Você já ouviu falar de Rust? É uma linguagem de programação multiparadigma, que permite ao desenvolvedor trabalhar com vários estilos. Assim, ela é projetada para ser segura e prática, suportando modos funcionais, procedurais e orientados a objetos. Classificada como uma linguagem extremamente rápida, evita falhas de segmento e garante a segurança do encadeamento. Saiba mais!

De acordo com pesquisas conduzidas pelo site Stack Overflow, Rust é a linguagem mais amada pelos desenvolvedores por três anos consecutivos, com 73% de usuários satisfeitos e que afirmam quererem continuar trabalhando com ela.

Um pouco da história

Nascido de um projeto pessoal do então criador do Mozilla, Graydon Hoare, em 2006, a linguagem Rust cresce no mercado da programação sendo hoje uma das mais utilizadas para construir tecnologias como:

  • Softwares;
  • Sistemas para a Web;
  • Sistemas embarcados;
  • Serviços distribuídos;
  • Linhas de comando.

Por que escolher Rust?

Rust se apresenta dando uma nova visão para solucionar problemas clássicos, comuns das linguagens de programação padrão. Com Rust é possível ter mais controle e a flexibilidade de uma performance de baixo nível; solucionando problemas comuns através do uso de memória.

Confiança e segurança são palavras de ordem

Confiança e segurança são palavras de ordem

Pontos fortes dessa linguagem

Escrever código extremamente rápido e com pouca memória disponível, só era possível ao utilizar linguagens como o C ou C++. No entanto, o uso dessas linguagens requer um gerenciamento de memória de forma manual, o que exige do desenvolver uma preocupação com questões que vão além do código.

“A maior força de Rust é que ela é uma tecnologia poderosa”, garante Carol Nichols, membro da principal equipe da linguagem de programação Rust e co-autora do livro “The Rust Programming Language“.

Carol afirma que trabalhar com a constante expansão do banco de dados no ambiente enquanto se programa, é algo que oferece uma certa vulnerabilidade que até os melhores programadores tendem a ter uma certa dificuldade em lidar.

“O compilador Rust é rigoroso, forçando o desenvolvedor a usar a memória de maneira segura para poder se concentrar no problema que realmente está tentando solucionar”, diz ela. Além disso, Rust adiciona alguns recursos de qualidade de vida de linguagens de nível superior.

Leia também: “TypeScript: saiba tudo sobre a tecnologia”

Principais vantagens

Veja algumas das principais vantagens em utilizar essa linguagem de programação, de acordo com os especialistas!

1. Ferramenta de codificação intuitiva e fácil de usar

Rust não somente disponibiliza uma combinação única de alta segurança e excelente performance, mas também, encoraja novos desenvolvedores. Isso ocorre devido ela ser uma linguagem que oferece uma ótima ferramenta para começar com codificação rápida.

2. Confiança ao desenvolver em nível de sistema

Para os veteranos, garante que é possível gastar menos tempo e atenção para evitar armadilhas, o que possibilita o alcance de metas mais ambiciosas. Para novos desenvolvedores, isso representa um caminho mais fácil para começar a escrever códigos de programação.

As melhores oportunidades no mercado de TI.

3. Estratégica para iniciantes

Como cada linguagem de programação leva um certo tempo para ser dominada e devemos considerar os riscos de se escorregar em questões de segurança do código, começar por essa linguagem parece ser uma boa opção para os iniciantes no mundo dos programadores.

A maioria dos investidores sempre confiou mais em veteranos com grande experiência para encomendar sistemas para o seu ambiente produtivo. Mas, ao que parece, essa visão está mudando!

Com a tecnologia, o desenvolvedor não precisa dominar tanto a disciplina para que ele possa começar a enviar os seus códigos para o ambiente produtivo, uma vez que a linguagem oferece a segurança necessária.

Leia também: “Emprego sem experiência: como conseguir na área de TI”

Nunca foi tão fácil começar!

Esses são alguns ótimos motivos para aprender Rust. As últimas versões, sendo a mais recente lançada em 25 de abril de 2019, trouxeram muitas melhorias nos idiomas da linguagem para tornar Rust mais ergonômico para ler e escrever. Para saber mais sobre as últimas versões, acesse o site.

A base de usuários de Rust está crescendo

Atualmente, existem centenas de empresas que usam Rust em produção, como:

  • DropBox;
  • Cloudflare;
  • Yelp.

A Amazon, uma das maiores empresas de comércio eletrônico do mundo, recentemente anunciou a tecnologia de visualização Firecracker. Ela foi criada utilizando Rust, através de novas implementações de produção adicionadas às suas páginas.

Oportunidades em crescimento

Estamos começando a ver a linguagem de programação aparecer em anúncios de emprego mundo à fora. A demanda está superando a oferta, já que a pesquisa supera o total de lançamentos disponíveis.

Rust, uma linguagem em rápido crescimento e aceitação

Rust, uma linguagem em rápido crescimento e aceitação

Baixa sobrecarga

Rust é uma linguagem moderna apropriada para ambientes de recursos extremamente baixos, tornando-a elegível para rodar em sistemas embarcados pouco potentes, como os encontrados nos setores de eletrodomésticos e máquinas industriais. A sobrecarga muito baixa do Rust torna-a adequada para funcionar com recursos extremamente restritos, assim como desses microcontroladores.

Leia também: “Node.js: sua importância atualmente”

Uma linguagem favorável!

Essa linguagem parece cada vez mais uma ótima escolha para a criação de aplicativos da Web, que oferecem desempenho que não seria possível usando o JavaScript, a linguagem de script de vida longa da Web.

Rust pode ser compilado no WebAssembly, que é executado em cada navegador da Web em velocidades nativas. Além disso, há ferramentas que permitem enviar o código para o repositório de pacotes JavaScript através do WebAssembly, de forma transparente para os usuários.

Enfim, esperamos que você tenha entendido mais sobre essa linguagem. Conte-nos o que você achou sobre esse conteúdo! Utilize o campo dos comentários para enviar feedbacks 🙂

 

 


Consiga um emprego!

Está buscando novas oportunidades como desenvolvedor?  Acesse a ProgramaThor, uma startup focada no recrutamento de desenvolvedores. Para se candidatar às vagas para programador e receber notificações em casos de matching, basta se cadastrar e completar seu perfil corretamente.

VAGAS PARA PROGRAMADORES

O artigo foi escrito por Priscila Esperandio. Saiba mais sobre a autora em seu LinkedIn.

Compartilhar

Sobre o autor

Guilherme Luis
Guilherme Luis
Estudante de Administração de empresas, transformo ideias em palavras. Fascinado por marketing e criações.