Você já conferiu o nosso conteúdo sobre inteligência emocional no trabalho e agora quer saber como aplicá-la? Compreenda quais soft skills podem ajudar a desenvolver esse importante tipo de inteligência e, também, como aplicar a inteligência emocional no trabalho, para ter o sucesso que você almeja. Continue a leitura e saiba mais.

Como aplicar a inteligência emocional no trabalho: passo a passo

Antes de mais nada é importante frisar que, quando se trata de emoção, é preciso ter calma e determinação para conseguir o equilíbrio desejado. 

Como humanos que somos e, consequentemente, sujeitos às variações emocionais, vale ressaltar que esse passo a passo para aplicar a inteligência emocional no trabalho é um guia muito útil, mas o tempo para conquistar o nível ideal dessa inteligência, varia de pessoa para pessoa. 

Confira nossas dicas:

1. Aprimore a sua auto consciência

Simplesmente não dá para falar de sentimentos alheios antes de reconhecer e compreender a si mesmo. Então, antes de pensar em gerenciar as emoções de quem estiver à sua volta, é fundamental que você pratique a auto consciência, a fim de compreender e acolher os seus próprios sentimentos.

Somente assim você será capaz de entender verdadeiramente o outro, acolhendo-o e extraindo o melhor desse relacionamento para o convívio e bem-estar mútuo.

Então, para aprimorar a sua auto consciência, faça pequenas pausas durante o seu expediente: feche os olhos, controle e observe a sua respiração, enquanto reflete sobre o que você está sentindo, a fim de compreender o porquê desse sentimento.

Com essa prática constante, você será capaz de identificar as emoções que vêm à tona nas mais variadas situações no seu dia a dia no trabalho, podendo se preparar para esses sentimentos e prevendo-os.

2. Atenção as emoções negativas

Ao realizar a prática citada no item 1, você provavelmente perceberá alguns sentimentos negativos que surgem no dia a dia do trabalho, como por exemplo: ansiedade, raiva, indignação, frustração e medo.

Não se culpe e nem se julgue por sentir isso. Como seres humanos, nada mais normal do que às vezes sermos tomados por sentimentos ruins também. No entanto, foque nesses sentimentos procurando compreender quais são os seus gatilhos e o que você pode fazer em relação a isso.

3. Seja pragmático

Simplesmente não dá para pensar em ser pragmático sem possuir equilíbrio e autocontrole emocional. E quando se trata do ambiente corporativo, ser uma pessoa clara, objetiva, direta e concisa, tende a ser fundamental em muitas circunstâncias.

Para isso, saiba priorizar as emoções mais úteis para o seu ambiente de trabalho. Você sabe que a calma é fundamental para lidar com o seu líder? Então pratique e priorize a calma. É necessário otimismo e segurança para lidar com o seu subordinado? Foque nisso.

Dessa forma você treinará o comando dos seus sentimentos, canalizando energia para a emoção certa, na hora certa. 

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4. Positividade sempre!

Já ouviu falar em psicologia positiva? Pois bem, ela é uma ferramenta poderosa para impulsionar sua satisfação e seu bem-estar no ambiente de trabalho. Isso porque a positividade induz a vários outros sentimentos bons, como gratidão, alegria e entusiasmo.

Além disso, pessoas positivas são automaticamente mais engajadas e motivadas, de modo que a positividade acaba gerando um ciclo de emoções boas. Então seja uma pessoa positiva!

5. Empatia é a base de tudo

Empatia é literalmente a base de qualquer relacionamento, seja no trabalho ou não. Afinal, somente ela para possibilitar que as pessoas, de fato, compreendam o que o outro sente. Então, sem empatia você não vai conseguir compreender a atmosfera emocional do seu ambiente de trabalho, genuinamente.

Pois, ao conseguir identificar emoções alheias, você saberá como agir em cada situação, visando sempre um ambiente harmonioso, acolhedor e colaborativo. Inclusive, nunca deixe de lado aquela máxima: “trate os outros como você gostaria de ser tratado.”

6. Ouça verdadeiramente

E falando de empatia, simplesmente não há como ser empático sem saber ouvir, de verdade. Ouvir, dando total atenção ao outro e não simplesmente escutar, enquanto já pensa no que responder ou pior: já julga o que o outro diz sem sequer ouvir tudo o que ele tem a dizer.

Inclusive, a escuta ativa é uma soft skill fundamental para a inteligência emocional no trabalho.

7. Pratique a persuasão

Pode parecer ruim falar em persuasão quando se trata de inteligência emocional, mas na verdade, essa é uma habilidade essencial para quem quer administrar as emoções dos outros. Isso porque, através da persuasão você se torna capaz de conduzir uma situação da melhor forma possível. 

Mas para isso, é preciso conhecer e dominar os próprios sentimentos e ser empático, pois, somente assim, você será capaz de saber os argumentos certos para lidar com os diferentes perfis de pessoas, nas mais variadas situações.

Vale lembrar ainda que persuadir não tem nada a ver com manipular.

8. A comunicação eficaz

Por fim, não poderíamos falar de inteligência emocional no trabalho, sem falar de uma comunicação eficiente e não violenta. É fundamental saber se comunicar da maneira correta com diferentes tipos de pessoas e em diferentes situações, sempre usando o tom, a linguagem e as expressões adequadas.

Vale lembrar ainda, que essa é uma das soft skills mais buscadas em cargos de liderança.

Como aplicar inteligência emocional no trabalho não é complicado!

Esperamos que com essas dicas que trouxemos aqui você note que aplicar a inteligência emocional no trabalho não é nada complicado! 

Por isso, use e abuse desse conteúdo, para explorar todo o seu potencial de inteligência emocional. Assim você garante um ambiente muito mais agradável e prazeroso no seu trabalho que, consequentemente, vai contribuir significativamente para a produtividade de todo o time.

Se tiver dúvidas ou sugestões sobre o tema, não deixei de compartilhar aqui!

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