Projetos de programação são essenciais e excelentes tarefas para colocar seus conhecimentos em práticas. Por isso, neste artigo, apresentamos uma lista de projetos para aprimorar suas habilidades técnicas e apresentar em seu portfólio.

Além de serem ótimas ferramentas para testar seus conhecimentos, é uma maneira eficiente para programadores sem experiências entrarem no mercado. A grande barreira enfrentada por novos desenvolvedores é a falta de experiência na área. Por isso os projetos de programação podem ser uma solução. Ao realizá-los, o profissional garante experiência e pode aumentar portfólio.

Nova tendência

De acordo com a pesquisa feita pela HackerRank, novos programadores preferem desenvolver calculadoras como primeiro projeto de programação.

Projetos de programação de acordo com a idade.Fonte: pesquisa HackerRank

Fonte: pesquisa HackerRank

Observando o gráfico, os projetos de programação evoluíram ao longo de duas décadas. É comum que desenvolvedores, com mais de 38 anos, desenvolveram um jogo como primeira experiência. O contrário vemos em gerações mais jovens, as quais optaram por calculadoras e sites funcionais.

Uma alternativa é desenvolver uma solução para problemas reais. Por exemplo, um programa com regras matemáticas, financeiras e físicas para auxiliar em demandas da faculdade e/ou trabalho.

Leia também: “Como alavancar sua carreira de TI”

Projetos de programação

  • Dashboard de usuário

Dashboard da ProgramaThor. Cadastre-se gratuitamente.

Aplicativo CRUD, ou seja, quatro operações básicas (creat, read, update, delete). Com este projeto é possível aperfeiçoar suas habilidades de: interação com um banco de dados; criação e gerenciamento de usuários; Input Validation e formulários.

Leia também: “Desenvolvedor Full Stack: os desafios encontrados”

  • Trello

Ao criar uma cópia do Trello ou semelhante, você estará treinando: criação de novos objetos (listas e cartões); manipulações de inputs e validação; “arrastar e soltar”; roteamento; utilização de armazenamento local e utilização de banco de dados.

  • Criptocurrency tracker

Muito comum serem realizados para mobiles. E com isso estará colocando em prática: como aplicativos Native funcionam; API; simuladores mobile e layouts Native.

  • Airbnb

Presente em diversos cursos. Reproduzir o Airbnb é um projeto de programação muito comum hoje em dia. Isso porque, com ele, é possível aprimorar: cartografia/maps (API Google); aplicar GPS; search bar; datepicker.

Conclusão

Portanto, os projetos de programação são importantes para todos os tipos de desenvolvedores. É importante para os novos desenvolvedores, os quais estão buscando oportunidades no mercado, mas não possuem experiência. E é uma ótima alternativa para programadores mais experientes, os quais buscam aprender novas linguagens.

Espero que tenha gostado das dicas. Utilize o campo dos comentários para enviar feedbacks ou tirar dúvidas 🙂

 

PROGRAMATHOR

 


Consiga um emprego!

Está buscando novas oportunidades como desenvolvedor?  Acesse a ProgramaThor, uma startup focada no recrutamento de desenvolvedores. Para se candidatar às vagas para programador e receber notificações em casos de matching, basta se cadastrar e completar seu perfil corretamente.

VAGAS PARA PROGRAMADORES

 

Compartilhar

Sobre o autor

Guilherme Luis
Guilherme Luis
Estudante de Administração de empresas, transformo ideias em palavras. Fascinado por marketing e criações.