Entre as carreiras mais valorizadas no mercado está a carreira de TI, promissora nesses tempos do auge da mobilidade, internet móvel e armazenamento em nuvem. Se você pertence a área de TI ou quer fazer parte dela, há muitas maneiras de ser um profissional bem-sucedido.

Se você quer alavancar a sua carreira de TI, temos uma ótima notícia, há mais vagas do que profissionais. Parece que a crise de empregos não chegou ao setor de informática. Que tal aproveitar esse momento?

O mercado está próspero para a carreira de TI

Segundo apontam pesquisas, o setor de tecnologia deve continuar abrindo vagas nos próximos anos. Trata-se de uma notícia animadora para os interessados, enquanto muitas áreas encontram-se saturadas, a área de TI está cada vez mais se tornando parte essencial para o negócio das empresas.

Para quem está na carreira de TI há vagas e a perspectiva é que elas continuem crescendo.  Nesse cenário temos um grande desafio para empresas: menos profissionais qualificados no ramo e incapacitados para ocupar cargos.

Leia também: “Emprego sem experiência: como conseguir na área de TI”

Dicas para alavancar a sua carreira de TI

Estar antenado às novidades do mercado faz com que você se torne um profissional capaz de concorrer no mercado e não ser esquecido por ele. Aqui vão 8 preciosas dicas para ajudar você alavancar a sua carreira de TI:

  • Ter um emprego não é o bastante

Para os profissionais preocupados com o seu plano de carreira, é necessário estar sempre em crescimento, ter ambição e objetivos maiores. É preciso estar atento para não cair no comodismo, nas promessas de crescimento que nunca acontecem dentro da empresa e da zona de conforto que o ambiente de trabalho pode causar ao funcionário ao longo do tempo. Em resumo, não permita que a sua carreira de TI estacione e permaneça no mesmo lugar.

Como alavancar sua carreira de ti.

O mercado oferece muitas opções. Já escolheu a sua?

  • Vá atrás das informações

Se você gosta do que faz e quer crescer, é natural que tenha curiosidade e queira saber o que está rolando no mercado atualmente. Pesquise, se informe, fique por dentro das novidades.

Agora se você não tem esse perfil, então está na hora de começar. Busque informações, faça perguntas, entenda como funciona os processos e veja de que maneira você pode usar a sua experiência a seu favor na hora de se encaixar em uma nova vaga.

Se comunique com outras áreas dentro da empresa, ganhe visibilidade além de conhecimento. Não pense que networking tem que ser feito somente com aqueles que fazem parte da sua área de interesse.

Leia também: “TypeScript: saiba tudo sobre a tecnologia”

  • Tenha referências de sucesso

Há muitas teorias que prometem a fórmula do sucesso, mas nada consegue superar um exemplo de uma pessoa que é um próprio case de sucesso. Se você conhece um profissional bem-sucedido ao qual você tem acesso, se aproxime, faça amizade e aprenda com ele.

O ideal seria se você pudesse contar com a mentoria deste profissional, mas com essa correria e falta de tempo que enfrentamos hoje, talvez você não tenha essa ajuda mais direcionada. Isso não impede que você tenha mais de um mentor, pois, pontos de vistas diferentes expandem a sua mente e abrem um leque de opções para fazer escolhas.

  • Cuidado para não se decepcionar com ideias erradas

Seja um filtro, absorva o melhor de cada um, escolha o que servir para você, assuma os pontos de vista que se identificar, pois cada pessoa é capaz de oferecer perspectivas distintas e experiências diferenciadas. Lembre-se, você não precisa copiar ninguém: adapte as ideais ao seu jeito.

Ter uma fonte de inspiração é algo muito positivo para o profissional. Não tenha medo de demonstrar falta de conhecimento, pergunte e esteja aberto para a troca de ideais na sua profissão. Troque dicas e quando tiver oportunidade ofereça dicas que podem ajudar os outros. Agregar é uma atitude muito bem vista.

