter habilidades que fogem das linguagens de programação e códigos. Isso porque está se tornando comum que o programador desenvolva habilidades que estatística e negócios. Dessa maneira, o profissional poderá interagir melhor com o time e ajuda nas decisões estratégias do time.

Espero que tenha gostado do artigo. Utilize o campo dos comentários para compartilhar experiências e feedbacks.

 

PROGRAMATHOR

 


Consiga um emprego!

Está buscando novas oportunidades como desenvolvedor?  Acesse a ProgramaThor, uma startup focada no recrutamento de desenvolvedores. Para se candidatar às vagas para programador e receber notificações em casos de matching, basta se cadastrar e completar seu perfil corretamente.

VAGAS PARA PROGRAMADORES

Compartilhar

Sobre o autor

Guilherme Luis
Guilherme Luis
Estudante de Administração de empresas, transformo ideias em palavras. Fascinado por marketing e criações.