As linguagens de programação foram criadas para desenvolver aplicações afim de trazer soluções para as mais diversas finalidades, facilitando a vida dos desenvolvedores aos construírem aplicações. O TypeScript é uma solução que veio para facilitar ainda mais!

Entre as linguagens de sucesso, destaca-se o Javascript por ser dinâmica, permitindo uma diversidade de efeitos e respondendo de forma rápida as ações do usuário, colocando a interação como sua maior vantagem. E ele, tem tudo a ver com o TypeScript. Saiba mais!

Entenda a relação JavaScript e TypeScript

Segundo pesquisas recentes, é possível afirmar que o desenvolvimento em Javascript dobrou de número, indo dos navegadores de computador para os aplicativos de dispositivos móveis (por exemplo, aplicativos da loja Windows Store), aplicativos na Nuvem (Node.js) e outros.

Com essa evolução, notamos um crescimento no desenvolvimento de aplicativos de grandes proporções, sendo escritos em Javascript, embora a criação de aplicativos Javascript em larga escala seja uma tarefa difícil. É aí que surge o TypeScript, para solucionar a criação em larga escala.

Typescript: saiba tudo sobre a tecnologia

O universo da programação em JavaScript

O TypeScript é uma linguagem que resolve uma questão muito específica: fazer com o que o desenvolvimento de Javascript possa ser realizado em grandes escalas e para diversos tipos de aplicações diferentes.

Lançado pela Microsoft, o TypeScript foi criado por um arquiteto de softwares chamado Anders Hejlsberg, que participou da criação de outras linguagens muito importantes como C#, Delphi e Pascal.

Leia também: “Emprego sem experiência: como conseguir na área de TI”

Mas, afinal, o que é TypeScript?

Estamos falando de um “superset” ou um super conjunto da linguagem JavaScript, que em outras palavras, é uma extensão do Javascript.

O TypeScript tem como principal objetivo, elevar o nível do Javascript, que inicialmente era utilizado apenas do lado do cliente, em códigos relativamente pequenos e simples.

Hoje, isso mudou com a possibilidade de aplicar as melhores práticas de programação à uma arquitetura mais sólida. É aí que entra o TypeScript: ele possibilita a inclusão do paradigma de Programação Orientada a Objetos ao Javascript.

Quais são as vantagens?

Para alguns especialistas da área, o TypeScript possibilita o desenvolvendo em Javascript de uma forma melhorada, mais simples e organizada. Se desenvolvido em uma ferramenta IDE, a programação se torna mais simples ao navegar e o código pode ser melhor refatorado. O resultado é uma maior produtividade.

Além disso, estamos falando de uma linguagem que permite o conceito de programação orientada a objetos, que simplifica a sua construção e que para os entendidos, facilita muito a programação como um todo.

TypeScript é o Javascript orientado a objetos!

Desenvolver grandes códigos Javascript não é uma tarefa simples, principalmente quando se trata de “tooling”. Logo, a proposta do TypeScript é facilitar a programação em Javascript, uma vez que podemos acrescentar a ele o conceito de programação orientada a objetos. Com isso, temos grandes benefícios como:

  • Criação de métodos que retornam um valor com um tipo definido;
  • Criação de classes nos softwares;
  • Criação de interfaces para desacoplar tudo que for possível e uma série de técnicas;
  • Fazer uso de princípios como: Encapsulamento, Herança, Abstração e Polimorfismo;
  • Compilação para o Javascript, ou seja, toda a programação feita em Typescript será codificada em Javascript.

Como fazer para começar a brincar com ele?

O TypeScript é Open Source, ou seja, código fonte aberto. Logo no site oficial você pode testá-lo de maneira gratuita em uma ferramenta online.

É possível baixar o pacote do Node.js, instalar na sua máquina e utilizar a seguinte linha de código para fazê-lo compilar:

npm install -g typescript

tsc helloworld.js

Além desse método, você pode utilizar outras ferramentas que realizam esse processo de forma automática, como os Task Runners (automatizadores de tarefas):

  • Gulp;
  • Grunt;
  • Webpack.

Algumas IDES podem ajudar nesse processo com a capacidade de compilar o arquivo em Javascript, bastando apenas adicionar os plug-ins relativos ao TypeScript. Há diversos plug-ins para ajudar como por exemplo:

  • VSCode;
  • Atom;
  • Sublime Text.

Leia também: “8 ferramentas para melhorar seu fluxo de trabalho”

Utilizando o TypeScript

A utilização da tecnologia vem crescendo substancialmente entre desenvolvedores que utilizam alguns frameworks como:

  • js;
  • NET Core;
  • React;
  • Angular.

Qual é o Tipo da linguagem?

O TypeScript é uma linguagem “tipada” ou “tipificada”, ou seja, é uma linguagem de programação que usa variáveis com tipos específicos, como:

  • Boolean: Verdadeiro ou Falso;
  • Number: Números;
  • String: Sequência de caracteres;
  • Array: Elementos e valores;
  • Tuple: para Array com tipos diferentes (Strings e números juntos);
  • Enum: Lista de valores;
  • Any: para ser utilizado quando não é possível saber o tipo do dado;
  • Void: retorno de uma função;
  • Null/Undefined: normalmente são subtipos de outros tipos;
  • Never: tipo que nunca ocorrerá;
  • Object: aquele tipo que não se encaixa em nenhum acima.

Para testar,  acesse o link.

Typescript: saiba tudo sobre a tecnologia

Acesse o site e comece a programar

O Playground é um pequeno editor que, além de checar possíveis erros de sintaxe, também compila automaticamente o código para Javascript. Não omita o Playground no seu aprendizado, pois, ele pode ajudar muito os iniciantes. E o melhor de tudo: é gratuito!

Leia também: “Desenvolvedor Full Stack: os desafios encontrados”

O que você achou do TypeScript?

É de entusiasmar, ver o impacto positivo que o TypeScript está trazendo ao mundo de desenvolvimento de software. Este é mais um passo importante na jornada em busca de melhores ferramentas para o desenvolvimento web. Deixe aqui o seu feedback sobre a tecnologia, pois, a sua opinião é muito importante para nós.

PROGRAMATHOR


Consiga um emprego!

Está buscando novas oportunidades como desenvolvedor?  Acesse a ProgramaThor, uma startup focada no recrutamento de desenvolvedores. Para se candidatar às vagas para programador e receber notificações em casos de matching, basta se cadastrar e completar seu perfil corretamente.

VAGAS PARA PROGRAMADORES

O artigo foi escrito por Priscila Esperandio. Saiba mais sobre a autora em seu LinkedIn.

Sobre o autor

Guilherme Luis
Guilherme Luis
Estudante de Administração de empresas, transformo ideias em palavras. Fascinado por marketing e criações.

Compartilhar