O que é API? Tecnicamente, API significa Application Programming Interface. Em algum ponto ou outro, a maioria das grandes empresas criou APIs para seus clientes ou para uso interno.

Mas como você explica API em português simples? E existe um significado mais amplo do que aquele usado no desenvolvimento e nos negócios? Primeiro, vamos retroceder e ver como a própria Web funciona.

o que e api

Servidores WWW e remotos

Cada página na internet é armazenada em algum lugar em um servidor remoto. Um servidor remoto não é tão místico, afinal, é apenas uma parte de um computador localizado remotamente, otimizado para processar solicitações.

Para colocar as coisas em perspectiva, você pode criar um servidor no seu laptop capaz de servir um site inteiro na Web (na verdade, um servidor local é o que os engenheiros usam para desenvolver sites antes de divulgá-los ao público).

Quando você digita www.programathor.com.br em seu navegador, uma solicitação é enviada para o servidor remoto da ProgramaThor. Quando o seu navegador recebe a resposta, ele interpreta o código e exibe a página.

Para o navegador, também conhecido como cliente, o servidor da ProgramaThor é uma API. Isso significa que toda vez que você visitar uma página na Web, você interage com a API de alguns servidores remotos.

APIs como forma de atender seus clientes

Você provavelmente já ouviu falar de empresas vendendo APIs como produtos. Por exemplo, o Weather Underground vende o acesso à sua API de dados meteorológicos.

Exemplo: o site da sua pequena empresa tem um formulário usado para assinar clientes para compromissos. Você deseja fornecer a seus clientes a capacidade de criar automaticamente um evento da agenda do Google com os detalhes desse compromisso.

Uso da API: a ideia é que o servidor do seu site fale diretamente com o servidor do Google com uma solicitação para criar um evento com os detalhes fornecidos. Seu servidor receberia a resposta do Google, processaria e retornaria informações relevantes ao navegador, como uma mensagem de confirmação para o usuário.

Como alternativa, seu navegador pode enviar uma solicitação de API diretamente ao servidor do Google ignorando seu servidor.

Como a API do Google Agenda é diferente da API de qualquer outro servidor remoto?

Em termos técnicos, a diferença é o formato da solicitação e a resposta.

Para renderizar toda a página da Web, o navegador espera uma resposta em HTML, que contém código de apresentação, enquanto a chamada da API do Google Agenda retornaria os dados, provavelmente em um formato como o JSON.

api

Imagem via: handsonconnect

Não é incomum que as equipes de desenvolvimento dividam seus aplicativos em vários servidores que conversam entre si por meio de APIs. Os servidores que executam funções auxiliares do servidor de aplicativos principal são comumente chamados de microservices.

Para resumir, quando uma empresa oferece uma API para seus clientes, isso significa apenas que eles criaram um conjunto de URLs dedicados que retornam respostas de dados puras-  ou seja, as respostas não contêm o tipo de sobrecarga de apresentação que você esperaria em uma interface gráfica do usuário, como um website.

Você pode fazer essas solicitações com o seu navegador? Muitas vezes sim. Como a transmissão HTTP real acontece no texto, o seu navegador sempre fará o melhor possível para exibir a resposta.

Por exemplo, você pode acessar a API do GitHub diretamente com seu navegador sem precisar de um token de acesso. Esta é a resposta do JSON que você recebe quando visita uma rota da API do usuário do GitHub no seu navegador (https://api.github.com/users/petrgazarov):

A de “Aplicativo”

Para fechar, vamos adicionar mais alguns exemplos de APIs.

“Aplicativo” pode se referir a muitas coisas. Aqui estão alguns deles no contexto da API:

  1. Um software com uma função distinta.
  2. O servidor inteiro, o aplicativo inteiro ou apenas uma pequena parte de um aplicativo.

Basicamente, qualquer software que possa ser separado do seu ambiente, pode ser um “A” na API, e provavelmente também terá algum tipo de API.

Veja outro exemplo: No projeto orientado a objetos, o código é organizado em objetos. Seu aplicativo pode ter centenas de objetos definidos que podem interagir uns com os outros.

Cada objeto tem uma API – um conjunto de métodos e propriedades públicos que ele usa para interagir com outros objetos em seu aplicativo. Um objeto também pode ter uma lógica interna privada, o que significa que ela está oculta do escopo externo (e não de uma API).

Pelo que abordamos, espero que você tire o significado mais amplo da API, assim como os usos mais comuns do termo hoje.

api


Consiga um emprego!

Se você é um programador e está buscando novas oportunidades profissionais, acesse a ProgramaThor, uma startup focada no recrutamento de desenvolvedores. Para se candidatar às vagas e receber notificações em casos de matching, basta de cadastrar e completar seu perfil corretamente.

VAGAS PARA PROGRAMADORES

Esse artigo é uma tradução do texto da FreeCodeCamp

Sobre o autor

Pedro Lucinio
Pedro Lucinio
Apaixonado por tecnologia e entusiasta da literatura !

Compartilhar