Certamente você já deve ter ouvido falar no termo web 3.0, mas você sabe o que significa e como essa nova internet pode impactar no seu dia a dia e na sua empresa? Acompanhe esse conteúdo e saiba mais!

Afinal, o que é web 3.0?

Web 3.0 ou internet 3.0, como também é conhecida, se refere a um novo modelo de internet que trará uma nova experiência ao usuário através da descentralização, interação direta e que permitirá aos usuários um maior controle sobre os seus dados.

Vale lembrar, no entanto, que esse novo conceito está em construção, ou seja, é uma tendência mundial que está amadurecendo e sendo desenvolvida nesse exato momento. Dessa forma, continuamos então utilizando a web 2.0 de maneira rotineira.

Entenda agora mais a fundo as principais características:

Descentralização

Enquanto na web 2.0 os computadores utilizam o protocolo HTTP como endereços exclusivos para buscar informações, informações essas que serão armazenadas em um local fixo (como um servidor específico, por exemplo); na web 3.0 a informação é encontrada com base em seu conteúdo e pode ser armazenada em diversos locais simultaneamente, de forma descentralizada.

A descentralização permite que a web 3.0 seja mais independente, uma vez que com a web 2.0 acaba havendo grande dependência de bancos de dados gigantes, mantidos por big techs como Meta e Google, cujas mantém um alto controle dos dados dos usuários.

Dessa forma, a web 3.0 trará recursos avançados e diferentes de computação, para variados tipos de dispositivos além do tradicional desktop, como smartphones, aparelhos eletrônicos diversos, sensores e até mesmo veículos.

Interação direta e controle de dados

A web 3.0 possuirá código aberto, permitindo a interação direta entre usuários. Como consequência, os aplicativos criados para a web 3.0 utilizará blockchain e redes descentralizadas, para garantir a confiabilidade dos dados.

Vale ressaltar que a descentralização e dados menos manipuláveis, trará um maior controle para os usuários, de seus próprios dados.

IA e Machine Learning

Através do uso de inteligência artificial com algoritmos de machine learning, as máquinas serão capazes de interpretar dados com um nível de compreensão quase humano, uma vez que o machine learning trabalha dados para criar padrões que “imitem” o aprendizado humano.

Esses recursos tornarão a web mais rápida e eficiente, apoiando pesquisas mais eficazes e maior independência.

Vagas ProgramaThor - Web 3.0

Desafios

Veja agora algumas informações sobre a web 2.0 que ajudará a compreender melhor a diferença dela em relação à web 3.0:

  • Nós utilizamos a web 2.0 desde 2004, enquanto a web 3.0 está surgindo ainda;
  • O acesso à internet móvel, o uso de dispositivos móveis por praticamente todo mundo e o surgimento das redes sociais, impulsionaram drasticamente o uso da web 2.0. Por isso, não se espera mudança significativa no uso da internet com a vinda da versão 3.0, já que ela já é muito utilizada hoje;
  • Alguns setores precisaram se adaptar rapidamente à web 2.0, como por exemplo o varejo, o entretenimento e o marketing; enquanto haverá tempo para se adaptar a web 3.0, considerando que o conceito tem sido difundido justamente pelas empresas que já estão se adaptando a ela;
  • A web 2.0 funcionou como o difusor da portabilidade e da disponibilidade da internet; e a web 3.0 continuará com esse movimento;
  • A principal diferença da web 2.0 em relação à web 3.0 é que a segunda oferece maior controle sobre privacidade pelo próprio usuário.

A web 3.0 veio para ficar?

A maioria das empresas acredita que o mercado está cada vez mais próximo da fronteira entre esses dois formatos de web, inclusive porque algumas evidências estão aí: o uso de criptomoedas e de NFTs, por exemplo.

Essas tecnologias já têm mostrado o potencial da evolução da web 3.0, portanto, é importante conhecer esse conceito e se preparar para essa mudança.

Se você tiver dúvidas, sugestões ou comentários sobre o tema, não deixe de escrever aqui!

ProgramaThor - Web 3.0

Recrute um desenvolvedor!

Está procurando um desenvolvedor para sua empresa? A ProgramaThor é o melhor lugar para encontrar este profissional. Nossa plataforma é totalmente focada em desenvolvedores. Para se candidatar, exigimos que os desenvolvedores sejam compatíveis à sua vaga.

Ainda não testou? Cadastre-se e ganhe 30 dias para testar a plataforma e divulgar até 5 vagas sem custo.

Compartilhar