Leia também: “Rust: a linguagem mais amada pelos programadores”

  • Esteja sempre bem informado!

Não é segredo para quem é da carreira de TI que os avanços tecnológicos acontecem muito rápido. Os profissionais que param no tempo rapidamente se veem ultrapassados. É muito importante dedicar o seu tempo para ficar antenado com os recentes acontecimentos da área de tecnologia.

Se você está lendo esse artigo, provavelmente poderá ler outros. Devore informações sobre novas tecnologias realizando pesquisas em:

  • Portais;
  • Blogs;
  • Jornais;
  • Revistas especializadas.

Há muitas ferramentas que separam as notícias de seu interesse para você, de modo que fique mais fácil de acessá-las. Dentre elas estão:

  • LinkedIn Pulse;
  • Pocket;
  • Listas de transmissão.

Você não faz ideia do quanto é importante para você dedicar um tempo a leitura diária. Esse hábito fará toda a diferença na sua carreira.

  • Saiba se comunicar bem para ter sucesso na carreira de TI

Pode parecer uma dica redundante depois de tudo que você leu até aqui. Reforçar algo útil, nunca é o bastante. Um erro comum é pensar que profissionais da carreira de TI vão ter que conviver e lidar somente com o computador. Na grande maioria das vezes não é o que acontece.

Há sempre um outro profissional por trás dessas máquinas, logo em muitos momentos você vai ter que lidar com pessoas. Pode ser um colega de trabalho, um líder, um gestor de projetos, um gerente ou até mesmo um fornecedor.

Aprenda com quem já é um sucesso

Por isso, é importante saber se comunicar de forma clara e objetiva. Saiba que pessoas de outras áreas e com outras atividades podem não entender o que você está tentando dizer, mas saiba que é sua responsabilidade se fazer ser compreendido.

Quando alguém entende as suas ideais, maiores são as chances dessa pessoa colaborar com você.

  • Use as redes!

Rede social não serve somente para se distrair, elas podem ser usadas para algo mais sério. Manter seus perfis atualizados com seus skills é muito importante porque elas podem levar essas informações a lugares mais distantes.

Lembre-se: Internet tem um alcance maior. Você pode ser encontrado, portanto esteja disponível para alavancar a sua carreira de TI.

Leia também: “Desenvolvedor Full Stack: os desafios encontrados”

  • Saia fora da caixinha, aprenda sobre o negócio

Ter bastante conhecimento técnico é importante, ter conhecimento sobre negócios é um diferencial. Isso faz com que o profissional seja mais independente, permitindo sua circulação entre áreas mais facilmente. Visibilidade é tudo!

Conhecer o negócio faz com o que o desenvolvedor se desenrole mais rápido e programe melhor. O bom analista de sistemas que tem uma compreensão do negócio o deixa mais preparado para entregar soluções bem alinhadas.

Comece já a aproveitar essas dicas e tenha sucesso na sua carreira de TI!

E então, mais animado ainda para seguir a carreira de tecnologia? Dedique-se e certamente você terá muito sucesso!

Se você tiver dúvidas, sugestões e comentários a fazer sobre como alavancar a carreira de TI, não deixe de escrever aqui! Temos muito prazer em compartilhar conhecimentos com você nosso leitor.

 

PROGRAMATHOR

 


Consiga um emprego!

Está buscando novas oportunidades como desenvolvedor?  Acesse a ProgramaThor, uma startup focada no recrutamento de desenvolvedores. Para se candidatar às vagas para programador e receber notificações em casos de matching, basta se cadastrar e completar seu perfil corretamente.

VAGAS PARA PROGRAMADORES

O artigo foi escrito por Priscila Esperandio. Saiba mais sobre a autora em seu LinkedIn.

Compartilhar

Sobre o autor

Guilherme Luis
Guilherme Luis
Estudante de Administração de empresas, transformo ideias em palavras. Fascinado por marketing e criações.