Quem é da área de tecnologia costuma saber quantas coisas envolvem um sistema bem desenvolvido e, dentre elas, existe a arquitetura de software.

Quando falamos de arquitetura, logo vem à mente construções físicas e edificações, certo? Mas se tratando de sistemas, como será que a arquitetura funciona? Pois bem: é isso que você aprenderá aqui! Continue a leitura e tire as suas dúvidas!

O que é arquitetura de software?

Enquanto a arquitetura de edificações consiste em algo sólido, ou seja, que pode ser visto, de fato, em uma construção física, a arquitetura de software é um conceito abstrato, pois, se refere à “montagem” de um software, no que diz respeito a sua organização e as tecnologias e soluções envolvidas e necessárias para o seu funcionamento.

Dessa forma, a arquitetura de software é o que define quais componentes farão parte de um sistema, bem como as características, funções e a interação entre cada uma dessas partes e, também, a interação com outros sistemas.

De maneira prática, quando pensamos em uma arquitetura física, ou seja, de um imóvel por exemplo, visualizamos o desenho desse imóvel com seus cômodos, corredores, portas e janelas; e detalhes de “acabamento” como telhado, revestimentos etc.

Já se tratando da arquitetura de software, a visualização na verdade tende a ser de um diagrama, ou seja, um desenho no qual conste todos os itens que fazem parte da interação do sistema: módulos do software, banco de dados, processos, outros sistemas com o qual o software interage, APIs etc. E as interações são representadas por setas, como em um fluxograma.

Por que usar a arquitetura de software?

O conceito surgiu em 1960, sob a necessidade de estruturar um sistema antes de seu desenvolvimento, a fim de entender mais facilmente através da visualização, a interação realizada pelo sistema. Além disso, observou-se que o desenho da arquitetura do software seria um bom documento do sistema, seja para entendimento de outras pessoas sobre o seu funcionamento ou para planejar evoluções e melhorias do mesmo.

No entanto, para que esse entendimento fosse padronizado e difundido, foi necessário criar estilos e modelos arquiteturais para basear o desenvolvimento de softwares; então a primeira norma padrão conhecida como ISO/IEEE 1471-2000, surgiu.

Vagas ProgramaThor - arquitetura de software

Para que a arquitetura de software serve?

Hoje é comum que as empresas de tecnologia possuam uma área ou time exclusivamente dedicado para a arquitetura de software, dada a sua importância. Esse time ou área fica então como responsável pela análise dos escopos dos sistemas existentes ou em desenvolvimento, a fim de definir a melhor estratégia quanto aos componentes envolvidos, possibilitando o desenvolvimento de soluções mais viáveis e robustas. 

Nessa análise, alguns aspectos essenciais são levados em conta, como por exemplo: 

  • Desempenho do sistema
  • Escalabilidade
  • Interoperabilidade
  • Compatibilidade
  • Segurança (um sistema bem arquitetado evita ameaças digitais)
  • Reaproveitamento
  • Performance

Além disso, a arquitetura de software deve considerar e compreender diferenças entre as linguagens, entre os sistemas operacionais e, também, ambientes, como o caso dos ambientes de computação na nuvem. Tudo isso é fundamental para definir os aspectos listados acima e que, consequentemente, influenciarão na definição final da solução arquitetural.

Arquitetura de software e o negócio

Pensando no negócio, a arquitetura de software é essencial para alinhar o desempenho do sistema com os objetivos estratégicos do negócio, através de ações como:

  • Definição da melhor estrutura para o sistema pensando em custo-benefício
  • Apoio aos processos que impactam o planejamento estratégico
  • Garantia da padronização estrutural dos projetos
  • Apoio a otimização e escalabilidade do negócio

Por isso, o arquiteto de softwares deve ter sempre o senso crítico de avaliar as melhores maneiras de desenvolver e estabelecer tecnologias, dando sugestões e influenciando diretamente as melhores estratégias arquiteturais. 

Na prática, isso acontece através da seleção dos componentes mais adequados e de interações fundamentais para que a tecnologia funcione da melhor forma, atendendo aos requisitos de seu desenvolvimento.

A arquitetura de software é a planta do sistema?

Podemos dizer que sim! Pois, a arquitetura de software é o planejamento que garante o melhor desempenho para execução do sistema, já que envolve a escolha de algoritmos, a estruturação de dados, definições sobre as estruturas que formarão o sistema, protocolos de comunicação, sincronização e acesso a dados, divisão em microsserviços, distribuição física dos elementos, escalabilidade e desempenho e muito mais; tudo isso registrado em desenho com fluxos de interação.

Se você tiver dúvidas, sugestões ou comentários sobre o tema, escreva aqui!

Consiga um emprego!

Está procurando por uma oportunidade de trabalho como desenvolvedor? Você pode encontrar seu próximo emprego aqui na ProgramaThor, uma plataforma focada em vagas para desenvolvedores. Basta se cadastrar e completar seu perfil para começar a se candidatar às vagas que mais combinam com você! Veja nossas vagas.

Compartilhar