Se você conferiu o nosso artigo sobre microsserviços, você deve ter percebido o quanto esse tipo de arquitetura acaba sendo muito mais vantajoso do que a tradicional arquitetura monolítica. 

Mas para saber mais sobre as vantagens de apostar no uso de microsserviços, preparamos esse artigo com uma lista de benefícios. Continue a leitura e confira!

Benefícios da utilização de microsserviços

Com base em alguns dos pontos mais citados no mercado sobre as vantagens do cloud container, listamos aqui os principais benefícios obtidos por desenvolvedores que apostam na arquitetura de seus sistemas em uma estrutura que utiliza microsserviços. Veja:

  1. Agilidade nas entregas

Os microsserviços possibilitam a organização do sistema em pequenas partes independentes, o que facilita e agiliza a execução. Com autonomia para executarem isoladamente, é possível desenvolver e dar suporte em cada microsserviço separado, sem que haja impactos nos demais. Isso acelera o ciclo de desenvolvimento e possibilita ajustes com o sistema operando.

  1. Escalabilidade flexível

Talvez esse seja um dos maiores diferenciais dos microsserviços: o alto poder de escalabilidade.  Isso facilita que cada serviço seja escalado de modo independente, garantindo o atendimento à demanda do sistema. Essa facilidade possibilita que o time do projeto dimensione as necessidades de infraestrutura com maior precisão, garantindo a disponibilidade do serviço. Isso também ajuda a evitar custos extras com infraestrutura inadequada. 

  1. Fácil implantação

Ao contrário do que alguns desenvolvedores pensam, principalmente os programadores iniciantes, os microsserviços são de muito fácil implantação. Por serem independentes, eles possibilitam a integração e a entrega contínua, viabilizando testes frequentes, o que facilita ajustes e correções. Isso proporciona mais segurança ao desenvolvedor e estabilidade ao sistema na hora de colocá-lo em ambiente produtivo.

Vagas ProgramaThor - benefícios microsserviços
  1. Variedade tecnológica

Como microsserviço se trata de um conceito de arquitetura e não de uma tecnologia, propriamente dita, os desenvolvedores possuem total liberdade para trabalhar com microsserviços em qualquer tecnologia, incluindo variadas linguagens de programação.

  1. Código adaptável e reutilizável

A divisão do sistema em microsserviços que são partes pequenas e bem definidas quanto a sua função dentro do sistema, possibilita que o time de desenvolvimento use um mesmo microsserviços para várias finalidades. Isso apoia tanto a adaptação do microsserviço a novas necessidades, quanto a reutilização, sem a necessidade de reescrever código.

  1. Diminuição de erros e falhas

A independência dos microsserviços faz com que haja menos chances da ocorrência de erros e falhas no processamento do sistema. Enquanto em uma arquitetura monolítica a falha de um componente tende a comprometer o funcionamento de todo o sistema, com a arquitetura de microsserviços, a falha em um dos serviços não impacta o funcionamento da aplicação, considerando a autonomia entre eles.

Você é desenvolvedor de sistemas?

Se sim, você já usou microsserviços? Deixe aqui sua opinião e comentários sobre esse tema! Sabemos que a computação na nuvem é uma evolução da tecnologia da informação que veio para ficar e que traz inúmeros benefícios para as empresas que apostam nela. Portanto, é sempre importante aprender mais sobre a nuvem e, assim, se manter competitivo para as vagas que surgem no ambiente de trabalho.

ProgramaThor - benefícios microsserviços

Consiga um emprego!

Está procurando por uma oportunidade de trabalho como desenvolvedor? Você pode encontrar seu próximo emprego aqui na ProgramaThor, uma plataforma focada em vagas para desenvolvedores. Basta se cadastrar e completar seu perfil para começar a se candidatar às vagas que mais combinam com você! Veja nossas vagas.

Compartilhar