Já citamos em um de nossos artigos sobre segurança da informação, o quanto os ataques cibernéticos aumentaram durante a pandemia

Agora, nesse momento em que aos poucos o mundo parece finalmente estar se livrando dessa terrível fase pandêmica, vivemos um novo momento de tensão com a guerra entre Rússia e Ucrânia, que pela primeira vez na história, se tornou não apenas uma guerra física, mas também uma guerra digital. Isso mostra o quanto as ameaças digitais devem ser levadas a sério devido o seu potencial de prejuízos.

Continue então essa leitura e conheça os principais tipos de ameaças digitais e previna-se!

Tipos de ameaças digitais: quais são os principais?

Listamos aqui quais são os tipos de ameaças digitais mais comuns atualmente, que inclusive, têm estado nas notícias com frequência. Fique atento e entenda mais sobre cada uma dessas ameaças digitais para se prevenir:

  1. Phishing

Esse tipo de ameaça digital é aquele no qual os criminosos obtêm informações confidenciais de forma ilegal, como dados de cartão de crédito ou login e senha de sites; que tem sido os tipos mais frequentes de roubo de dados.

Uma das formas mais comuns desse crime é o envio de mensagens falsas em nome de empresas, bancos ou mesmo contatos conhecidos, em cujos se pede para acessar links ou anexos, nos quais será solicitado inserção de dados. Dessa forma, assim que a vítima digita essas informações, programas capturam esses dados disponibilizando-os ao criminoso. Há ainda situações em que programas são instalados no seu dispositivo para capturar dados digitados. 

Veja algumas dicas para prevenir esse tipo ataque:

  • Nunca clique em nenhum link recebido em e-mail ou SMS, antes de ter certeza absoluta de sua procedência. Inclusive, a maioria das empresas e bancos comunicam periodicamente que não enviam quaisquer mensagens solicitando informações. A primeira dica aqui é conferir o endereço do remetente – as mensagens fraudulentas nunca possuem e-mail com endereço coerente.
  • Da mesma forma, tenha sempre muito cuidado com links em redes sociais e sites nos quais faz compras online
  • Jamais deixe de usar um antivírus devidamente atualizado.
  1. Ransomware

Famoso por ser tema até de filmes, esse aqui é um tipo de vírus que criptografa dados, sejam pessoais ou do banco de dados de uma empresa, para que o criminoso solicite resgate. Esse é o tipo mais comum de ameaça digital às empresas, enquanto o phishing é mais comum no ataque a pessoas físicas.

Há muitos casos ainda em que o resgate não é pedido, pois, o criminoso usa os dados em leilões online da Dark Web ou publica as informações em fontes abertas a fim de causar prejuízos à reputação da empresa. Essas ações também podem ocorrer caso o resgate não seja pago.

Vagas ProgramaThor - Ameaças digitais

Veja algumas dicas para prevenir esse ataque:

  • Mantenha uma política de segurança da informação atualizada na sua empresa (usando frameworks de SI, inclusive), sempre impondo regras para que os funcionários a respeite e aplique;
  • Não deixe de usar VPN a fim de proteger o acesso remoto (essencial em tempos de home office);
  • Capriche na infraestrutura de redes: sempre utilize Firewall, além de Antivírus de qualidade e e-mail com AntiSpam; 
  • Mantenha sempre todos os sistemas com as devidas atualizações de segurança em dia;
  • Aposte no backup de arquivos na nuvem, pois, além de ser essencial manter backup de dados, as soluções de armazenamento em nuvem têm se mostrado muito mais seguras do que as opções físicas tradicionais.
  1. Trojans 

O antigo e famoso cavalo de troia evoluiu: essa ameaça digital usada para obter dados relacionados a pagamentos digitais, como dados de cartões de crédito, está cada vez mais moderna, sendo atualmente muito comum em dispositivos móveis.

Veja algumas dicas para prevenir esse ataque:

  • Nunca clique em nenhum link recebido em e-mail ou SMS, antes de ter certeza absoluta de sua procedência. Inclusive, a maioria das empresas e bancos comunicam periodicamente que não enviam quaisquer mensagens solicitando informações. A primeira dica aqui é conferir o endereço do remetente – as mensagens fraudulentas nunca possuem e-mail com endereço coerente.
  • Da mesma forma, tenha sempre muito cuidado com links em redes sociais e sites nos quais faz compras online
  • Jamais deixe de usar um bom antivírus devidamente atualizado.
  • Tenha sempre muito cuidado com os apps que você instala no seu smartphone, principalmente os de compras online ou que pedem inserção de dados para cadastro. Prefira sempre os aplicativos de lojas oficiais e fontes confiáveis.

Aprimore-se contra essas ameaças digitais!

Aproveite as informações que trouxemos aqui e aprimore os seus conhecimentos para prevenir ataques cibernéticos a sua empresa, sabendo inclusive como evitar um sequestro digital – crime que, infelizmente, sempre vem à tona nos noticiários. Além disso, você sabia também que é possível se especializar no tema para se tornar um hacker do bem?

Lembrando que se tiver alguma dúvida, sugestão ou comentário sobre o tema, não deixe de escrever aqui!

ProgramaThor - Ameaças digitais

Consiga um emprego!

Está procurando por uma oportunidade de trabalho como desenvolvedor? Você pode encontrar seu próximo emprego aqui na ProgramaThor, uma plataforma focada em vagas para desenvolvedores. Basta se cadastrar e completar seu perfil para começar a se candidatar às vagas que mais combinam com você! Veja nossas vagas.

Compartilhar